domingo, 27 de novembro de 2011

Meritocracia

"Então entre o Capitalismo e o Socialismo o melhor é ... nem um nem
outro."

E porque?  Como Srila Prabhupada afirma, homens de terceira e quarta classe no poder. Eu não sou de esquerda. Nem nunca fui. Nem defendo o Capitalismo. Defendoaproveitar as oportunidades de pregação que regimes de liberdades individuais oferecem (por exemplo, regimes de esquerda democrática ou regimes de direita democrática) e pregar. E então quando os devotos tiverem amplo apoio popular instituir o regime de Monarquia Devocional (Varnasrama), que pelo tudo o que li de Srila Prabhupada a discorrer sobre este tema, é o sistema ideal.

E não é utópico, pois existem países na actualidade onde existe uma Monarquia Constitucional Democratica como por exemplo a Inglaterra entre outros.
O Capitalismo tem causado muitas mortes não contabilizadas. Srila Prabhupada deixa bem claro que  o Capitalismo produz coisas inúteis e conseqüentemente escraviza milhões de pessoas com o intuito de fazer lucros para uma pequena elite de ricos. Para manter o "status quo" o Capitalismo tem que promover muitas guerras (militares) e fome (neste exato momento). Na Cultura Védica não existiam países ricos e países pobres. De acordo com o Bhagavatam estavam todos satisfeitos. Não havia "luta de classes". Os Capitalistas foram "forçados" a preocuparem-se com o meio-ambiente por causa deles mesmos maltratarem Bhumi Devi.

Então falemos da Meritocracia.

Tenho parentes que  tem 25 apartamentos, uma casa no melhor bairro residencial, uma casa de praia, uma casa de campo, apartamentos em algumas capitais européias, cada membro familiar tem um carro do ano de alta cilindrada (nada ecológico), uma televisão HD em cada quarto, etc. Vivem bem. Posso dizer que no caso deles foi fruto do seu trabalho. Meritocracia.
Mas eles nem são ricos. Eles não compram um brinco por 2.000.000 (dois milhões de dólares) nem um iate por 50.000.000 (cinquenta milhões de dólares) ou uma mansão de luxo por 180.000.000 (cento e oitenta milhões de dólares). Mas é claro que não conseguem viver em todos os 25 apartamentos ...;)

Alguém poderá dizer, que eles ganharam isso com seu próprio esforço. E que ao apontarmos isso estamos a mostrar que estamos com inveja e que na verdade não somos capazes e somos preguiçosos. Temos é que trabalhar e aceitar o nosso Karma. Será mesmo? O Asura Varnasrama diz que passivamente temos que aceitar o nosso Karma.

Ora, assim como nós podemos dizer que uma "ditadura militar" surge porque os comunistas são um perigo eminente, uma "ditadura do proletariado" surge porque os capitalistas não querem colaborar (escraviza milhões de pessoas com o intuito de fazer lucros para uma pequena elite de ricos). As ditaduras militares (21 anos no Brasil) somente terminaram porque caiu o muro de Berlim. Fascismo e Comunismo. Um pior que o outro.

Por outro lado o Socialismo extremado (Comunismo) é uma praga. Eles são notadamente ateístas. E querem acabar com toda e qualquer propriedade privada. E querem artificialmente obrigar as pessoas a entregar tudo ao Estado.
Srila Prabhupada explica o Comunismo Bhagavata de outra forma. Existe propriedade privada e livre iniciativa. E se um devoto é capaz de obter sucesso financeiro e ganhar milhões de dólares, ele procura o Templo mais próximo e entrega tudo para os responsáveis sabendo que tudo pertence a Krsna...;)

Srila Prabhupada explica que a propriedade privada existe somente para manter o mínimo necessário e o resto pertence à Krsna. Isto é Comunismo espiritual. E os devotos entregam tudo naturalmente porque sabem que Krsna é o proprietário de tudo. Eles não são forçados a tal.

No Comunismo materialista as pessoas entregam tudo ao Estado contra a vontade e no Comunismo espiritual entregam tudo ao Templo de boa vontade...;)

Srila Prabhupada deixa bem claro que o regime político do Capitalismo é a "Demoncrazy". Pessoas despreparadas e corruptas que não tem interesse verdadeiro no bem comum (e portanto somente uma "suposta" liberdade). Democracia só faz sentido quando os candidatos são Brahmanas e Ksatriyas e não capitalistas (Vaisyas) e socialistas (Sudras).

Não defendo acirradamente nem o Capitalismo ou o Socialismo (Comunismo). É-me impossível devido a tantas barbaridades de um como de outro. A única vantagem que estes sistemas tem (Governos democráticos de esquerda e direita) é uma "suposta" liberdade para pregarmos. No mais, cabe-nos mostrar todos os "podres" de ambos.
E não é utópico, pois existem países na actualidade onde existe uma Monarquia Constitucional Democratica como por exemplo a Inglaterra entre outros.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Novembro - 2011