domingo, 13 de novembro de 2011

Tatuagem

Existe uma Sampradaya cujos devotos tatuam os simbolos de Visnu no corpo. É algo padronizado. Tem todos as mesmas tatuagens. Assim considero bem.

Pessoalmente não me parece bem quando os devotos fazem uma grade miscelania de tatuagens, a única tatuagem padronizada no Gaudiya Vaisnavismo é a Tilaka.

Por SS Candra Mukha Swami

“É uma questão do quê e do porquê tatuar”

“A tatuagem era utilizada pelos sacerdotes,que colocavam símbolos no corpo com a função de protege-los. Há símbolos “yantras”, com muita força espiritual. Numa linguagem africana, seria algo como fechar o corpo.

Certamente, existem influências externas e temos que fazer algum tipo de arranjo pra não recebe-las. Os devotos de Krishna usam marcas na testa em alguns pontos energéticos do corpo, que são os chakras.

Passamos um barro sagrado da Índia e recitamos algum mantras, que tem a função de proteger o corpo.

A tatuagem, originalmente, tem essa mesma função. Não é para decorar o corpo nem está ligada ad aspecto da vaidade.

O ‘abc’ da nossa filosofia é que não somos esse corpo, ele é apenas um veículo que vamos utilizar por um tempo bastante limitado, a alma é eterna.

Temos que cuidar desse veículo, mante-lo saudável, apresentável.

Mas não podemos esquecer de alimentar o motorista, que seríamos nós. Se esquecemos, não ficamos felizes. Temos que pensar na alma.

Hoje, parece que foi pego o aspecto mais superficial da tatuagem: do visual, da beleza. Se as pessoas gostam, se identificam e querem usar, Krishna não tem nada contra.

Mas um monge, uma pessoa exclusivamente ligada exclusivamente às práticas espirituais não está interessa em incrementar a sua identificação com o corpo.

Os devotos que querem tatuar colocam imagens espirituais. Eu não acho a tatuagem necessária, se me perguntam, digo que é melhor nem fazer.

Mas em tudo se pode fazer um ajuste. Com a energia elétrica, gera-se o frio e o calor. Se você tatua imagens espirituais, algo que te faz lembrar coisas positivas, e os outros também olhando vão se atrair por valores legais... É uma questão do que tatuar.

Existem sacerdotes na Índia que ainda fazem tatuagem, mas eles não têm a menor idéia de modismo ou vaidade.

Não são por serem belas e decorativas para o sexo oposto ou coisa desse tipo. Mas pra dar proteção e purificar o corpo.

Quando se colocam símbolos védicos e espirituais no corpo, eles vão além do corpo grosseiro e realmente atingem o corpo sutil (que é o mental, até o intelectual), que ainda não é a alma.

Essas marcas que nós fazemos com barro sagrado atingem o corpo sutil e dão proteção a ele, fechando-o a qualquer tipo de influência externa indesejável. A tatuagem talvez também entre como corpo sutil”

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Novembro - 2011