segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Gauranga não é uma encarnação

Caitanya Caritamrta Adi 4.96

radha-purna sakti, krishna-purna-saktiman

dui vastu bheda nai, sastra-paramana

"Sri Radha é o poder total, e o Senhor Krsna é o possuidor do poder total. Os dois não são diferentes, como evidenciado pelas escrituras reveladas."

Caitanya Caritamrta Adi 4.97

mrgamada, tara gandha — yaiche aviccheda

agni, jvalate — yaiche kabhu nahi bheda

"Eles são realmente o mesmo, assim como o almíscar e seu aroma são inseparáveis​​, ou como o fogo e o calor não são diferentes."

Caitanya Caritamrta Adi 4.98

radha-krishna aiche sada eka-i svarupa

lila-rasa asvadite dhare dui-rupa

"Assim, Radha e o Senhor Krsna são um, porém Eles assumiram duas formas para desfrutar as doçuras de passatempos."

Caitanya Caritamrta Adi  4.99-100

prema-bhakti sikhaite apane avatari

radha-bhava-kanti dui angikara kari'

sri-krsna-caitanya-rupe kaila avatara

ei ta' pancama slokera artha paracara

"Para promulgar Prema Bhakti [serviço devocional em amor à Deus], Krsna apareceu como Sri Krsna Caitanya com o humor e compleição de Sri Radha. Assim, expliquei o significado do quinto verso."

"Não há diferença entre a energia e o energético, shakti-shaktiman abhina. Portanto, não há diferença entre Radha e Krsna. Radha é Purna Sakti e Krsna é Purna Saktiman, portanto, não há diferença, mas, lila rasa asvadite dhare dui rupa, para saborear a doçura dos passatempos dois corpos estão lá, Radha e Krsna, caso contrário, eles são um.

Assim, em Vraja Lila existem dois corpos, Radha e Krsna, Visaya e Asraya. Mas sob a forma de Gauranga Eles são um. Radha e Krsna combinados. Krsna assumindo o humor e a tez de Radharani aparece e Este é Gauranga. Este é o Tattva, e isso é um Tattva muito profundo e confidencial." (Srila Prabhupada)

No Srimad Bhagavatam 1.3.26 "Krsna, a Fonte de Todas as Encarnações", Srila Prabhupada diz:

"O Senhor Krsna e o Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu não são, portanto, encarnações, mas a fonte original de todas as encarnações..."

Portanto Sri Sri Radha Krsna existem eternamente e Sri Caitanya Mahaprabhu existe eternamente.

Sri Caitanya Caritamrta (Madhya Lila,25.277):

caitanya-lila-amrta-pura krsna-lila-sukarpura

duhe mili'haya sumadhurya

sadhu-guru-prasade taha yei asvade

sei jane madhurya-pracurya

"Os passatempos de Sri Caitanya Mahaprabhu são plenos de néctar e os passatempos do Senhor Krsna são como a cânfora. Quando se misturam estes ingredientes, resulta um sabor muito doce. Pela misericórdia dos devotos puros, todos que saboreiam isto podem compreender a extensão desta doçura."

E nem há a questão de saber quem se manifestou primeiro ... ;)

Srila Bhaktivinoda Thakura diz no capítulo 14 do Jaiva Dharma:

"Sri Krsna e Sri Caitanya estão ambos manifestos eternamente. Ninguém tem o poder de dizer qual Deles veio primeiro ou em segundo. Não se pode dizer que Sri Caitanya foi manifesto primeiro  e Sri Sri Radha Krsna foram manifestos em segundo. Nem se pode dizer que Sri Sri Radha Krsna foram manifestos primeiro e o Senhor Caitanya  foi manifesto em segundo. A verdade é que Sri Caitanya e Sri Sri Radha Krsna ambos existem eternamente. Todos os passatempos do Supremo são eternos."

Esta é a posição única e suprema de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu e de Sri Sri Radha Krsna.

E portanto, Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu não é uma encarnação de Krsna. Mas é o próprio Krsna e Radha combinados.

Jaiva Dharma em:

Iskconmedia

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Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Janeiro - 2012