domingo, 12 de fevereiro de 2012

Duas Cartas do GBC sobre…

“Devotos sinceros e rendidos ao Senhor Srila Prabhupada, se afastam de suas posições mais permanecem sempre na ISKCON, isto se chama gratidão.” (Sriman Nanda Gopa Prabhu)

"Maya tem muitas maneiras de enredar-nos, e a sua mais possante armadilha é a do sexo. Claro que, na realidade não somos nem homem nem mulher, pois estas denominações referem-se apenas à essa vestimenta exterior, o corpo. Somos todos realmente servos de Krsna.

Mas, na vida, somos condicionados, presos por correntes de ferro sob a forma de mulheres bonitas. Assim, todo homem é atraído por sexo, e, portanto, alguém que pretenda obter a liberação das garras materiais deve primeiro aprender a controlar o impulso sexual. Sexo irrestrito coloca uma pessoa totalmente nas garras da ilusão.

O Senhor Caitanya Mahaprabhu renunciou oficialmente a essa ilusão com a idade de vinte e quatro anos, embora sua esposa tivesse apenas dezesseis anos e sua mãe setenta, e ele ser o único homem na família. Embora sendo Ele um brahmana e não ser rico, ele tomou sannyasa, a ordem de vida renunciada, e mesmo assim livrou toda a sua família do emaranhado de nascimentos e mortes sucessivos.

Se nós almejarmos realmente ser plenamente consciente de Krsna, nós temos que livrarmo-nos dos grilhões do Maya. Ou, se continuamos com Maya, devemos viver de tal forma que não fiquemos sujeitos à ilusão, como fizeram os chefes de família entre muitos mais devotos do Senhor Caitanya. Com seus seguidores na ordem renunciada, porém, o Senhor Caitanya foi muito rigoroso.

Tendo Ele até mesmo banido Haridasa, um importante líder do kirtana, por olhar para uma mulher com intenção impura. O Senhor disse-lhe: "Você está vivendo comigo na ordem renunciada, e ainda assim você está olhando para uma mulher com desejo." Outros devotos do Senhor tinham apelado a Ele para perdoar Haridasa, mas Ele respondeu: "Todos podem perdoá-lo e viverem com ele. Mas então eu vou viver sozinho."

Por outro lado, quando o Senhor soube que a esposa de um dos seus devotos, um proprietário, estava grávida, pediu que ao bebê fosse dado um certo nome auspicioso. Tendo Ele, desta forma, autorizado aos chefes de família a praticarem sexo regulamentado, Ele foi como um raio com os da ordem renunciada, que tentam enganá-lo, pelo método conhecido como "Beber água potável sob a água enquanto se toma banho em um dia de jejum." Em outras palavras, Ele não tolerava a hipocrisia entre os Seus seguidores." - Introdução do Sri Caitanya Caritamrta - Srila Krsnadas Kaviraja Goswami (Sriman Bhakta Haridas Prabhu)

“Uma vez Sannyasi de Prabhupada deixou seu Ashram e se casou, e depois foi com sua esposa e filho ao México ver Srila Prabhupada. Quando ele veio falar com Srila Prabhupada, ele começou a chorar e disse: "Pensei que nunca mais queria ver-me". Srila Prabhupada disse, com lágrimas nos olhos: "O Senhor Caitanya poderia expandir a consciência de Krsna sozinho, mas eu não posso, e eu preciso de todos vocês. " (Srila Prabhupada Lila – SDG)

Os devotos seniores podem cometer erros. Isto é normal. Mesmo na época de Prabhupada isto ocorreu.

E isso vai sempre ocorrer.

E todos podem ser aceitos de volta se pagaram pelo que fizeram. Devem abandonar o seus postos como líderes, Gurus, GBCs e Sannyasis e se cometeram crimes previstos no Código Penal devem ser julgados num Tribunal e condenados se for o caso.

Os devotos que tenham cometido crimes contra o Código Penal não são imunes.

São imediatamente perdoados pela comunidade Vaisnava, mas tem que cumprir suas penas.

Se pagaram, então está tudo bem. Serão aceitos novamente.

Nem Misericórdia tola e nem Justiça cega.

Exemplo de Misericórdia tola:

"Fez tanto serviço. Não devemos fazer nada para esclarecer a situação".

Exemplo de Justiça cega:

"Nunca mais devemos ver a cara deste traidor."

E assim a Justiça e a Misericórdia se reconciliam.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Fevereiro - 2012