domingo, 5 de fevereiro de 2012

Nityananda = Paramatma = Caitya Guru

Nityananda-Vaishnava-Saint

Nityananda Tattva

Somente com a misericórdia de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu poderemos ter um pequenino vislumbre da identidade de Sri Nityananda Prabhu.

O Gaura Gannodesa Dipika explica que Sri Nityananda Prabhu é Sri Haladhara Balarama + Mula Sankarshana + As 3 encarnações Purusha (Paramatma) + Ananta Sesa.

Em Krsna Lila, Balarama para participar em Madhurya Rasa (Balarama participa em todas as Rasas) expande-se como Ananga Manjari. Em Gaura Lila Ananga Manjari assume a posição das duas espôsas de Sri Nityananda.

Jahnava (1ª espôsa de Nityananda) = Revati (1ª espôsa de Balarama) + Ananga Manjari
Vasudha (2ª espôsa de Nityananda) = Varuni (2ª espôsa de Balarama) + Ananga Manjari
Virachandra (filho do Senhor Nityananda) também é uma manifestação de Kshirodakashayi Vishnu (Paramatma).

Nityananda é o Paramatma, o Caitya Guru.

Assim como o Senhor Nityananda está constantemente a pedir e a orientar as Jivas para retornarem ao serviço devocional do Senhor, o Paramatma está constantemente a guiar as entidades vivas condicionadas de volta ao serviço supremo à Sri Sri Radha Krsna.

"O Paramatma é o Guru interior quem tem um único objectivo: orientar as entidades vivas aos pés de lótus do Senhor Sri Gauranga Krsna. O Senhor Nityananda traz o Senhor Gauranga para o coração das entidades vivas, e Ele leva os corações das entidades vivas ao Senhor Gauranga. Ele é quem arranja este encontro. Por isso, Ele vai de porta em porta e pede às pessoas para cantar o Santo Nome do Senhor Gauranga.

Isso acontece através do Senhor Nityananda. Ele é o recipiente, o solo sagrado em que tudo acontece. Esta é uma das maneiras do Senhor Nityananda de eternamente expandir as glórias do Senhor. Por isso Ele nunca tem bocas suficientes para plenamente glorificar o Senhor. As glórias do Senhor Gauranga Krisna estão sempre à frente, sempre em expansão.

Agora, quando o encontro é feito, quando o Senhor Gauranga  descende no coração de Seu devoto puro, o Paramatma muda de função. Ele não tem mais a necessidade de funcionar como o ímã entre o Senhor e a entidade viva, porque o amor transcendental puro esta restabelecido e agora há atracção eterna entre os dois.

Mas ainda assim o Senhor Nityananda facilita o meio e facilita o amor puro entre o Senhor e Seus devotos. Agora, o Paramatma facilita a parafernália para o Senhor como o travesseiro para Seus pés.

É ainda mais bonito: Quando o Senhor Gauranga Krisna vêm, o Senhor Nityananda está lá e todo o mundo espiritual vêm; Navadvipa, Vrindavana, e cada coisa e cada ser dentro dos Dhamas santos.

Como podemos sequer compreender este néctar? Como podemos sequer falar sobre estes temas sem cair inconscientes? O que acontece com a luz de uma vela quando o sol nasce? O que acontece com a luz do sol quando mil sóis ascendem? O que acontece quando o Senhor Gauranga Krisna aparece? Quando o Senhor Nityananda prostra-se perante o Senhor dourado do Seu coração e alma, todas as Suas expansões curvam-se, e toda a criação curva-se.

Quando o Senhor Gauranga aparece no coração de Seu devoto puro o Paramatma prostra-se e presta serviço directo aos pés de lótus do Senhor Gauranga Krsna tornando-se Sua função transformada." (Sriman Hadai Nityananda Prabhu)

1 - Sesa Naga em Vaikuntha, habilitado para o serviço pessoal do Senhor Supremo (sva-sevana-shakti),

2 - Anantadeva, com poderes para suportar (no Seu capelo) todos os planetas do universo (bhu-dharana-shakti). (CC Madhya 20.246)

O Senhor Sankarasana, que esta sempre muito ansioso para servir, assume diferentes formas para realizar variedades de serviço ao Senhor. Ele aceita a serpentina forma e serve como um sofá. Diz-se que isso está acontecendo em Vaikuntha, mas a partir do último verso citado é claro que isso também continua na atmosfera de Vaikuntha que existe dentro deste universo, onde o Senhor reside. Ele assume a forma de Ananta, que também é descrito como forma de serpente, personificando Adhara-sakti, energia (gravitacional) suportativa. Ele também é descrito como Anantadeva. SB.5.25

Quando Ele é chamado Ananta, se refere à forma de Sankarsana que suporta os planetas e universos.

Quando Ele é chamado Sesa, se refere à forma de Sankarsana que serve como sofá e assim por diante.

Quando Ele é chamado Ananta Sesa, pode se referir a qualquer uma destas duas formas.
Não há uma única encarnação conhecida como Ananta Sesa, mas sim uma variedade de personalidades em forma de serpente ou de outros organismos, que se expandem a partir de Sankarsana para servir ao Senhor de maneiras diferentes.

Nityananda Balarama -> Mula Sankarsana; Maha Sankarsana; Purusa Avataras (Karana, Garbho, Ksiro); Paramatma

E assim Nityananda Prabhu expande-Se em ilimitadas formas e maneiras para assessorar os passatempos do Senhor.

Sri Nityananda Balarama é o Deus que serve. Faz tudo para servir. E por isso o Guru é o representante de Nityananda, porque o Guru faz tudo para servir.

"Nityananda diferencia-se e supera Balarama porque induz a Lila da distribuição de Prema Bhakti e algumas vezes manifesta o humor de Sri Radha."  (Padakalpataru) "Nitai está dentro e fora de tudo. Ele está em todas as coisas neste mundo. Ele é o amigo e amante mais afetuoso. Todos dizem isto. Nitai é meu objecto de adoração , meus princípios regulativos, e a luz dos meus olhos.

Nitai está em todas as dez direcções. De facto, ele preenche todos os três mundos. Nitai como Ananga Manjari serve eternamente sua irmã Srimati Radhika.

Ele não é diferente de Baladeva, cuja face é mais refulgente do que milhões de luas e está rodeado por Sakhas e Sakhis. A irmã de Radharani, Ananga Manjari, é muito querida de Sri Syama, e ela é a vida e alma de todas as Sakhis.

Ela decora a arena do Templo de Mani Mandira.
Nitai sustenta o Yogapitha e transforma-se no trono para o Senhor sentar.
Nitai também é as vestes e ornamentos.
Ele desfruta passatempos com as Sakhis.

O que mais posso dizer?

Nitai são os olhos, bocas e membros de todo o mundo.
Nitai, Nitai, Nitai, Nitai, eu só vejo Nitai a dançar.
Levantando minhas mãos e cantando Nitai, eu irei para Vraja.

Eu, Vrndavana Dasa, simplesmente peço que Nitai nunca me abandone."

"Ele é a raiz de Krsna-Prema Bhakti-Kalpa-Taru, a raiz da árvore da devoção amorosa a Sri Krsna. Eu faço meu bhajana do Senhor Nityananda, a raiz de Krsna-Bhakti-Vrksa."

(Srila Vrndavana Dasa Thakura)

"Simplesmente por falar sobre Nityananda Prabhu uma pessoa desperta seu amor por Krsna. Então todos os membros do corpo são agitados pelo êxtase e lágrimas começam a fluir dos olhos como água do Ganges." Cc Adi Lila 8.23

"Os devotos puros Rasika Bhaktas que pertencem as Rasas que não sejam Madhurya Rasa aceitam Sri Nityananda Prabhu como seu mestre espiritual original, e Sri Radhika é o mestre espiritual original dos Rasika Bhaktas que pertencem a Madhurya Rasa." 

(Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur)

"Srimati Radharani é o Guru no círculo íntimo dos servos de Krsna, mas Ela somente aceita o serviço daqueles que foram recomendados por Sri Nityananda." 

(O Harmonista, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur)

"Ele (Balarama) é a Deidade predominante da energia Sandhini, o original Sankarsana, o reservatório de todas as entidades vivas, e a origem de todos Visnu Tattvas." 

Caitanya Bhagavata 1.1.6 - Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur

Sem Sri Nityananda Balarama, não haveria existência dos passatempos de Sri Sri Radha Krsna e as Gopis, e nem haveria a terra de Vrndavana, porque Nityananda Balarama é a potência da existência (Sandhini).Todos os associados em Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e inclusive Sri Radha manifestam-se de Sri Nityananda Balarama.

Em relação a Madhurya Rasa as Gopis são expansões do corpo de Srimati Radharani, Suas manifestações.

Svarupa Sakti divide-se em:

Samvit Sakti - manifesta todos os humores de relacionamento amorosos em Vraja, e é regido pelo proprio Krsna.

Hladini Sakti - manifesta toda a bem-aventurança destes relacionamentos, é regido por Srimati Radharani.

Sandhini Sakti - manifesta tudo em Vraja, água, terras como as vilas, florestas, jardins, Giri Govardhana, os locais de passatempos de Krsna. Também manifesta todos os objectos transcedentais usados nos passatempos de Krsna, assim como os corpos transcedentais de Sri Radha, Sakhis, Sakhas, vacas, Dasas, Dasis e tudo o mais, e é regido por Sri Nityananda Balarama." 

Jaiva Dharma - Capítulo 14.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Fevereiro - 2012