segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mistiscismo de Guru Tattva

1 - Quando o Guru não é fixo

Aqueles que estão rendidos a Krsna nunca ficam sem um Guru.

Quando alguém decide se render a Krsna, neste exato momento o Guru aparece.

Primeiro como Caitya Guru que começa a dar instrucções a partir de dentro de nós mesmos.

Então entramos em contato com o Vartma Pradaksa Guru ( Guru manifesto pelo Caitya Guru).

Depois aceitamos o Diksa Guru (Guru também manifesto pelo Caitya Guru).

Depois pode ocorrer que o Diksa Guru tenha problemas porque não é uma alma liberada, em seguida, o Caitya Guru manifesta outro Diksa Guru. E todo o serviço oferecido a este Diksa Guru que teve problemas, antes de os tê-los, não foi em vão.

Depois pode ocorrer que o Diksa Guru não tenha problemas, mas é incapaz de conduzir o discípulo a fases posteriores do processo, então o Caitya Guru manifesta-Se como os Siksa Gurus ou o Caitya Guru aparecerá em pessoa ..........................

Quando alguém se rende a Krsna em todas as circunstâncias será acompanhado por um Guru.

O Caitya Guru aparece em diferentes circunstâncias e pessoas.

Aqueles que estão rendidos a Krsna nunca ficam sem um Guru.

Pode ainda ocorrer que alguém tenha um Guru Maha Bhagavata Uttama Adhikari que deixou o planeta. Um discípulo sincero e fixo de tal Guru receberá instruções do Caitya Guru, ou o Guru se manifestará por exemplo, em sonhos. Como o sonho de Srila Prabhupada com seu Guru.

Aqueles que estão rendidos a Krsna nunca ficam sem um Guru.

2 - Quando o discípulo não é fixo

O Caitya Guru também pode aparecer como um Guru Maha Bhagavata Uttama Adhikari (fisicamente (Vapuh) ou não (Vani ou mesmo em sonhos)), e neste caso o estudante poderá não aproveitar esta associação santa e abandonar o processo. (Como o caso de muitos devotos que tiveram a associação pessoal (Vapuh) de Srila Prabhupada)

Haribol !!!

Srimad Bhagavatam 4.28.51:

"A Suprema Personalidade de Deus, Paramatma, apareceu perante a rainha como um Brahmana, mas por que Ele não apareceu em Sua forma original como Sri Krsna?  Srila Visvanatha Cakravarti Thakura observa que a menos que alguém seja altamente elevado em amor a Suprema Personalidade de Deus, não se pode vê-Lo como Ele é.

No entanto, se nos cingirmos aos princípios enunciados pelo mestre espiritual, de alguma forma ou de outra estaremos em associação com a Suprema Personalidade de Deus. Desde que o Senhor está no coração, Ele pode aconselhar um discípulo sincero de dentro.

Em conclusão, se um discípulo é muito sério para executar a missão do mestre espiritual, ele imediatamente se associa com a Suprema Personalidade de Deus por Vani ou Vapuh. Este é o único segredo do sucesso em ver a Suprema Personalidade de Deus. Em vez de estar ansioso para ver o Senhor em algum arbusto de Vrndavana enquanto ao mesmo tempo, engaja-se em gozo dos sentidos, se tal devoto adere ao princípio de seguir as palavras do mestre espiritual, ele verá o Senhor Supremo sem dificuldade.

Se um discipulo é altamente avançado em serviço devocional, ele não terá dificuldade em ver a Suprema Personalidade de Deus."

E é por isso que o Caitya Guru manifesta-se como o Guru instrutor e iniciador. Porque não podemos vê-Lo pessoalmente.

Mas a medida que o discípulo avança, e se for necessário, o Caitya Guru manifestar-se-á pessoalmente. Uma alma seriamente rendida nunca fica sem um Guru. NUNCA.

Srimad Bhagavatam 4.28.52:

"Consulta com a Superalma sentada dentro do coração de todos só é possível quando se está completamente livre da contaminação do apego material. Aquele que é sincero e puro obtém a oportunidade de consultar com a Suprema Personalidade de Deus em Sua característica Paramatma sentado dentro do coração de todos.

O Paramatma é sempre o Caitya Guru, o mestre espiritual interno, e Ele manifesta-se externamente como o mestre espiritual  instrutor e iniciador. O Senhor pode residir dentro do coração, e Ele também pode sair perante uma pessoa e dar-lhe instrucções.

Assim, o mestre espiritual não é diferente da Superalma dentro do coração. Uma alma descontaminada ou uma entidade viva pode ter uma chance de conhecer o Paramatma cara a cara. Assim como se tem a chance de consultar com o Paramatma dentro do seu coração, a pessoa também tem a chance de vê-Lo realmente situado diante de si.

Então pode-se receber instrucções da Superalma directamente. Este é o dever do devoto puro: ver o mestre espiritual fidedigno e consultar com a Superalma dentro do coração.

Um devoto sincero que segue as instrucções do mestre espiritual, certamente recebe instrucções directas de seu coração a partir da Superalma. Assim, um devoto sincero é sempre ajudado directa ou indirectamente pelo mestre espiritual e a Superalma.

Assim, o devoto torna-se enriquecido tanto pelo mestre espiritual e Krsna. A Superalma é eternamente o amigo da entidade viva e permanece sempre com ele. A Superalma tem estado sempre pronta para ajudar a entidade viva, mesmo antes da criação deste mundo material."

krsna yadi krpa kare kona bhagyavane

guru-antaryami-rupe sikhaya apane

"Krsna está situado no coração de todos como Caitya Guru, o mestre espiritual interior.

Quando Ele é bondoso para alguma alma condicionada afortunada, Ele pessoalmente dá instruções em como avançar no serviço devocional, instruíndo a pessoa interiormente como a Superalma e exteriormente como o mestre espiritual." (Cc Madhya 22.47)

E para termos a certeza que estamos a ouvir o Caitya Guru e não a "nossa mente" temos que consultar e confirmar com o Guru, Sastra e Sadhus (Siksa Gurus).

Então podemos lamentar porque um devot@ no papel de Guru abandona sua posição. Podemos lamentar pelo devot@ em si que abandonou o processo. Podemos lamentar porque este devot@ ficará novamente sob a influência da energia ilusória do Senhor.

Por isso tudo podemos lamentar.

Mas não devemos lamentar e nos sentir "traidos" ou "abandonados" com isso. Porque o Caitya Guru nunca "abandona" Sua posição de Guru.

Não há causa para "pânico" ou "desespero" nesta situação. E nem motivo para os discípulos eles próprios abandonarem o processo.

Pessoalmente tive devot@s que me inspiravam muito e nos quais confiava e abandonaram o processo. Mas o Caitya Guru nunca nos abandona e sempre se manifesta externamente como outro Guru para aqueles que são sinceros.

O Caitya Guru nunca "abandona" Sua posição de Guru. Se o discipulo for sério e dedicado, Ele manifestar-se-á pessoalmente e conduzirá tal discípulo ao humores mais elevados de Vraja Prema Bhakti. Ou enviará um guia para tal propósito.

Quanto a isso não há a menor dúvida.

Portanto somos discípulos do Diksa, Siksa e Caitya Gurus.

Este é todo o mistiscismo de Guru Tattva.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Janeiro - 2012