domingo, 13 de novembro de 2011

Cultura !!!

Quando alguém de outro país vai visitar um Rei ou governante leva diferentes presentes para oferecê-los ao Rei ou governante.

Às vezes o Rei ou governante gosta tanto de um presente que adopta-o como costume geral no seu próprio país.

Do harmônio, este que usamos nos Bhajans, não existe nenhuma descrição na manifestação literária de Deus, os Vedas !!!

No entanto ao perguntarem a Srila Prabhupada quais os instrumentos musicais no mundo espiritual, afirmou Kartalas, Mrdangas e harmônio ... ;)

UM INSTRUMENTO FRANCÊS em Goloka Vrndavana? Sim, UM INSTRUMENTO FRANCÊS em Goloka Vrndavana ... :O ... ;D

Sem dúvida que a cultura Védica é intemporal (Sri Krsna gosta muito de Sandesh e vamos sempre oferecer Sandesh para Krsna e nunca vamos deixar de oferecer Sandesh para Krsna).

E a Cultura Védica manifestou-se na India e não foi a India que gerou a Cultura Védica. Sem dúvida.
NO ENTANTO, outras culturas passam a ser Védicas quando o seu produto é oferecido à Krsna. A isso chama-se TRANSCULTURALIDADE.

E assim embora não exista nenhuma descrição na manifestação literária de Deus, os Vedas, os devoto(a)s em Italia oferecem pizzas e lasanhas ... ;)

E assim embora não exista nenhuma descrição na manifestação literária de Deus, os Vedas, os devoto(a)s em Venezuela oferecem arepas ... ;)

E assim embora não exista nenhuma descrição na manifestação literária de Deus, os Vedas, os devoto(a)s em Portugal oferecem francesinhas ... ;)

E Krsna aceita.

"Não é porque Krsna apareceu na India que Ele queira comida indiana. Não. Patram puspam phalam toyam. Folhas, flores, frutas e água." (Srila Prabhupada, Nova Iorque, 08/08/66)

Quando os devotos em Detroit ofereceram pizza à Srila Prabhupada, ele afirmou: "O que é este disparate, pizza? Eu já mostrei a forma correta de cozinhar."

Devoto(a)s numa categoria irão oferecer um certo tipo de alimento e outros devoto(a)s outro tipo de alimentos.

E Krsna aceita todos.

Então, o que é Védico?

Védico é o que está descrito na manifestação literária de Deus, os Vedas, E TAMBÉM todos os aspectos de outras culturas que são oferecidos com amor e devoção à Sri Krsna.

Então quando algum pregador afirma Cultura Indiana referindo-se a Cultura Védica é porque "outros" pregadores não aceitam outras Culturas como também sendo Védicas ... ;)

Existe um "certo" tipo de pregadores que somente aceitam como Védico aquilo que se manifestou na India.

Ora bem, estes puristas deveriam parar de desfrutar de Pizzas repletas de queijo ((ITALIA) - oferecidas à Krsna, claro ... ;)) e TAMBÈM deveriam deixar de utilizar Harmonio (FRANÇA) nos seus Bhajanas, e TAMBÈM deveriam deixar de usar Birkenstock (ALEMANHA) e usar somente Paduka para distribuir livros.

toe peg sandal_1

Paduka

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Novembro - 2011