domingo, 13 de novembro de 2011

Karma e o Fatalismo

A Lei do Karma é fatalista?

Fatalismo:

1. doutrina segundo a qual o curso dos acontecimentos está previamente traçado por uma força sobrenatural, não podendo ser alterado nem evitado pelo Homem.

2. atitude dos que pensam que tudo está já determinado e nada pode contrariar o destino.

Então a Lei do Karma é fatalista?

Sim e não Piscar de olho

Temos que salientar que a Lei do Karma esta intimamente ligada ao conceito de Reencarnação (vidas passadas e futuras).
Sem isto, a Lei do Karma não faz sentido.

Podemos perceber que muitas vezes mesmo ao tentarmos de muitas formas, não conseguimos alterar uma determinada situação, certo?

Mas outras poderão ser alteradas ... ;)

E assim, de acordo com os Vedas existem três tipos de Karma:

Sanchita Karma - o total de todas as acções passadas (em forma de semente) a serem resolvidas.

Prarabdha Karma - a porção de Sanchita Karma a ser vivenciada nesta vida (que já frutificou). Este incluí nossas características físicas e intelectuais, quem são nossos familiares, tendências pessoais, etc.
É a forma de Karma que já frutificou e portanto é a mais difícil de ser suplantada.

Kriyamana Karma - o Karma que está a ser criado agora (estamos a plantar), e que frutificará no futuro ou nesta mesma vida.

Podemos dizer que o Karma que ainda não se manifestou (Sanchita) e o Karma que estamos a criar agora (Kriyamana) são mais facilmente transformados (não fatalistas) e que o Prarabdha Karma é mais difícil de transformar (fatalista).

É um equívoco muito comum dizer que o Karma é o mesmo que o destino. A crença do Karma na India foi responsabilizada por tudo - atitude passiva dos indianos, a pobreza , o sistema de castas. "É tudo nosso Karma". Esta é uma forma escapista para não encontrar algo ou alguém culpado pelos infortúnios.

Uma pessoa que realmente acredita e aceita a Teoria do Karma não tem palavras como "destino". Ela acredita em fazer o seu próprio destino através de suas palavras, actos e pensamentos. Ela acredita em aceitar total responsibilidade por seus actos. A teoria do Karma não é passiva, mas muito orientada para a acção.

Então, tolere o que não pode mudar e LUTE para mudar o que pode.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Novembro - 2011