domingo, 25 de dezembro de 2011

Contabilidade é o item mais importante II

"Contabilidade é o item mais importante. Como estamos crescendo em estatura, nosso sistema de contabilidade deve tornar-se muito perfeito. "

(Carta de Srila Prabhupada a Karandhara Das, março de 1971, Siksamrta, página 2317)

Uma Contabilidade clara e transparente não está destinada somente àqueles que dela dependem e que são muito participativos na congregação e nem somente aos devot@s que estão a administrar.

Nem tampouco por uma questão de desconfiança.

Mas está destinada também ao público em geral, aos Bancos e Financeiras e ao Governo.

Está destinada aos devoto(a)s que administram para conhecerem a saúde financeira da Instituição e como melhorá-la.

Está destinada a congregação de devot@s (participativa (com serviço humilde directo ou indirecto) ou não (reclama que esta sujo mas não pega na vassoura para limpar)) e público em geral para se sentirem inclinados a ajudar.

Está destinada aos Bancos e Financeiras para saberem se podem conceder empréstimos e se a Instituição tem condições de pagar.

Está destinada ao Governo para requerer isenção de impostos ou seu pagamento.

Um fiscal de impostos não faz parte de nossas congregações.
Não podemos dizer que: "Sim senhor, senhor fiscal nós somente apresentaremos um relatório financeiro se o senhor participar activamente de nossas actividades."

Podemos ver a importância da Contabilidade.

Relatórios Financeiros e Balanços devem ser publicado nos respectivos websites de cada Templo bem como em murais.

Alguns exemplos dentro do Cristianismo:

contasrsi

Paróquia de Penacôva - Festa da Amizade - BALANCO CONTAS 12Mai2011

balanco-contas-12mai2011

exemplos disponíveis para o público em geral em:


Tudo é contabilizado. Desde a toalha de papel, despesas no açougue, talho e honorários dos Sacerdotes.

E tudo facilmente disponível ao público em geral.

No Estatuto Social e Regimento Interno de Nova Gokula não encontramos, mas encontramos nos Estatutos da Fundação Bhaktivedanta:

Artigo 11  - Compete ao Conselho Curador da FUNDAÇÃO BHAKTIVEDANTA:

VIII -  Emitir o seu parecer sobre o relatório das atividades, a prestação de Contas e o Balanço Geral relativos ao exercício anterior;

Novamente o exemplo da Igreja Católica:

"A Santa Sé voltou a ter superávit depois de três anos no vermelho e fechou 2010 com lucro de 9,8 milhões de euros. O Estado do Vaticano teve resultado positivo de 21 milhões de euros, informou o Vaticano. Apesar dos bons resultados, as receitas com doações dos fiéis caíram 18%.

As receitas da Santa Sé em 2010 foram de 245,19 milhões de euros, enquanto as despesas foram de 235,34 milhões de euros, o que representa um superávit de 9,8 milhões de euros, segundo balanço apresentado pelo cardeal Velasio de Paolis, presidente da Prefeitura de Assuntos Econômicos.

O balanço foi aprovado em reunião realizada nos dias 30 de junho e 1º de julho pelo Conselho de Cardeais para o estudo dos problemas administrativos e econômicos da Santa Sé, presidido pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone.

Quanto aos resultados do Estado do Vaticano, o cardeal De Paolis informou que as receitas foram de 255,89 milhões de euros, e as despesas chegaram a 234,84 milhões de euros, encerrando 2010 com superávit no valor de 21,04 milhões de euros. Isto tudo é utilizado principalmente para manter as actividades de manutenção dum acervo que é de toda a humanidade e outra parte para pagamento de funcionários e sacerdotes.

Esses resultados se devem ao bom ano dos museus locais, que receberam maior número de visitas, apesar da crise no setor turístico mundial, segundo nota oficial.

O Vaticano publica relatório financeiro desde 1981, quando o papa João Paulo II ordenou a divulgação como parte de seus esforços para acabar com a ideia de que o Vaticano é rico." (Gaudium)

E nem mesmo todo este esforço da Santa Sé foi capaz de evitar o desvio de fundos em 1982 com o Banco Ambrosiano com Roberto Calvi e recentemente com a suspeita de lavagem de dinheiro no Banco do Vaticano com Ettore Gotti Tedeschi.

Tudo isso está disponível ao público em geral.

"Eu recebi o relatório e extracto de conta e da mesma forma todos os ramos de nossa sociedade devem fazer balancetes periódicos e balanços financeiros. Você pode aconselhar a todos os ramos que as contas sejam mantidas muito bem para que o público possa saber que somos muito claros em nossos negócios."- carta de Srila Prabhupada a Karandhara Das, outubro de 1971, Siksamrta, página 2319.

Relatório Financeiro

SS Jayadvaita Swami anualmente emite um Relatório Financeiro pessoal disponível para todos em:


Como Contabilista formado não poderia deixar de compartilhar esta informação com vocês. Sem dúvida um exemplo a ser seguido por todos os líderes da ISKCON (anualmente) e todos os projectos da ISKCON (mensalmente) a serem publicados nos Web sites respectivos e com a manutenção da documentação correspondente. Quantos problemas poderiam ter sido evitados e podem ser evitados com este procedimento contábil transparente e simples.

"Jayadvaita Swami

Consulte a mensagem em anexo, no final.
Relatório Financeiro 2010
1 de janeiro a 31 de dezembro de 2010

Receitas

Doações: De não-discípulos $ 25,180.90
Doações: De discípulos $ 2,202.83
Distribuição se livros $ 61,61
Outras Receitas $ 24,70
Receitas Totais $ 27,470.04

Despesas

Doações: ISKCON projetos $ 2,035.27
Doações: Relacionadas com BBT $ 9,991.07
Doações: Diversos $ 43,15
Distribuição de prasadam $ 210,07
Viagens $ 14,403.88
Livros e revistas $ 81,20
Livros (para distribuição) - $
Educação $ 250,00
Computadores e eletrônicos de
hardware $ 377,70
Online / serviços de Internet $ 213,15
Papelaria $ 11,42
Telecom $ 20,11
Encargos bancários $ 48,89
Cuidados com a Saúde $ 496,91
Cuidados Pessoais $ 16,05
Alimentação:manutenção pessoal $ 313,79
Vestuário $ 21,54
Outras despesas $ 21,57
Despesas Totais $ 28,555.77
Grande Total $ (1,085.73)

Activos e Passivos (no final do ano)

Activos

Cash (veja as notas no final) $ 5,597.28
As contas a receber
Computador portátil $ 672,00
Veículo
Imóvel
Probabilidades $ 330,00
Total do Activo $ 6,599.28

Passivos

Empréstimos $ -
Hipoteca $ -
Contas a Pagar $ 433,48
Total do Passivo $ 433,48

Saldo $ 6,165.80

NOTAS

Quando eu recebo uma contribuição e dou no mesmo dia à Deidade em um templo de Krsna, as vezes não contabilizo nem a renda nem a despesa.

No final do ano passado eu mantive uma reserva de vários milhares de dólares, porque a partir de fevereiro eu pretendo viajar extensivamente em África juntamente com um assistente Brahmacari. Portanto, algum do dinheiro que tenho são destinados para despesas de viagem, e algum para a BBT Africana. 

Vocês tem aqui um relato completo das minhas finanças. Não tenho outros bens ou propriedades. Eu tenho uma conta poupança pessoal e uma conta no PayPal. Eu tinha uma conta corrente, mas eu fechei a meio do ano depois que o Bank of America começou a cobrar uma taxa de manutenção. 

As taxas mensais de manutenção de todas essas contas estão incluídas no presente relatório. O co-signatário da conta poupança é Madhupati Dasa. A conta PayPal detém uma soma insignificante. Eu não tenho cartão de crédito que se baseiam nas contas da Sociedade Internacionalpara a Consciência de Krsna (ISKCON) ou a Bhaktivedanta Book Trust (BBT). 

Encargos com meus cartões pessoais estão incluídos no presente relatório. Eu não tenho dinheiro da BBT. Eu não uso mais a conta "viagens pagas pelos outros" - isto é, viagem que outros me deram os bilhetes em vez de dinheiro. A soma é mais provavelmente em torno de US $ 1.000, e manter o controle financeiro das tarifas pagas pelos outros fica difícil. 

Eu tenho uma activo adicional: um fundo de distribuição de Prasadam, agora no valor de $ 3,978.65. Este é um fundo permanente destinado a distribuição de Prasadam em Mayapur ou Vrindavana. 

Os fundos nesta conta vieram como um presente da minha falecida avó materna, um presente mais tarde aumentado por contribuições de outros membros da minha família do meu Asrama anterior. Este relatório representa uma afirmação verdadeira e exata da minha actividade financeira e status para o ano anterior.

Jayadvaita Swami 03 de janeiro de 2011

Carta de Apresentação

Salem, Tamil Nadu

03 de janeiro de 2011

Queridos amigos e devotos,

Por uma questão de responsabilidade financeira pessoal e da transparência, em 2002 eu comecei a publicar um relatório anual de minhas finanças. Eu aqui publico minhas finanças para o ano de 2010. Este não é um relato da minha renda pessoal e gastos, especialmente não no sentido legal. Pelo contrário, é um relatório do dinheiro que passou pelas minhas mãos (e algum que ainda está nelas). 

Especialmente em contabilização de despesas, eu usei termos como "Doação" apenas como uma questão de conveniência. O dinheiro que veio para mim não era meu, então quem era eu para "doar" ele? Muitas vezes, na verdade, o dinheiro veio na forma de cheques a ISKCON, a BBT, ou uma organização relacionada, e tudo que eu fiz foi recebê-los e passá-las adiante. 

Em todo caso, acredito que esses fundos devem ser contabilizados e que as contas devem estar disponíveis para quem possa interessar-se nisto. E por isso estou tornando-as públicas. Eu rezo para as bênçãos de todos os amigos bem-querentes e todos os devotos de Krsna que qualquer coisa que eu receba pela graça de Krsna possa ser sempre devidamente oferecida para o serviço devocional a Krsna.

Hare Krsna.

Seu servo,

Jayadvaita Swami"

A minha humilde sugestão é que um Relatório Financeiro seja publicado no Site de Nova Gokula e nos Fóruns.

A maior participação e a cobrança de taxas é de vital importância para a sustentabilidade de qualquer projecto da Iskcon deste porte.

A mim como Contabilista só tenho, e como um serviço, destacar a necessidade do Departamento Financeiro uma vez tendo o balanço financeiro finalizado, publicá-lo no site de Nova Gokula acompanhado de uma nota explicativa para o público em geral e não somente para a comunidade interna e externa que se interessar.

Explico-me e é muito simples.

Digamos que alguém esteja a navegar na internet e entre no site de Nova Gokula. Lê muitas coisas sobre a comunidade e sobre a filosofia da Consciência de Krsna. Interessa-se e quer participar e ajudar. Se o Balanço Financeiro estiver publicado no site de Nova Gokula isto incentivará as pessoas a ajudar  e fará com que sintam credibilidade.

A disponibilização pública dos Balanços Financeiros mensais dá uma grande credibilidade e respeito para qualquer empresa e entidade religiosa, além de ser um poderoso Marketing.

E não precisa ser um Balanço Financeiro complicado que seja necessário recorrer a programas contábeis de computador. Algo bem simples.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Dezembro - 2011