domingo, 29 de janeiro de 2012

Resolução de Conflitos!

Texto traduzido por Govinda-vallabhi dasi

Palestra "Resolução de Conflitos" por Radhanath Swami, em Mumbai

Em 12 de dezembro de 2011, em Prerana

Gostaria de das boas vindas aos nossos convidados de honra. Minha gratidão profunda a todos que tão gentilmente estão reunidos esta noite para este evento auspicioso. É tão crucial no mundo de hoje que façamos prioridade, o desenvolvimento de nosso caráter.

Hoje fui convidado para falar sobre o tema "Resolução de Conflitos". É possível que haja um fim ao conflito no mundo em que vivemos? Historicamente, da mesma forma, simplesmente não é possível.  De acordo com as escrituras védicas guna yati karam... os três modos da natureza material satva guna, rajo guna e tamo guna: bondade, paixão e ignorância estão constantemente em conflito um com o outro.

Bondade, paixão e ignorância no estado elementar da existência primordial estão sempre em conflito pela supremacia.

A natureza do mundo é o conflito. As células em nosso corpo está lidando com o conflito. De acordo com o Bhagavad Gita os oito elementos materiais dentro da criação: bhumir apo nalo vayur kham mano bhudhir eva ca ahankara ityam me bhinna prakrtir astadha. Os elementos básicos da Terra, Água, Fogo, Ar e Éter, os elementos sutis são a mente, a inteligência e o falso ego.

A mais sutil base entre todos os elementos da criação é o Falso Ego. E todos os outros elementos estão tanto se expandindo do quanto descansando no Falso Ego.

O que é Falso Ego? O falso senso de identidade: apareyam itas tv anyam prakrtim viddhi me param. O Bhagavad Gita continua no verso seguinte a explicar: além destes oito elementos grosseiros e sutis há outra natureza, uma natureza espiritual que é a fonte da consciência, a fonte da vida. E que é a nossa identidade real: que somos almas espirituais, Atma.

Somos seres conscientes. Os elementos grosseiros e sutis deste mundo são como máquinas sendo conduzidas pela alma. O entrelaçamento mais sutil da alma é esse falso ego. janasya mohamham aham mameti... o que nos leva ao equívoco de "eu", "eu sou este corpo" e que todas as denominações de este corpo sou eu. Eu sou homem ou mulher, eu sou preto ou vermelho ou amarelo. Eu sou americano, ou indiano, ou paquistanês ou russo. Eu sou hindu, muçulmano, judeu, cristão, jainista, zoroastrista, budista. Eu sou rico, sou pobre. Estas são todas designações temporárias.

Eles não são realmente o eu, porque elas mudam. O corpo está em constante mutação. Quando você era bebê você parecia completamente diferente; celularmente você era uma pessoa diferente. Praticamente todas as células do corpo mudam em sete anos. Você pode mudar de religião, você pode ir de pobre para rico rico para pobre.

E hoje com a nossa tecnologia científica; no Ocidente, é muito comum mudar o seu sexo. Fisiologicamente. Na verdade isto se tornou tão comum que para obter uma carteira de motorista em Massachusetts, todo mundo tem carteira de motorista nos Estados Unidos, uma das questões dos pedidos: Se você teve uma mudança de sexo? E qual o sexo que você tem agora e qual você tinha?

É realmente comum. Poderíamos mudar nossa aparência com cirurgia plástica, podemos mudar a cor do nosso corpo. Quem somos? Nós podemos mudar a nossa nacionalidade, eu conheço muitos indianos se tornaram cidadãos americanos. Às vezes, os americanos se tornam indianos. Geralmente por razões diferentes . Somos a mente? A mente está sempre mudando!

O que você estava pensando a esta hora ontem? Realmente difícil de dizer. Devido a variadas influências toda a nossa maneira de pensar a vida pode mudar. Mas ainda assim somos a mesma pessoa. No momento da morte, o corpo físico é o mesmo exceto por não ser um lugar de repouso [para a alma]. A força da vida se foi.

Qual é a diferença entre o corpo vivo e o corpo morto? Consciência. Qual é a fonte da consciência? É o elemento espirituais chamado de atma ou o espírito ou a alma. Isso é o que somos. Essa é a nossa identidade.

É esta ahankar, este falso ego que nos engana ao nos identificar com o temporário, as circunstâncias externas que rodeiam a nossa alma. Nós pensamos em termos de 'eu' e 'meu'. Esta é a minha riqueza, esta é a minha família, esta é a minha inteligência, esta é minha propriedade, esta é a minha nação, esta é a minha raça, esta é a minha religião.

E, portanto, vemos que em todos os aspectos da vida, no mundo de hoje, ele está sendo influenciado, e muitas vezes manipulado pelo ego falso. Minha nação é melhor do que a sua. Por quê? Porque é minha. Minha religião é melhor do que a sua. Por quê? Porque é minha. Minha casta é melhor do que a sua. Por quê? Porque me envolve .

Há um famoso livro escrito recentemente sobre como o mundo em que vivemos está cada vez mais uma "sociedade eu". A realidade de todos é que gira em torno de sua concepção de quem eles são. Nosso guru Maharaj deu um exemplo simples.

Se você joga uma pedra em uma lagoa - ele cria círculos que se expandem para o fim da lagoa. Se cada pedra é lançada no mesmo lugar central, todos os círculos fluirão harmoniosamente. Se você atirar muitas pedras em diferentes partes do lago, cada um terá seu centro.

Portanto, todos os círculos irão colidir. A água vai se tornar caótica. A não ser que os seres humanos entendam a nossa relação comum uns com os outros deve haver conflito - inevitável. O que é isso que todos nós temos em comum? Em todas as grandes escrituras religiosas Deus é o pai e a mãe. ‘aham bija pradapita..’

No Bhagavad Gita o Senhor Krishna diz que "Eu sou o pai que dá a semente de todos os seres vivos". O sol que surge no horizonte leste tem nomes diferentes. De acordo com o local que estamos percebendo que ele está crescendo. Na verdade, o sol está nascendo da mesma forma sempre.

Não é que ele está subindo de forma diferente em dias diferentes. É nossa perspectiva relativa de acordo com a estação, e de acordo com a forma como estamos relativamente situados neste planeta Terra que o Sol parece nascer de diferentes maneiras. Na Índia algumas pessoas chama o sol de 'Surya'.

Na America do Sul "Son". Nos Estados Unidos "Sun". Praticamente todo idioma tem um nome diferente para o mesmo planeta. Similarmente, há um Deus com diferentes nomes; e as pessoas entendem os diferentes atributos do iliminado no Senhor supremo. E baseado em nossas diferenças relativas em variedade é que existe tal sabor especial, existe tal excitação especial, há tais qualidades especiais para o amor.

A verdade absoluta tem uma varidade que de acordo com nossa percepção, o ego, o Falso Ego, polui a nossa consciência e cria conflito. Se você é ensinado que dois mais dois são quatro, e eu sou ensinado que três mais um é quatro, poderíamos declarar guerra um ao outro nessa base. Poderíamos aterrorizar o outro nessa base.

Poderíamos criar um ensino sistemático para as nossas crianças para odiar e desprezar os hereges que acham que podem chegar a quatro através de dois mais dois. Mas se você tem maior conhecimento, você pode entender que ambas são formas de se aproximar do quatro.

O Falso Ego mantém nossa consciência muito limitada, em uma condição isolada. Então não é de admirar que historicamente sempre houve conflitos neste mundo. Há conflito entre as nações, diz Krishna no Bhagavad Gita: ‘sarva loka maheswaram..’ que o Senhor Supremo é o proprietário de tudo o que existe.

Se nós simplesmente aceitarmos essa verdade e nos tornarmos irmãos e irmãs, nós podemos utilizar a propriedade de Deus de acordo com a vontade de Deus, não há conflito nisso. Mas quantas vezes na História este mundo vem sendo dividido e redividido e redividido e redividido e ainda está sendo dividido.

Praticamente a história do mundo é uma história de guerras. No país de onde eu venho - havia muitos nativos americanos pacíficos vivendo, mas eles estavam sempre em guerras uns com os outros. E então o povo europeu veio e os conquistaram, houve uma guerra, e mandaram esses índios nativos para o que é chamado campo de concentração, que são como prisões.

Essa foi a britânica. Mas também havia alguns franceses, então havia uma guerra entre os franceses e os britânicos. E os ingleses venceram. E quando as pessoas que vivem lá, eles não queriam estar sob [o controle d] os britânicos - isso soa familiar? Então, houve uma guerra revolucionária. Houve uma guerra terrível. Dezenas e centenas de pessoas morreram.

A declaração de independência -- e a América tornou-se independente da guerra. Mas então veio a guerra hispano-americana. E depois que eles conquistaram tudo houve o Norte e o Sul que discordaram em algumas leis éticas e sociológicas, econômicas também - e houve a guerra civil. Centenas e milhares foram mortos.

Americanos matando americanos, apenas baseados em que lado da linha Mason-Dickson aconteceu de você viver. Irmãos lutavam no campo de batalha contra irmãos. E isso durou anos. E então houve a Primeira Guerra Mundial, e então houve a Segunda Guerra Mundial - a guerra que acabou com todas as guerras.

E então houve a guerra da Coréia, então houve a guerra do Vietnã. Então a guerra do Iraque e a guerra do Afeganistão e então outra guerra do Iraque e então a próxima guerra. E os países estão lá por 200 anos em tantas guerras. E agora é o mais poderoso e lidera os países do mundo.

De acordo com os Vedas é dito - jivo jivasya jivanam - isso significa que neste mundo quando se luta pela sobrevivência, um ser é alimento para outro ser.Hari bol. Darwin chamou de "sobrevivência do mais apto" pode-se ver que mesmo no reino animal a aranha come a mosca, o gato come a aranha. O cão come o gato, o tigre vai comer o cachorro. Homem vai atirar o tigre - Sim - pode estar certo. jivo jivasya jivanam ....

Será que realmente evoluímos das espécies animais? Evolução não está necessariamente falando sobre o corpo. A evolução real é a evolução dos valores, a evolução do caráter, a evolução de suas qualidades humanas. Se não estamos evoluindo desse jeito então somos animais de duas patas sofisticados. Olhe para a história do mundo - Poderia estar certo.

Alexandre o Grande conquistou muito da Europa, conquistou parte ainda da Índia. E havia Napoleão. Ele tinha um exército tão poderoso. Ele só marchou, país após país, após país, conquistando, conquistando, conquistando, mas ele acabou no exílio, em Chipre, uma ilha pequena com nada.

E então houve Hitler, ele tinha um poderoso exército com artilharia poderosa e ele só marchou uma nação após outra. Eles simplesmente entraram em colapso. França, o maior exército da Europa, entrou em colapso em uma questão de semanas. Quão poderoso - Poderia estar certo.

O tigre contra o cordeiro. E ele acabou morrendo no subsolo como um rato - punar mushtika bhava ... .. Nada permanece neste mundo. E aqui na Índia os Mongóis conquistaram por muitos séculos e os ingleses conquistaram os Mongóis, e com a ajuda de Mahatma Gandhi e Subhash Chandra Bose, Grã-Bretanha foi expulsa da Índia. Mas estamos sem conflito?

Desde a independência três guerras com o Paquistão e as guerras não oficiais acontecem desde então. O mundo é uma história de conflitos. Conflito entre raças. Eu cresci nos Estados Unidos durante o movimento dos direitos civis.

As pessoas com a cor preta da pele não podiam frequentar a mesma escola [que os brancos]. Não podiam usar os mesmos banheiros . Não podiam usar os mesmos bebedouros. Tinham que entrar pelo fundo do ônibus e ficar na parte de trás do ônibus simplesmente por causa da cor da sua pele.”

O que ficou para mim da explicação de SS Radhanatha Maharaja é que sempre vão haver conflitos. Maharaja esta a alertar que não podemos esperar viver num "mundo cor de rosa" sem conflitos. Isto não existe. E que a causa dos conflitos é o falso ego. E que devemos utilizar os meios da Consciência de Krsna para constantemente ultrapassá-los e minimizá-los.

O próprio título é ... "Resolução de Conflitos" ... ;D

Vosso Servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Janeiro - 2012