sábado, 19 de novembro de 2011

Srila Prabhupada nas Universidades

Uma Pregação Muito Querida Por Srila Prabhupada

Hare Krishna!

Todas as glórias a Srila Prabhupada!

O cultivo de conhecimento e a sua aplicação prática sempre foram algumas das atividades centrais da sociedade humana e, por isso, naturalmente ao longo da história diversas formas de reunir pessoas cujoprincipal interesse estivesse na transmissão do saber surgiram espontaneamente.

Enquanto que na antiga sociedade védica esta estrutura de aprendizado se manifestou na forma das gurukulas, aonde sábios eruditos passavam informações perfeitas acerca de temas materiais e espirituais, hoje em dia devido à degradação cultural que o mundo sofreu, estes mesmos tópicos são tratados de forma imperfeita, baseados em empiria e especulação. Ainda assim, devido à sua natureza inquisitiva, os estudantes destas atuais instituições de ensino são geralmente as pessoas mais receptivas à filosofia da consciência de Krishna.

Não é à toa que Srila Bhaktivinoda Thakura escolheu a McGill University, para enviar seu “Vida e Preceitos de Sri Chaitanya Mahaprabhu” e assim inaugurar a pregação do Gaudiya-Vaishnavismo para o mundo ocidental.

Seu filho, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, também reservou parte da sua pregação com figuras eminentes do meio acadêmico, palestrando na Benares Hindu University sobre a importância do Vaishnavismo, se encontrando com o Professor Albert E. Suthers da Ohio State University e com o vice-reitor da Allahabad University, Doutor Ganganatha Jha, palestrando para o Professor Kalidas Nag e para a Doutora Stella Kremrisch da Calcutta University e falando extensamente sobre os Santos Nomes para uma audiência de alunos e professores de Oxford.

Srila Prabhupada também sempre considerou este tipo de pregação essencial para que os Santos Nomes e os ensinamentos da Bhagavad-gita se espalhassem entre todas as camadas da população.

Em uma carta para Citsukhananda Das (10 de janeiro de 1971, Allahabad), ele disse:

“Por favor, continue seu programa nas universidades. Elas são os melhores lugares para a propagação de nossa filosofia e os estudantes estão muito ansiosos por esta informação crucial.”

Além disso, Srila Prabhupada sabia que seus livros seriam especialmente apreciados pela classe intelectual e estimulou seus discípulos a se dedicarem em convencê-los da importância do serviço devocional, como observamos em outras de suas correspondências:

“Estes livros são especificamente significativos para a classe das pessoas intelectuais do seu país e eu tenho grande esperança nos resultados desta pregação nas Universidades.”(Carta para Ramesvara Das, 9 de maio de 1974, Bombay)

“Nós devemos especialmente injetar esta filosofia nas universidades e escolas de ensino médio através de nossos livros, então, por favor, tente isto e envie-me notícias.” (Carta para Jagadisha Das, 4 de novembro de 1970, Bombay)

“Por favor, tente introduzir a leitura do Bhagavad-gita Como Ele É na sua universidade, onde você deve estar lecionando. Eu sei que alguns comentários fúteis da Bhagavad-gita receberam permissão para serem estudados em todas as universidades, então se você puder substitui-los pelo nosso Bhagavad-gita Como Ele É isto será um grande avanço para nossas atividades missionárias e as pessoas serão assim beneficiadas.” (Carta para Rupanuga Das, 15 de janeiro de 1969, Los Angeles)

“Por favor, continue seu trabalho na 'Bhakti-Yoga Society' na Universidade, os estudantes não podem ser subestimados como nossos melhores interessados.” (Carta para Vamanadeva Das, 12 de novembro de 1970, Bombay)

“Eu estou especialmente satisfeito em como você está distribuindo nossos livros, particularmente para as escolas e universidades. Este programa é tão importante e deve ser incrementado mais e mais.” (Carta para Sri Govinda Das, 21 de janeiro de 1971, Allahabad)

“Expanda suas atividades para o campus da universidade, porque a geração mais jovem é nossa esperança para o futuro.” (Carta para Gajendra Das, 27 de janeiro de 1970, Los Angeles)

“Sim, esta é a melhor ideia, mover seu templo de Austin para perto da Univerisdade, aonde existem muitos potenciais devotos.” (Carta para Prahladananda Das, 9 de janeiro de 1973, Bombay)

“Chame homens dos E.U.A. ou de qualquer lugar e vá, pregue vigorosamente nos campiuniversitários e então me envie fotos. Eu penso que esse lugar é o melhor para levar nosso Movimento Para a Consciência de Krishna.” (Carta para Sudama Das, 3 de outubro de 1971, Nairobi)

“Se nós podemos introduzir nossos livros nestas faculdades e universidades, isto será um grande prestígio para a sociedade e para mim pessoalmente.” (Carta para Brahmananda Das, 10 de dezembro de 1969, Londres)

“Eu estou contente em ver que você está trabalhando nas universidades. Elas são um bom campo para espalhar nossas atividades da Consciência de Krishna.” (Carta para Damodara Das, 12 de novembro de 1970, Bombay)

“Agora você está começando pregar em universidades. Isso é um programa muito bom, então incremente-o mais e mais. Isto é também uma boa oportunidade para distribuir nossos livros.” (Carta para Nityananda Das, 1º de abril de 1971, Bombay)

“As universidades são locais muito importantes porque lá estão os homens que podem apreciar nossa filosofia. Então quando você fala na sala de aula, apenas faça citações de qualquer um de meus livros e então tente explicá-as em suas próprias palavras e os estudantes irão apreciar muito isto.” (Carta para Tulsi Das, 9 de novembro de 1970, Bombay)

“Você já tem um programa para pregação na universidade e você deve continuar este programa mais e mais. As universidades são sempre bons campos para pregar e distribuir nossa literatura também.” (Carta para Sri Galim Das, 25 de setembro de 1971, Nairobi)

Recrutando Líderes

Como sabemos, a ISKCON possui uma série de projetos ambiciosos para estabelecer o sankirtana-yajña como a mais proeminente filosofia e modo de vida, tais como o Planetário Védico, o Bhaktivedanta Institute, Festival da Índia, entre outros tantos, sem contar a BBT, nossos templos urbanos, centros culturais e comunidades rurais. Obviamente para liderar estes projetos precisamos de devotos que tenham além das vitais qualidades de devoção, humildade e lealdade a Sri Guru e Gauranga, uma boa bagagem cultural, ampla capacidade intelectual e habilidades administrativas. E não há melhor local para recrutar tais líderes do que nas universidades.

“(...) por que você está servindo Krishna muito bem, então nesse caso meu pedido para você é que entre nas universidades e faculdades onde quer que forem possíveis e pregue lá com uma visão para recrutar alguns devotos de primeira classe para me ajudar a adiministrar e espalhar este movimento por todo o mundo. No geral, há escassez de homen experientes de primeira-classe para administrar coisas no padrão mais elevado, como você está fazendo. Portanto eu estou solicitando para você os grandes líderes para levar esta ideia adiante, principalmente por atrair alguns homens educados para se unir a nós. A ideia é que eles irão apenas concordar em se unir a nós se nós mesmos agirmos de forma inteligente ao nos aproximarmos para pregar.” (Carta para Sukadeva Das, 13 de dezembro de 1972, Ahmedabad)

“Desta forma, tente recrutar alguns homens da classe estudantil para que se unam a nós como futuros líderes de nossa Sociedade. Se nós expandirmos e não houver homens qualificados para liderar, então tudo se deteriorará eventuamente.” (Carta para Ravindra Svarupa Das, 5 de janeiro de 1973, Bombay)

E ao ser aceita pelos líderes da sociedade, a filosofia de Krishna também será facilmente aceita pelas massas.

“Seja qual for a ação executada por um grande homem, os homens comuns seguem, e o mundo inteiro procura imitar todos os padrões que ele estabelece através de seus atos exemplares.” (Bhagavad-gita, 3.21)

Mesmo o Senhor Chaitanya, enquanto ocupava o Senhor Nityananda em pregar para as massas, reservou para Si a tarefa de pregar para alguns dos grandes líderes da sociedade de Sua época, como Prakasananda Sarasvati, cuja conversão ao Vaishnavismo ocasionou um dos maiores deslocamentos de pessoas para o Movimento de Sankirtana da história.

Temos visto na prática o poderoso impacto causado na sociedade quando um dos seus líderes se une à nossa Sociedade.

Quando o jovem Doutor Thoudam Damodara Singh demonstrou interesse pela ISKCON após assistir a iniciação de um amigo, Srila Prabhupada dispensou muitas de suas caminhadas matinais para treiná-lo, mesmo ele já sendo devoto desde o nascimento. Como consequência, anos mais tarde Sua Santidade Bhaktisvarupa Damodara Swami pode dirigir com maestria o Bhaktivedanta Institute, realizando seu pioneiro trabalho em sintetizar ciência e espiritualidade, escrever muitos livros acadêmicos e realizar conferências que atraíram inúmeros cientistas, incluindo alguns ganhadores do Nobel.

Outro exemplo é Sua Graça Sadaputa Prabhu, que apesar de ter recebido seu Ph.D. em matemática pela Cornell University dominava grande parte do conhecimento científico do seu tempo, e pôde como nenhum outro de nossos cientistas realizar palestras para públicos que de outra forma nunca ouviriam sobre consciência de Krishna. Entre um dos seus feitos está o fato de ter vendido pelo menos 60000 cópias de um de seus livros cientifíco, desmistificando muitos mitos da ciência moderna, que impedem a aceitação dos Vedas por grande parte da população inocente.

Sabemos também que o descendente de um dos maiores nomes do capitalismo, Alfred Ford, tem sido um dedicado devoto na missão de Srila Prabhupada, por quem foi iniciado como Ambarish Das. Por causa de sua ajuda o Bhaktivedanta Cultural Center emDetroit pode ser concluído, o Puspa Samadhi Mandir de Srila Prabhupada construído e o templo Hare Krishna de Honolulu ser finalizado.

Além de cientistas e empresários, artistas também são uma importante ajuda na propagação dos Santos Nomes. Todos conhecemos a grande contribuição de George Harrison e suas populares canções “My Sweet Lord”, “Hare Krishna Mantra”, entre outras que gravou ou produziu, além de outras formas de apoio, tais como o Bhaktivedanta Manor, a impressão do Livro Krsna, etc.

E se analisarmos o histórico de líderes que se uniram à ISKCON, veremos que grande parte veio de universidades, como Sua Santidade Hridayananda das Goswami, Sua Santidade Jayapataka Swami, Sua Santidade Bhakti Chaitanya Swami, Sua Santidade Bir Krishna Goswami, etc.

Bhakti-Yoga Club

Uma forma simples de pregar em faculdades é o Bhakti-Yoga Club. A fórmula é simples e baseada nas instruções de Srila Prabhupada: sankirtana, bhajans, distribuição de krishna-prasadam e aulas da Bhagavad-gita, com boa organização, feito por devotos bem apresentados, aptos para apresentarem a filosofia de forma agradável e serem capazes de dar o siddhanta de forma compatível com o conhecimento científico (ou derrotando racionalmente os argumentos da ciência quando estes forem falaciosos) e manter o contato com aquelas pessoas favoráveis que encontrarem.

“Por favor, tente introduzir nossos livros nas faculdades e colégios, assim como nas bibliotecas locais. Eu tenho recebido mensagens de que em outros centros essa nossa literatura é muito bem recebida e frequentemente ela está sendo usada como livro texto nas escolas e faculdades. Você já está pregando nos campi universitários, então você adicione esta distribuição de livros ao seu programa e faça ele completo com pregação, cantar do Hare Krsna Mahamantra, distribuição de Prasadam e livros. Eu sei o quão bem este programa é recebido pelos estudantes porque eles são muito inteligentes. Você também é um rapaz muito inteligente e devoto de Krishna e Krishna irá dar para você mais inteligência na proporção do seu esforço para servi-lO fervorosamente.” (Carta para Nayanabhirama Das, 26 de outubro de 1970, Amritsar)

Em algumas das melhores universidades do mundo a nossa pregação tem sido mantida pelos Bhakti-Yoga Clubs: University of Virginia, Univerisity of Toronto,University of Houston, Southern Methodist University, etc.

No Brasil, possuímos um modesto Bhakti-yoga Club: o Clube de Bhakti-Yoga daUFRJ. Com a inspiração e conselhos de Sua Santidade Chandramukha Swami e a valiosa ajuda dos devotos do Ashram Vrajabhumi e do Yatra do Rio temos conseguido organizar um programa regular na maior universidade do Rio de Janeiro durante dois anos. Mesmo não possuindo muitos recursos, o programa tem atraído muitos alunos e professores para a consciência de Krishna. Muitos se tornaram vegetarianos, visitaram o templo e se tornaram simpatizantes, e alguns deles estão cantando suas voltas diariamente, lendo os livros de Srila Prabhupada regularmente, oferecendo seu alimento para Krishna e até estudando para fazer a prova do Bhakti-Shastri.

Cada Yatra pode tentar essa desafiante tarefa de implementar algum tipo de pregação acadêmica. Para o prazer de Srila Prabhupada devemos pensar em como ampliar cada vez mais essa pregação universitária.

Novembro - 2011