domingo, 22 de janeiro de 2012

A avidez por propagar nunca muda

No Sri Caitanya Caritamrta Adi 7.92 o Senhor Caitanya recomenda:

naca gao bhakta sange kara sankirtana
krsna nama upadesi'tara'sarva jana

"Minha querida criança, continue dançando, cantando, e executando Sankirtana na associação dos devotos. Além disso, saia e pregue o valor de cantar Krsna Nama, pois por este processo você será capaz de libertar todas as almas condicionadas."

http://vedabase.net/

As pessoas continuam aflitas, ansiosas, desnorteadas, inseguras e desesperadamente necessitadas da Consciência de Krsna.

E os devot@s seguidores de Srila Prabhupada continuam ávidos por propagar a Consciência de Krsna.

Se as pessoas irão morar num Templo ou não é secundário. Ambos, os que moram num Templo ou em suas casas praticam o celibato. Na Consciência de Krsna os Grhasthas são Brahmacaris. O que os devot@s seguidores de Srila Prabhupada almejam é que as pessoas adoptem a Consciência de Krsna para tornar suas vidas dignas e verdadeiramente prazerosas.

A avidez por propagar a Consciência de Krsna como dada por Srila Prabhupada nunca muda independentemente da geração e dos seus métodos que podem mudar.

Vosso servo
Prahladesh Dasa

Por Sriman Visvaguru Prabhu:

"O povo brasileiro muitas vezes não entende porque é comum os americanos colocarem a bandeira de seu pais na frente da casa, isso significa patriotísmo, aqui a gente não sabe muito bem o que é isso.

O patriotísmo não pode ser algo imposto como tentaram fazer durante o militarísmo, não ele surge naturalmente no coração quando se sente que a nação se importa com a pessoa, um pais é composto por pessoas e as pessoas em termo de consciencia se desenvolve tendo como base a cultura, infelizmente no  Brasil temos a cultura do descomprometimento, essa mentalidade é algo bem constante e previsivel, a constancia é visivel atraves da política e as previsibilidades acontecem quando, por exemplo, quando na mesma época do ano acontecem as enchentes e desmoronamentos no sudeste onde se morre dezenas de pessoas todos os anos. Isso é cultura do descomprometimento.

Mas é da natureza humana estar comprometi do com alguma coisa, assim essa cultura é composta pessoas muito descomprometidas comsigo mesmas, que significa pessoas de atitudes previsivelmente egoístas, isto é uma visão geral é claro, existem muitas exeções, entre eles estão os devotos.

Mas a influencia sempre existe. Quando os devotos pensam que não podemos fazer nada em relação ao mito de que nesse momento histórico as pessoas agem e pensam de forma diferente e que por isso temos que alterar os métodos de Prabhupada.

Do ponto de vista filosófico, lembremos  esse movimento do Senhor Caitanya foi feito para essa era e que esse processo é intemporal, como disse Bhaktisidanta Maharaj ao jovem Abhay( Srla Prabhupada) quando esse desacreditava de que esse movimento pudesse mudar um ocidental.

A força desse movimento é tão grande que pode superar até as impresões mentais(Samskaras) que um indivíduo traz de vidas passadas, por isso um Sudra pode virar um Brahmana e um brasileiro pode até se livrar desse Karma de de ser descomprometido, e isso já foi provado por Srla Prabhupada.

Estamos muito acomodados ao conceito de confortos físicos, que é um nível de pensamento  muito grosseiro, voltado para o desfrute, quem já foi Brahmachari e trabalhou duramente como tal, sabe muito bem que a verdadeira satisfação está no serviço devicional e está muito além do nivel mental.

Agora os devotos estão dizendo: as pessoas não gostam mais de vir ao templo, hoje em dia não  existem mais Brahmacharis etc...etc... etc...

Isso é como se Prabhupada chegasse de volta na Índia e  dissesse que os ocidentais nunca vão parar de fazer sexo ilícito, ou de comer carne, jogar, e de intoxicar e o que falar então de cantar Hare Krsna constantemente, não Prabhupada não veio ver as tendencias das pessoas  daqui, ele veio trazer um gosto superior e dar seu exemplo de como desfrutar de Krsna Bhakti, ele fez isso compreendendo que eles estão na realidade frustrados e muito nescessitados de se tornarem Brahmacharis
e sairem as ruas destribuindo livros, porque não existe maior liberdade e sentimento de satisfação que esse.

Mas se nós mesmos devotos esquecemos disso, fica dificil, vamos ficar esperando que as pessoas venham e nos dêem entisiasmo.     

Jiv jago, jiv jago gaurachandra bole
kota nidra jao maya-pisacira kole

bhajibo boliya ese samsara-bhitare
bhuliya rohile tumi hoinu avatara

ami bina bandhu ara ke ache tomara
enechi ausadhi maya nasibaro lagi

hari- nama maha-mantra lao tume magi
bhaktivinoda prabhu-carame pariya
sei hari- nama-mantra loilo magiya

"O senhor Gauranga está chamando: Acordem almas condicionadas!Acordem almas condicionadas!

Por quanto tempo mais vcs continuarão dormindo no colo da bruxa Maya?

Vcs se esqueceram do caminho do serviço devocional e se perderam no mundo de repetidos nascimentos e mortes.

Eu vim só para salvar vcs; além de mim vcs não tem nenhum amigo nesse mundo.

Eu trouxe o remédio que vai acabar com a doença da ilusão da qual vcs estão sofrendo.

Tomem este Maha Mantra -  Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare,
Hare rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.

Srila Bhaktivinoda diz: Eu me prosto aos pés do Senhor, ao tomar este maha-mantra.
ss,
Visva Guru das"

Janeiro - 2012