domingo, 13 de novembro de 2011

O arado de Balarama

"Balarama é branco, e aqui está a razão para isso. Veja: Balarama é Nityananda Prabhu, Nityananda Rama…'nitai-pada-kamala, koti-candra-susitala'.

Seus pés de lótus são mais refrescantes do que o efeito refrescante de milhares de luas. Então, qual é a cor do luar? Ele é branco.

Tanta misericórdia. Portanto Balarama tem um arado em Sua mão e Krsna uma flauta. Isto é Krsna-Balarama, arado e flauta. Então primeiro, cultivo, karsana, é necessário.

Então todas as coisas desagradáveis, semelhantes a ervas daninhas, serão arrancadas. O campo deve ser cultivado apropriadamente com o arado de Balarama, então o campo do coração, hrdaya-ksetra, torna-se fértil, e a semente da trepadeira devocional, bhakti-lata, será semeada.

Essa não deve ser uma terra árida. Se você semeia a semente em uma terra árida, a semente nunca frutificará. É isso que Gopinathacarya disse para Sarvabhauma Bhattacarya: 'Porque eu estou semeando sementes em uma terra árida? Eu estou fazendo trabalho inútil, porque isso nunca frutificará.'

Então, depois de apropriadamente cultivada pelo arado de Balarama, quando a terra é fértil, a semente deve ser semeada.

Então, quando você desenvolver prema-bhakti, você será atraído pela flauta de Krsna. A flauta significa akarsana, atração. Karsana-akarsana, cultivo e atração. Então, isto é o Krsna-Balarama Mandir."

Sua Santidade Gaura Govinda Swami

Novembro - 2011