terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Caos Social

Os devotos não podem defender um sistema político econômico exclusivamente capitalista extremado (liberalismo) e nem exclusivamente socialista extremado (comunismo), pois ambos são anti democráticos.
 
Os devotos devem defender um sistema político econômico de centro com características capitalistas e socialistas.
 
A Cultura Védica tem tanto o capitalismo com os Vaisyas, como o socialismo com os Sudras.
 
Se isto não é alcançado, ou seja, se medidas de caráter socialista não são implementadas, obtém-se uma desordem e caos social através de revoluções e revoltas.

cartoon-economists-portuguese

"A Macroeconomia - trata do comportamento da economia como um todo, com períodos de recuperação e recessão, a produção total de bens e serviços da economia e o crescimento do produto, as taxas de inflação e desemprego, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Trata ainda com as flutuações a curto prazo que constituem o ciclo de negócios. Políticas fiscais, monetárias, cambiais e creditícias. Lida com o estoque de dinheiro em circulação, a balança comercial, variações nos preços e salários, exportação e importação, etc.

A Microeconomia - atua no âmbito dos consumidores e/ou das empresas (ou industria se preferir). Lida com as preferência dos consumidores e a utilidade que essas preferências lhe conferem a qual podemos traçar suas escolhas. Lida com a demanda de mercado de um determinado bem ou serviço, com a quantidade do bem que a firma deve ofertar, a quantidade do bem que a industria deve ofertar (relativa a cada empresa que produz o mesmo bem, a seu preço e a sua demanda). Trata do estudo dos monopólios, oligopólios, monopsônios, concorrência perfeita. Teoria dos Jogos. Traça estratégias de maximização de lucros e minimização de custos para as empresas. Na microeconomia é possível o desenvolvimento de modelos de fenômenos sociais simplificados, o que pode ser útil antes de se lançar um produto novo no mercado, por exemplo, e por falar em mercado, esse é um dos pilares do estudo da microeconomia.

E quanto à empresas e consumidores internacionais? Qual delas trata do assunto?

As empresas já foi respondido acima (microeconomia), em relação aos consumidores internacionais, chamamos de exportações, um dos itens da balança comercial o que é tratado pela macroeconomia.
Embora possa parecer uma divisão rígida, Micro e Macroeconomia acabam se confundindo no cotidiano das empresas e pessoas. Afinal, por mais que eu tenha em mente minha equação de demanda devidamente derivada (micro), políticas econômicas, câmbio, inflação (macro), acabam por afeta-la a todo momento, ou seja uma coisa está intimamente ligada a outra. Nas empresas, assim como a análise da industria onde ela está inserida e a caracterização de seu mercado (micro), é necessário também conhecer (e se antecipar) às atitudes do governo, no que tange a redução de taxa de juros, políticas de crédito e subsídios, comércio exterior (macro)." (Barbosa)

"Um economista é um especialista que saberá amanhã porquê as coisas que previu ontem não aconteceram hoje."
(Laurence J.Peter)

Ainda que exista uma conjuntura macroeconomica desfavorável, principalmente por medidas neoliberais capitalistas, as empresas podem e devem buscar resultados menos maus que irão automaticamente influenciar numa política salarial justa.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Janeiro - 2012