domingo, 5 de fevereiro de 2012

Nityananda Trayodasi

Nitai2
“Nitai sustenta o Yogapitha e torna-se o trono para o Senhor descansar nele. Nitai também torna-se as roupas e os ornamentos do Senhor.”  (Sri Vrndavana Das Thakura)

Além dos limites deste mundo material está o céu espiritual, paravyoma, que tem muitos planetas espirituais, dos quais o supremo chama-se Krishnaloka. Krishnaloka, a morada de Krishna, tem três divisões, conhecidas como Dvaraka, Mathurá e Gokula. Nessa morada, a Personalidade de Deus expande-Se em quatro porções plenárias: Krishna, Balarãma, Pradymna (o Cupido transcendental) e Aniruddha. Eles são conhecidos como as formas quádruplas originais.

Em Krishnaloka, existe um local transcendental conhecido como Svetadvipa ou Vrndavana. Abaixo de Krishnaloka, no céu espiritual, estão os planetas Vaikuntha. Em cada planeta Vaikuntha está presente um Narayana de quatro braços, expandido da primeira manifestação quádrupla. A Personalidade de Deus conhecida como Sri Balarãma em Krishnaloka é o Sankarsana original (Deidade atraente), e deste Sankarsana expande-Se outro Sankarsana, chamado Maha-Sankarsana, que reside em um dos planetas Vaikuntha. Por meio de Sua potência interna, Maha-Sankarsana mantém a existência transcendental de todos os planetas no céu espiritual, onde todos os seres vivos são almas eternamente liberadas. Ali, a influência da energia material é notável por sua ausência. 

Nesses planetas está presente a segunda manifestação quádrupla.

Fora dos planetas Vaikuntha está a manifestação impessoal de Sri Krishna, que é conhecida como Brahmaloka. Do outro lado do Brahamaloka está o karanasamudra espiritual, ou Oceano Causal. A energia material existe no outro lado do Oceano Causal, sem tocá-lo. No Oceano Causal está Maha-Visnu, a expansão purusa original do Sankarsana. Este Maha-Visnu lança Seu olhar sobre a energia material, e, mediante um reflexo de Seu corpo transcendental, amalgama-Se dentro dos elementos materiais.

Na qualidade de fonte dos elementos materiais, a energia material é conhecida como pradhana, e, na qualidade de fonte das manifestações da energia material, é conhecida como maya. Porém, a natureza material é inerte no sentido de que não tem poder independente para fazer nada. Ela é dotada de poder para fazer a manifestação cósmica através do olhar de Maha-Visnu. Portanto, a energia material não é a causa original da manifestação material. Pelo contrário, é o olhar transcendental de Maha-Visnu sobre a natureza material que produz essa manifestação cósmica.

Maha-Visnu novamente entra em cada universo como o reservatório de todas as entidades vivas, Garbhodakasayi Visnu. Do Garbhodakasayi Visnu expande-Se o Ksirodakasayi Visnu, a Superalma de todas as entidades vivas. Garbhodakasayi Visnu também tem Seu próprio planeta Vaikuntha em cada universo, onde Ele vive como a Superalma ou o controlador supremo do universo. Garbhodakasayi Visnu deita-Se no meio da porção aquosa do universo e gera a primeira criatura viva do universo, Brahmá. A forma universal imaginária é uma manifestação parcial de Garbhodakasayi Visnu.

No planeta Vaikuntha em cada universo há um oceano de leite, dentro do qual existe uma ilha chamada Svetadvipa – uma na morada de Krishna e outra no oceano de leite em cada universo. A Svetadvipa na morada de Krishna é idêntica a Vrndavana-dhama, que é o local onde Krishna aparece pessoalmente para manifestar Seus passatempos amorosos. Na Svetadvipa dentro de cada universo está uma forma Sesa da Divindade, que serve a Visnu Assumindo a forma de Seu guarda-sol, chinelos, sofá, travesseiros, roupas, residência, cordão sagrado, trono e assim por diante.

O Senhor Baladeva em Krishnaloka é Nityananda Prabhu. Portanto, Nityananda Prabhu é o Sankarsana original, e Maha-Sankarsana e Suas expansões como os purusas nos universos são expansões plenárias de Nityananda Prabhu.

Por Srila Prabhupada

Fevereiro - 2012