domingo, 22 de abril de 2012

Entregar 100%

Estimados Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas mais humildes e respeitosas reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Por SS Kavicandra Swami

"Parece haver muita confusão sobre o que significa dar 50 %. Para a maioria dos chefes de família os seus rendimentos não lhes permitem viver e dar 50% para o Templo.

A seguir, a partir de um significado por Srila Prabhupada, talvez possa ajudar a limpar o ar. Eu inseri alguns comentários usando [] para identifica-los.

A ênfase está na pregação, não na nossa condição financeira.

Encontrar alguma maneira de pregar Bhakti será o mais agradável a Guru e Krsna.

Não é preciso ser rico para agradar Guru e Gauranga.

SB 1.5.37 Significado

"A maior parte da nossa renda monetária, não inferior a cinqüenta por cento, deve ser gasto para cumprir a ordem do Senhor Krsna. Não só devemos dar o lucro dos nossos ganhos para esta causa, mas também temos de organizar a pregar esse culto de devoção a outros, porque isso também é uma das ordens do Senhor."

[Meu entendimento é que se alguém está usando sua casa para o serviço do Senhor, oferecendo tudo para Krsna e executando Kirtana e estudos das escrituras com a família, a despesa da casa está sendo usada para serviço devocional.]

"O Senhor definitivamente diz que ninguém é mais querido para Ele do que aquele que está sempre envolvido no trabalho de pregação do nome e fama do Senhor em todo o mundo. As descobertas científicas do mundo material também podem ser igualmente empenhados na realização de Sua ordem. Ele quer que a mensagem do Bhagavad Gita seja divulgada entre Seus devotos.

Isto não pode ser feito entre aqueles que não têm crédito de austeridade, caridade, educação, etc.  Portanto, a tentativa deve ir para converter pessoas não dispostas a se tornarem Seus devotos. O Senhor Caitanya ensinou um método muito simples, a este respeito.

Ele ensinou a lição para pregar a mensagem transcendental através de canto, dança e Prasadam. E assim 50 % de nossa renda podem ser gastos com esta finalidade."

[O lar e o tempo livre devem ser usados para a pregação. Isso poderia ser por convidar pessoas para o Kirtana, discussão de filosofia e / ou Prasadam, dependendo das pessoas convidadas. Às vezes pode ser apenas Prasadam. A família também pode ir para Harinam Sankirtan ou distribuição de livros.]

"Nesta era de discussão e dissensão, se apenas as pessoas mais importantes e ricas da sociedade concordarem em gastar 50 % do seu rendimento no serviço do Senhor, como é ensinado pelo Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu"

[Aqueles que são ricos podem apoiar a construção de Templos. Eles podem financiar festivais conscientes de Krsna]

"não há certeza absoluta de converter este inferno de pandemônio na morada transcendental do Senhor. Ninguém vai discordar de participar de uma função em que o canto, som e dança, e Prasadam são administrados.

Todo mundo vai assistir a essa função, e todos tem a certeza de sentir individualmente a presença transcendental do Senhor. Isto só vai ajudar o colaborador atendente a associar-se com o Senhor e, assim, purificar-se na realização espiritual.

A única condição para o êxito da execução de tais actividades espirituais é que elas devem ser conduzidas sob a orientação de um devoto puro que está completamente livre de todos os desejos mundanos, actividades lucrativas e de especulações secas sobre a natureza do Senhor.

Ninguém tem que descobrir a natureza do Senhor. Já está dito pelo próprio Senhor no Bhagavad Gita, especialmente e em todos os textos Védicos em geral.

Temos simplesmente que aceitá-los e acatar as ordens do Senhor. Isso vai nos guiar para o caminho da perfeição. Pode-se permanecer em sua própria posição. Ninguém tem que mudar sua posição, especialmente nesta época de dificuldades variadas."

Fim da citação.

Carta de Srila Prabhupada a Umapati - Los Angeles 09 de julho de 1971:

"E se você é incapaz de dar 50% de sua renda, então quem está pressionando você? Isto é voluntário. Se você não tem qualquer meio, então quem esta exigindo de você? Então essas coisas estão especificamente acontecendo com você, não com os outros.

Há tantos Grhasthas e eles não estão sentindo qualquer inconveniencia. Eles dedicaram suas vidas ao serviço do Senhor. E a maioria dos membros do GBC são chefes de família. Você também pode ser eleito. A posição é aberta a todos os Grhasthas.

Mas se você viver separadamente com sua esposa e ganha apenas para si e sua esposa, então como você espera ter uma boa posição na sociedade? Todo mundo está ganhando para sua esposa e família, por isso, se você está fazendo isso também, então qual é a diferença entre tal esforço e dos Karmis?

Há muitos Grhasthas que estão ganhando e gastando para um centro particular. Da mesma forma você também pode abrir um centro, viver separadamente como presidente e manter o templo.

Mas se você não faz nada e simplesmente permanece Grhastha, então qual é o uso de criticar os outros? Todo este movimento é para prestar serviço.

Esperando que esta encontre-o de boa saúde.

Seu sempre bem-querente,

A.C. Bhaktivedanta Swami"

Srila Prabhupada - SB 5.14.24:

"Portanto, a melhor maneira de possuir Laksmi é mantê-la ao lado de Narayana."

Srila Prabhupada - SB 1.5.32:

"se alguém for um empresário, um industrial, um agricultor, etc, então deve-se gastar o seu suado dinheiro para a causa do Senhor. Pense sempre que o dinheiro que é acumulado é a riqueza do Senhor.

A riqueza é considerada a deusa da fortuna (Laksmi), e o Senhor é Narayana, o marido de Laksmi. Tente acoplar Laksmi no serviço do Senhor Narayana e ser feliz. Essa é a maneira de perceber o Senhor em todas as esferas da vida.

A melhor coisa é, afinal, abster-se de todas as actividades materiais e envolver-se totalmente em ouvir os passatempos transcendentais do Senhor.

Mas no caso da ausência de uma oportunidade como essa, deve-se tentar ocupar no serviço do Senhor tudo pelo que a pessoa tem atração específica, e este é o caminho da paz e da prosperidade."

Srila Prabhupada - SB 5.14.24:

"Se o dinheiro é utilizado no serviço de Laksmi Narayana, o devoto automaticamente vive de uma maneira opulenta.

No entanto, se alguém quiser desfrutar Laksmi da forma como Ravana fez, ele será derrotado pelas leis da natureza, e o pouco que tiver lhe será retirado. Finalmente a morte vai tirar tudo, e a morte é o representante de Krsna."

Srila Prabhupada - SB 5.18.22:

"Neste verso, a deusa da fortuna, Laksmidevi, afirma claramente que ela não concede seu favor a qualquer pessoa materialista.

Embora às vezes um materialista torne-se muito opulento aos olhos do outro materialista, tal é-lhe conferido pela deusa Durgadevi, uma expansão material da deusa da fortuna, não por Laksmidevi ela mesma.

Aqueles que desejam riqueza material adoram Durgadevi com o seguinte Mantra: dhanam dehi rupam dehi rupavati bharyam dehi.

"Oh! adorável mãe Durgadevi, por favor me dê riqueza, força, fama, uma boa esposa e assim por diante." Por satisfazer a deusa Durga pode-se obter tais benefícios, mas desde que eles são temporários, eles resultam apenas em Maya Sukha (felicidade ilusória)."

Se um devoto(a) Grhastha com sua actividade profissional ou negócio pode arrecadar milhões de dólares, deveria ficar com somente o necessário para manter a si e sua familia e entregar tudo o mais para o primeiro projecto da Iskcon que encontrar (e também ajudar a que este projecto tenha uma contabilidade transparente como evidenciado por Srila Prabhupada ...;D)

Se um devoto não pode dar milhões de dólares, faz do seu lar um centro de pregação, se não pode fazê-lo, não critica aqueles que se esforçam por fazer, etc, etc. Há muitas maneiras de entregar 100% de nossas vidas à Krsna.

Um devoto(a) Grhastha não entrega 10%, 25%, 50%...mas entrega 100% para Guru e Gauranga.

Entregar 100% é fazer o máximo para Krsna que for possível numa determinada circunstância.

Aqueles Brahmacaris, Vanacaris e Sannyasis que coletam e dão tudo para o Templo, este é o seu 100%.

Aquele Pujari Brahmacari que não coleta nada, mas cuida amorosamente da Deidade, este é o seu 100%.

Aquele Grhastha que pode dar 10%, este é o seu 100%.

Aquele Grhastha que pode dar 25%, este é o seu 100%.

Aquele Grhastha que pode dar 50%, este é o seu 100%.

Aquele Grhstha que não pode dar nada, mas usa seu lar para propagar a Consciência de Krsna, este é o seu 100%.

Aquele Grhstha que não pode dar nada, nem usar seu lar para propagar a Consciência de Krsna, mas que não critica quem o faz, este é o seu 100%.

Há muitas maneiras de entregar 100% de nossas vidas à Krsna.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Abril - 2012