domingo, 13 de novembro de 2011

Sadhu Guru Sastra

SRI_ISO_Illustration_Corel

Sastra Caksusa

Ver com os olhos das Escrituras Védicas

Sadhu Guru Sastra

Numa sociedade "Multi-Guru" como a Iskcon, entre os três - Sadhu Guru Sastra, o Sastra desempenha um papel fundamental.

Palestra de Srila Prabhupada SB 1.7.45-46  Vrndavana, 5 de Outubro de 1976:

"Se o Guru não está na sua maneira adequada de acordo com Sastra ... Guru significa que ele deve estar obedecendo às regras e regulamentações do Sastra. Sadhu-Guru-Sastra. Sadhu significa aquele que está obedecendo as regras e regulações do Sastra. Sastra deve ser o meio. Sem o Sastra nada é aceitável. Isto é explicado por Krsna. Tasmad sastra-vidhanoktah."

yah sastra-vidhim utsrjya
vartate kama-karatah
na sa siddhim avapnoti
na sukham na param gatim

"Aquele que põe de lado os preceitos das escrituras e age conforme os próprios caprichos não alcança a perfeição, a felicidade, nem o destino supremo." BG 16-23

Então nós sabemos qual é o Sastra. Principalmente na Iskcon, o Sastra quer dizer os ensinamentos de Srila Prabhupada. E é preciso saber e estudar pormenorizadamente os ensinamentos de Srila Prabhupada.

"Se você não tem conhecimento do Sastra, então você nunca será bem sucedido em sua vida espiritual, o que falar de felicidade e liberação. Não é possível." (Srila Prabhupada - 05/07/76)
E porque é preciso saber e estudar pormenorizadamente os ensinamentos de Srila Prabhupada?

Porque sabemos qual é o Sastra.

Mas quem é o Sadhu e quem é o Guru?

Os Rtviks usam os livros de Srila Prabhupada. Os Smarta Brahmanas usam os livros de Srila Prabhupada. Os Sahajiyas usam os livros de Srila Prabhupada. Mesmo na ISKCON diferentes devotos usam os livros de Srila Prabhupada para defender diferentes tópicos. E todos afirmam que são os representantes fidedignos de Srila Prabhupada.

Uns aceitam uma parte e rejeitam outra ou aceitam uma parte e distorcem outra.

Então é muito importante, mesmo crucial, saber e estudar pormenorizadamente os ensinamentos totais de Srila Prabhupada.

Numa conversa com Brahmanada Swami, Srila Prabhupada explica que usando as escrituras, nós podemos provar praticamente tudo o que quizermos.

E portanto, quanto mais intensamente adentrarmos nos ensinamentos totais de Srila Prabhupada, mais perto estaremos daqueles Sadhus e Gurus que aceitam os ensinamentos totais de Srila Prabhupada sem rejeitarem nem distorcerem nada.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Novembro - 2011