segunda-feira, 26 de março de 2012

O Paradoxo da Pedra

"Alguns dos vários argumentos que o ateísmo reinvindica de que o conceito de Deus é incoerente, é que existem problemas lógicos com a existência de tal ser. Talvez o mais conhecido deles seja o paradoxo da pedra: Pode Deus criar uma pedra tão pesada que Ele não possa levantá-la?

Ou Deus pode criar tal pedra ou Ele não pode. Se ele não puder, o argumento segue, então há algo que Ele não pode fazer, ou seja, criar a pedra, e, portanto, Ele não é omnipotente.

Se Ele pode, isto continua, então há também algo que ele não pode fazer, ou seja, levantar a pedra e, portanto, Ele não é omnipotente.

De qualquer maneira, então, Deus não é omnipotente. Um ser que não é omnipotente, portanto, não é Deus. Deus, portanto, não existe.

Assim argumentam os ateístas.

Problemas com o paradoxo da Pedra

Embora este argumento simples possa parecer atraente à primeira vista, existem alguns problemas fundamentais com ele.
Antes de identificar esses problemas, no entanto, é necessário deixar claro o que se entende por "omnipotência".

Filósofos Cristãos têm entendido omnipotência de maneiras diferentes.
Descartes descreve omnipotência como a capacidade de fazer absolutamente tudo.
De acordo com Descartes, Deus pode fazer o logicamente impossível, Ele pode fazer círculos quadrados, e Ele pode fazer 2 + 2 = 5.

Tomás de Aquino tinha uma estreita concepção de omnipotência. Conforme Aquino, Deus é capaz de fazer qualquer coisa possível, ele pode partir o Mar Vermelho, e ele pode restaurar a vida aos mortos, mas ele não pode violar as leis da lógica e matemática da mesma forma que Descartes pensou que podia.

Se a concepção de Descartes da omnipotência é correto, então qualquer tentativa de refutar a  existência de Deus  usando a lógica é impossível. Se Deus pode fazer o logicamente impossível, então Ele pode tanto criar uma pedra tão pesada que ele não possa levantá-la e depois levantá-la, e assim pode fazer todas as coisas. Sim, há uma contradição nisso, mas e depois? Deus pode, por essa compreensão de omnipotência, fazer com que contradições sejam verdadeiras.

A compreensão de Descartes de omnipotência, portanto, não parece ser
vulnerável ao paradoxo da pedra. Descartes pode responder à pergunta sim, sem comprometer a omnipotência divina.

O entendimento de Tomás de Aquino de omnipotência, que é mais popular do que a de Descartes, também sobrevive ao paradoxo da pedra. Porque, se Deus existe, então Ele é um ser que pode levantar todas as pedras. Uma pedra que é tão pesada que Deus não possa levantar é, portanto, um objecto impossível. De acordo com a compreensão de Tomás de Aquino de omnipotência, lembre-se, Deus é capaz de fazer qualquer coisa possível, mas não nada impossível, e criar uma pedra que Deus não possa levantar é
algo impossível.

Aquino pode, portanto, responder à pergunta não, sem comprometer  a omnipotência divina porque tal pedra não existe desde que toda a criação é subordinada a Deus e não o contrário.

O paradoxo da pedra, então, pode ser resolvido, e este paradoxo falha em mostrar que há uma incoerência na concepção teísta de Deus, e assim falha em demonstrar que Deus não existe." (Autor desconhecido)

"Por isso é melhor para mim render-me aos Seus pés, os únicos que podem nos livrar das misérias de repetidos nascimentos e mortes. Essa entrega é todo-auspiciosa e permite receber toda a felicidade. Mesmo o céu não pode estimar os limites de sua própria expansão. Então, o que os outros podem fazer quando o próprio Senhor é incapaz de estimar os Seus próprios limites?"

Significado:

"...Diz-se nas escrituras, brahma-saukhyam tv anantam: a felicidade espiritual é ilimitada. Aqui diz-se que mesmo o Senhor não pode medir esta felicidade. Isso não significa que o Senhor não possa medi-la e, portanto seja imperfeito neste sentido. A posição real é que o Senhor pode medi-la, mas a felicidade no Senhor é também idêntica ao Senhor em termos de conhecimento absoluto. Assim, a felicidade derivada do Senhor pode ser medida pelo Senhor, mas a felicidade aumenta de novo, e o Senhor mede-a novamente, e novamente a felicidade aumenta mais e mais, e o Senhor mede-a mais e mais, e como tal há eternamente uma competição entre incremento e medição, tanto que tal competição nunca é interrompida, mas continua ilimitadamente ad infinitum. Felicidade espiritual é anandambudhi-vardhanam, ou o oceano de felicidade que aumenta. O oceano material está estagnado, mas o oceano espiritual é dinâmico." (Srimad Bhagavatam 2.6.36)

"Nele ... todas as contradições se reconciliam"  (Bhagavata Purana 6.9.36)

Esta questão em particular foi feita a Srila Prabhupada.

Pode Deus criar uma pedra tão pesada que Ele não possa levantá-la?

Srila Prabhupada deu a seguinte resposta:

"Sim, Ele pode criar. (houve uma pequena pausa)
No momento seguinte, se Ele decide levantar a pedra Ele pode levantá-la."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Março - 2012