quarta-feira, 2 de maio de 2012

Adoração e Sublimação

Qualquer pessoa, por mais pobre que seja pode adorar a Deidade. Não precisa ser Brahmana, homem, não precisa Mudras e Mantras. Adorar a Deidade é muito simples.

Pode ser até mesmo uma foto com a imagem do Senhor. Basta oferecer o alimento com palavras doces e cantar Hare Krsna ...;D

Já nos Templos se exige mais. Mas simplesmente por que é uma exigência social.

Quando Srila Prabhupada instalou as Deidades de Sri Sri Krsna Balarama em Vrndavana, disse que somente era necessário cantar Hare Krsna. No entanto, os Smarta Brahmanas ritualisticos não iriam aceitar, então ele convocou a instalação ritualistica. Mas de facto não é necessario.

Srila Prabhupada instalou Sri Sri Radha Londonisvara, com Radharani sem um pedacinho do dedo. Para os Brahmanas ritualisticos, isto seria inaceitável. Porém, Srila Prabhupada tinha um grande amor por estas Deidades e na sua última visita a Londres já debilitado, derramou muitas lágrimas ao vê-Las.

As Salagrama Silas não requerem instalação, pois já são Deidades instaladas. Mesmo que estejam partidas ou quebradas podem ser adoradas.

No Brahma Purana, o Supremo Senhor Visnu afirma que qualquer Sila do local de Salagramas nunca pode ser desfavorável embora rachada, lascada, dividida em duas, embora ainda em uma parte, ou mesmo quebrada em pedaços. O Senhor Siva também confirma no Skanda Purana que mesmo se uma Sila está rachada, dividida, ou quebrada não terá nenhum efeito prejudicial se é adorada com atenção e amor por um devoto.

O mais importante é o amor. O mais importante é o amor e não os Mudras e Mantras.

Adorar a Deidade é muito simples.

Mas não devemos esquecer (e constantemente esquecemos) que nesta era o processo é cantar o Santo Nome do Senhor, O MAHA MANTRA HARE KRSNA.

Na verdade, somente assim as Deidades ficam satisfeitas. Por cantarmos perante Elas.

Adorar as Deidades sem cantar não nos fará progredir adequadamente.

A adoração a Deidade só faz sentido se cantamos Hare Krsna.

/////////////////////

O impulso sexual na entidade viva condicionada é muito forte. Não há como combatê-lo ou reprimi-lo.

É uma luta perdida.

Ao perder semen (nas mulheres também) ocorre duas coisas:

1 - ficamos identificados com o prazer corporal do sexo e esquecemos de Krsna.

2 - Perdemos a energia que esta subtilmente carregada no semen, Ojas Sakti.

Nós somente poderemos sublimar o impulso sexual.

A energia sexual deve ser transmutada em energia Ojas Sakti pela pratica da Japa, oração, meditação, estudo das escrituras, Pranayama e Asanas, para os casados tudo isto e também a relação afetuosa e carinhosa (isto ajuda a sublimar) com o companheiro(a) sem contacto sexual (abraçar, dar um tapinha nas costas ...;D, falar palavras de incentivo).

Ojas Sakti ascende até o cérebro e dá muita clareza. Na Cultura Védica os Brahmacaris eram Sruti Dhara, não esqueciam o que ouviam, exatamente por isso. A tradição Védica era oral e não através de livros.

Quando alguém está completamente dedicado ao processo do serviço devocional amoroso à Krsna, e é um Bhakta muito avançado, sente um gosto superior e não necessita do prazer sexual. Desta forma preserva o sêmen e sua forma subtil como Ojas. Além disso, como está conectado com Krsna e em completa harmonia (a energia flui desimpedida pelos centros de energia), não existem bloqueios para que a energia Ojas ascenda “automaticamente” ao cérebro.

Por outro lado, se alguém não é um Bhakta avançado, todavia não experimenta este gosto superior na sua plenitude e portanto deverá buscar auxilio para preservar o sêmen através de Japa, oração, meditação, estudo das escrituras, óleo de sândalo, plantas como salvia e lúpulo (para homens), bem como de Pranayama e Asanas para distribuir esta energia Ojas encaminhando-a até o cérebro.

Links:

Tejas Prana Ojas

Uso apropriado de Ojas

De todos, o cantar da Japa para sublimar o impulso sexual é o mais importante. Cantar Hare Krsna absorvendo-se nos passatempos de Sri Sri Radha Krsna na Rasa para a qual estamos vocacionados.

Nós somente poderemos deixar um prazer "muito bom" por um prazer "muito melhor".

Esta é a essência da sublimação.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Maio - 2012