segunda-feira, 2 de abril de 2012

Aditya Hridayam - Valmiki Ramayana

Rama-Kills-Ravana
Aditya Hridayam

Aditya = o senhor do Sol; Hridayam = o que é especialmente curativo e vivificante para o coração.

Este hino de louvor (Aditya Hridayam) ao senhor do Sol é conhecido como o Coração de Aditya. A palavra coração ou Hridayam refere-se àquele (Ayam), que está brilhando ou habita no coração (Hridi). Aditya é derivado de "ad" que significa "gozar" ou perceber todos os objectos dos sentidos como audição, tato, forma, sabor e odor, depois de entrar no coração. Então, pelo Coração de Aditya se entende o testemunho interior e imutável de todos os pensamentos, palavras e acções, cuja natureza é a consciência que tudo permeia.

O sábio Agastya Muni deu este Mantra poderoso para Sri Rama quando Rama  estava perplexo, enquanto lutando com Ravana. Depois de cantar este hino três vezes Sri Rama derrotou Ravana.

O Aditya Hridayam, é um hino na glorificação do Sol ou Surya e foi recitado pelo grande sábio Agastya ao Senhor Rama no campo de batalha antes dEle lutar com Ravana. Este hino histórico começa no início da batalha com Ravana, quando Rama está cansado e se preparando para lutar. O hino místico é direccionado ao Sol, o senhor ilustre de todas as vitórias.

Aditya Hridayam

- O Coração de Aditya (o senhor do Sol) -

Sundara Khanda, Ramayana por Valmiki Muni

1 e 2 - "Contemplando Sri Rama, situando-Se absorto em pensamentos profundos no campo de batalha, exausto pela luta e enfrentando Ravana que estava devidamente preparado para a guerra, o glorioso sábio Agastya, que veio na companhia dos Semideuses para testemunhar o encontro ( batalha), falou a Rama da seguinte forma:

3 - "Oh! Rama", "Oh! poderoso armado e elegante Rama', ouça atentamente o segredo eterno pelo qual, "Ó meu filho", Você deverá conquistar todos os seus inimigos no campo de batalha e vencer seus adversários.

4 - Por recitar o Aditya Hridayam (a meditação do Sol no coração), que é muito auspicioso e altamente benéfico, Você será vitorioso na batalha. Este hino sagrado dedicado ao Sol irá resultar na destruição de todos os inimigos e trazer a vitória e felicidade permanentes.

5 - Esta oração suprema é a melhor entre os versos auspiciosos, ela vai destruir todos os pecados, dissipar todas as dúvidas, aliviar a preocupação e ansiedade, tristeza e angústia, e aumentar a longevidade da vida. É uma garantia de prosperidade completa.

6 - Adore o Sol, o governante dos mundos e senhor do universo, que é coroado com raios refulgentes, que aparece no horizonte e traz a luz, que é reverenciado pelos habitantes do céu (Devas) e Asuras igualmente.

7 - De facto, ele é a personificação de todos os Semideuses. Ele é auto-iluminado e sustenta a todos com seus raios. Ele alimenta e energiza os habitantes de todos os mundos, assim como a série de Devas e Asuras por seus raios.

8 - Ele é Brahma (o criador), Visnu (o mantenedor), Siva (o destruidor), Skanda (o filho de Siva), Prajapati (progenitor da raça humana), o poderoso Indra (rei dos Céus), Kuvera (o deus da riqueza e do senhor de riquezas), Kala (tempo eterno), Yama (o senhor da morte), Soma (o Semideus da lua, que alimenta) e Varuna (o senhor do mar e oceano).

9 - Na verdade, ele é os Pitris (ancestrais), os oito Vasus, os Sadhyas, os gêmeos Aswins (médicos dos Semideuses), os Maruts, Manu, Vayu (o deus do vento), Agni (o Semideus do fogo), Prana ( o sopro de vida de todos os seres), o fabricante das seis temporadas e o doador da luz.

10 - Ele é o Filho de Aditi (a mãe da criação), o senhor do Sol que transpassa os céus, ele é de cor dourada brilhante, o possuidor de uma miríade de raios, iluminando todos os sentidos ele é o criador da luz do dia. Ele é o onipresente princípio, brilhando, o dissipador da escuridão, exibindo bela vista com tom dourado.

11 - Ele tem sete cavalos atrelados ao seu carro, brilha com uma luz fulgurante com raios infinitos, é o destruidor da escuridão, o doador de felicidade e prosperidade, mitigador do sofrimento e é o infusor de vida. Ele é o onipresente que permeia tudo com uma quantidade imensurável de raios.

12 - Ele é Hiranyagarbha nascido de Aditi de um ventre de ouro, ele é Sisirastapana o destruidor do portador da neve, frio e nevoeiro, iluminador, é Ravi, que sustem o fogo e concha, ele é o removedor da ignorância e que dá a fama.

13 - Ele é o senhor do firmamento e governante do céu, removedor das trevas. O mestre dos três Vedas Rig, Yaju, Sama, ele é um amigo das águas (Varuna) e provoca chuvas abundantes. Ele rapidamente vai na direcção do Sul de Vindhya - montanhas e locais no Brahma Nadi.

* O sol evapora a água do mar e a chuva é produzida. O Sol é a causa da chuva.

* O movimento do Sol para o sul faz com que haja mudança das estações, que é essencial para a vida na terra.

14 - Ele, cuja forma é circular e é colorido em tons amarelo e vermelho, é intensamente brilhante e enegetico. Ele é doador de calor, a causa de todo o trabalho, de vida ou morte. Ele é o destruidor de tudo e é o Onisciente que sustenta o universo e toda a ação.

15 - Ele é o senhor das constelações, estrelas e planetas e a origem de cada coisa no universo. Saudações a Aditya, que aparece em doze formas (na forma de doze meses do ano) e cuja glória é descrita em seus doze nomes.

16 - Saudações ao senhor do nascer e do pôr do sol, que nasce nas montanhas do leste e se põe nas montanhas ocidentais. Saudações ao senhor dos corpos estelares e ao senhor da luz do dia.

17 - Oh! senhor de mil raios, filho de Aditi, saudações a si, o doador de auspiciosidade, vitória e prosperidade, saudações a quem tem cavalos coloridos para carregá-lo.

18 - Saudações para Martandaya o filho de Mrukanda Maharisi, o terrível e feroz, o poderoso herói, aquele que viaja rápido. Saudações para aquele cuja aparição faz com que a flor de lótus desabroche (também o que desperta o lótus no coração)

19 - Saudações ao senhor de Brahma, Siva e Visnu, saudações a Surya o senhor do sol, que (pelo seu poder e brilho) é tanto o iluminador e devorador de todos e é de uma forma feroz como Rudra.

20 - Saudações ao dissipador da escuridão, o destruidor da neblina, frio e neve, o exterminador dos inimigos; aquele cuja medida é imensurável. Saudações também para o aniquilador dos ingratos e ao senhor de todos os corpos estelares, que é a primeira entre todas as luzes do Universo.

21 - Saudações ao senhor brilhando como ouro derretido, destruindo a escuridão, que é o fogo transcendental do supremo conhecimento, que destrói a escuridão da ignorância, e quem é a testemunha cósmica de todos os méritos e deméritos dos habitantes que habitam o universo. Saudações a Visvakarma o arquiteto do universo, a causa de toda a actividade e criação no mundo

22 - Saudações ao senhor, que gera calor por seus raios brilhantes. Ele sózinho cria, sustenta e destrói tudo o que foi feito. Saudações a ele que pelos seus raios consome as águas, aquece-as e envia novamente para baixo como a chuva.

23 - Saudações ao senhor, que habita no coração de todos os seres mantendo-se acordado quando eles estão dormindo. Na verdade ele é o Agnihotra, o fogo sacrificial e o resultado adquirido pela adorador do Agnihotra.

24 - O senhor do Sol (Ravi) é a origem e protetor dos quatro Vedas (Rig, Yajur, Sama e Atharva), os sacrifícios mencionados neles e os frutos obtidos através da realização destes sacrifícios. Ele é o senhor de toda a acção neste universo e decide o caminho universal.

25 - Ouça Oh Rama! Oh Ragava, descendente da dinastia de Raghu, qualquer pessoa, cantando as glórias de Surya em grandes dificuldades, durante a aflição, enquanto perdido no deserto, e quando com medo, não verá a tristeza (ou o coração perdido).

26 - Se Você adora este senhor do universo, o senhor de todos os Semideuses, com a mente concentrada e devoção ao recitar este hino (Aditya Hridayam) três vezes, você vai sairá vitorioso na batalha.

27 - Oh! poderoso armado, Você deve triunfar sobre Ravana neste exato momento. Depois de abençoar o Senhor Rama assim, e prevendo que Ele iria matar (o demônio) Ravana, o sábio Agastya despediu-se e voltou ao seu lugar original.

28 - Tendo ouvido isso, o grande guerreiro Rama, sentindo-se muito satisfeito, tornou-se livre de lamentação. Suas nuvens de preocupação, assim, dissipadas, o brilhante Senhor Rama obedeceu as palavras do sábio Agastya com a mente feliz. Com a mente composta reteve este hino em Sua memória, pronto para cantar o Aditya Hridayam.

29 - Tendo realizado Acamanam e estando purificado, Rama olhando para o sol com devoção, recitou o hino Aditya Hridayam três vezes, então esse grande herói Rama ficou emocionado e levantou Seu arco.

30 - O Senhor Rama, portanto, aplaudindo, vendo Ravana vindo para lutar, colocou todo o Seu esforço com a determinação de matá-lo. (Ravana)

31 - Então, sabendo que a destruição de Ravana estava próxima, o senhor do Sol Aditya, rodeado por todos os Semideuses no Céu, olhou para Rama com a mente feliz e exclamou: "Apresse-se" - "Seja rápido".

Assim termina o hino Aditya Hridayam em louvor ao senhor do Sol

Os Vedas declaram que as cores que estão nos raios do sol curam todas as doenças.

Estes sete raios: 1. Vermelho 2. Laranja 3. Amarelo 4. Verde 5. Azul 6. Indigo 7. Violeta, são os sete cavalos de Surya. Vemos também as mesmas cores do arco-íris.

O sistema de curar as doenças com as diferentes cores dos raios solares e seus benefícios são assim detalhados.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Abril - 2012