segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Luta pelo rio Yamuna chega ao Parlamento Indiano

Yamuna-river-2

Por Madhava Smullen para a ISKCON Notícias em 31 de dezembro de 2011

"Depois de um ano inteiro de protesto ativo e lobby feitos por Sadhus, os devotos, e ambientalistas, parece que a luta pelo rio Yamuna está finalmente atingindo o seu auge, com o assunto alncançando seu ápice no Parlamento indiano em 18 de dezembro.

As principais estações de televisão na Índia transmitiram um debate aquecido de três horas em que 15-20 membros do Parlamento desafiaram o governo sobre o que iria fazer sobre o rio sagrado, declarado "morto" pelo Departamento Ecológico da Índia. Os políticos ultrajados incluiam o ex-ministro-chefe do Bihar, Lalu Prasad Yadav.

Houve indignação pública generalizada desde o ano passado devido ao facto de que, enquanto o Yamuna emerge limpo do Yamunotri, a sua fonte no Himalaia, há apenas uma gota do rio sagrado original quando atinge Braj, local de nascimento do Senhor Krsna.

Isso porque 85 por cento é retido por uma barragem de irrigação no estado de Haryana, enquanto 3,6 bilhões de litros de esgoto de Delhi e resíduos industriais são esvaziado para o rio todos os dias.

Em 15 de abril do ano passado (2011), mil manifestantes terminaram um mês e meio de longa marcha de protesto em Jantar Mantar, em Delhi, onde se juntaram outros 19 mil, alguns dos quais fizeram uma greve de fome de seis dias para chamar a atenção do governo.

O protesto foi liderado pelo Sadhu e ambientalista Ramesh Babaji e membros de sua Maan Mandir organização; Bhanu Pratap Singh, diretor do forte Sindicato dos 100.000 Bhartiya Kisan fazendeiro é e devoto da ISKCON e empresário Radha Jivan Dasa.

Agora, que o Parlamento finalmente tomou conhecimento do assunto, adoradores do Yamuna Maharani estão a aproveitar a oportunidade com ambas as mãos.

"Devotos do Maan Mandir, que têm estado na vanguarda de cuidar do meio ambiente na terra sagrada de Braj por muitos anos, estão se aproximando dos políticos que fizeram mais barulho no Parlamento para informá-los mais e incentivá-los a falar para a causa do Yamuna", diz Radha Jivan Dasa.

Link do Maan Mandir em:

Nrtya Lila3

Nrtya Lila no Maan Mandir

Como a questão está a aquecer, o Maan Mandir está também a organizar o seu maior protesto de sempre.

A partir de 01 de fevereiro, será executado 24 horas de "Dharana" ou "sentar-se" no Keshi Ghat, nas margens do Yamuna em Vrindavana, por um ano inteiro.

"Neste momento, uma equipe de devotos liderado por Maan Mandir Jaya Sri Krishna Dasa está solicitando cada uma das aldeias de Braj  para vir e participar do "sentar-se" e cantar Harinama por um turno de 24 horas, diz Radha Jivan.

"Uma vez que existem 1.000 aldeias, nós não vamos ter nenhum problema de preencher os 365 dias necessários. Muitos dos aldeões pobres já se comprometeram com entusiasmo, e até se recusaram a deixar-nos pagar por seu transporte para o local, dizendo que será o seu serviço para Yamuna Maharani. "

Radha Jivan espera que pelo menos 1.000 pessoas, com bandeiras, alto-falantes, discursos e prasadam fornecida pelo Maan Mandir, estarão presentes no Keshi Ghat em todos os momentos ao longo do ano de 2012.

Políticos falarão no protesto, que será coberto por todos os principais jornais e emissoras de televisão.

Os manifestantes têm uma demanda clara:

Deixe um fluxo limpo do Yamuna em Braj.

Eles estão pedindo um pouco da água do Yamuna retida em Haryana ser lançada, e solicitar a Delhi para construir um canal de 22 quilômetros de seus resíduos, que podem então ser limpo pela irrigação, ao invés de usar o Yamuna.

O rio Yamuna é esperado é visto como uma questão-chave nas eleições gerais de Uttar Pradesh, a partir de 28 de fevereiro do próximo ano, com Brijbasis e membros dos 100.000-Agricultores fortes da União Kisan afirmando que eles vão votar apenas para os candidatos que lhes prometerem limpar as águas do Yamuna.

À medida que o longo ano de "Dharana" começa, dois membros do Maan Mandir e dois devotos da ISKCON alemã planejam voar para  Mayapur, Bengala Ocidental para fazer uma apresentação sobre o esforço sobre o Yamuna ao Corpo Governativo GBC, a autoridade maior da ISKCON de gestão.

"Os devotos do Maan Mandir são Brajaraj Sharan, que fez campanha para o Yamuna em todo o mundo, e Ravi Monga, uma ligação legal para a campanha", diz Radha Jivan.
"Os devotos da ISKCON são ambos discípulos de Radhanatha Swami, que é um grande apoiante.

Todos eles sentem que, com o apoio do GBC, a ISKCON como uma organização Vaishnava em todo o mundo pode realmente ficar por trás da luta por Yamuna Maharani, ao fazer campanha internacional e exercendo pressão sobre o governo. "

Está-se para saber se os adoradores do Yamuna sagrado terão o seu desejo satisfeito, e ser capaz de salvar o rio amado do Senhor Krisna. Mas, com protestos e interesse político atingindo um pico de todos os tempos e a ingressar no Parlamento, parece que a represa está prestes a quebrar."

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Janeiro - 2012