terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vestimenta Eterna

A falar sobre este mesmo ponto a décadas ... ;)
Srimad Bhagavatam 7.13.9
"Para os Paramahamsas, ou Sannyasis da ordem Vaisnava, pregar é o primeiro dever. Para pregar, estes Sannyasis podem aceitar os símbolos de Sannyasa, tais como a Danda e o Kamandalu, ou às vezes podem dispensá-los. De um modo geral, os Sannyasis Vaisnavas, sendo Paramahamsas, são automaticamente chamados de Babajis, e não carregam um Kamandalu ou uma Danda. Tal Sannyasi tem liberdade de aceitar ou rejeitar as insígnias de Sannyasa. Seu único pensamento é: "Onde existe a oportunidade de espalhar a Consciência de Krsna?" Às vezes, o movimento da Consciência de Krsna envia os seus representantes Sannyasis a países estrangeiros onde a Danda e o Kamandalu não são muito apreciados. Enviamos, então, nossos pregadores vestidos em roupas comuns para que apresentem nossos livros e filosofia.
Nossa única preocupação é atrair as pessoas para a Consciência de Krsna. Podemos conseguir isto vestidos de Sannyasis ou usando as vestes de um cavalheiro comum. Nosso único propósito é infundir em todos o interesse pela Consciência de Krsna."
Sri Caitanya Caritamrta, Madhya Lila 14.5
"Às vezes os membros da Sociedade Internacional da Consciência de Krsna - especialmente nos países ocidentais - encontram dificuldades para aproximarem-se das pessoas e distribuir livros, pois as pessoas não estão habituadas a ver as tradicionais vestes açafroadas dos devotos.
Por isso, os devotos indagaram se podiam usar roupa européia e americana perante o público em geral.
Pelas instrucções dadas ao Rei Prataparuda por Sarvabhauma Bhattacarya, podemos compreender que podemos mudar nossa roupa de maneira que facilite o nosso serviço. Ao mudarem suas roupas para encontrarem-se com o público ou para apresentarem nossos livros, nossos membros não estão rompendo os princípios devocionais. O verdadeiro princípio é divulgar o Movimento da Consciência de Krsna, e, caso seja necessário que, para este propósito, se usem roupas ocidentais costumeiras, não se deverá fazer nenhuma objeção."
No entanto a Kaupina nunca deve ser abandonada ... ;)
O Senhor Vamanadeva recebeu Kaupina de Sua mãe Aditi em eras passadas. Está no Srimad Bhagavatam. E é uma tradição que se mantém até hoje, milhares e milhares e milhares de anos depois.
Aceitar Kaupinas é um dos mais importantes e primários rituais de um praticante (masculino).
Visnu esta presente no nó da cintura; Brahma e Siva nos lados. Prthvi (mãe Terra) ou Bhagavati, que representa a vergonha, é a Deidade que preside a parte da Kaupina que vai da frente para trás.
Como uma consorte do Senhor, a Deidade que preside as Kaupinas é a personificação da vergonha que restringe os desejos e ajuda o praticante (masculino) a cruzar o oceano do desfrute material.
Portanto, não devemos usar cuecas "samba canção" ... ;)
Ao ler todas estas mensagens eu me pergunto:
Algum Guru ou devoto(a) na ISKCON pretende "abolir" o uso de Sari, Dothi e Kurta nas práticas devocionais? Quem é? Ou quem são? Por favor, alguém poderia esclarecer-me?
1 - Na plataforma deste mundo material, Srila Prabhupada instituiu um "uniforme" que são o Sari, Dothi e Kurta para as práticas devocionais. E todos os devoto(a)s concordam com isto.
Algum Guru ou devoto(a) na ISKCON pretende "abolir" o uso de Sari, Dothi e Kurta nas práticas devocionais? Quem é? Ou quem são? Por favor, alguém poderia esclarecer-me?
O que eu vejo é que alguns devoto(a)s (com toda a razão e bom-senso) questionam a posição fanática de que somente com Sari, Dhoti e Kurta pode-se avançar espiritualmente. E isso não é verdade.
Os Goswamis de Vrndavana não vestiam Dhoti e Kurta, mas somente um "pedaço de pano velho" em volta da cintura. E no entanto eram os Goswamis de Vrndavana.
Um recluso numa cadeia que não possa vestir Dothi, Kurta e Sari, mas que se cantar inofensivamente os Santos Nomes alcançará Krsna Prema.
Outro exemplo famoso é de Kirtancandra Namanandi Sripada Siddha Aindra Prabhuji.
Ele não usava Dhoti e Kurta. Então disseram-lhe que ele tinha que obrigatoriamente usar. E tanto "insistiram", que um belo dia ele apareceu com Dhoti. Mas de tal maneira, que seu "trapo" continuava por cima e não se via o Dhoti ... ;) Então desistiram de insistir ... ;) Não era possível controlá-lo. Mas ele era Namanandi Siddha Aindra Prabhu.
No entanto, ele concordou que os integrantes do Mandali (círculo) 24 horas deveriam usar Dothi, pois era o "uniforme" da ISKCON.
Queridíssimos Vaisnavas e Vaisnavis, aqui o que está em causa não é o "uniforme" da ISKCON como introduzido pelos primeiros devotos e posteriormente aprovado por Srila Prabhupada e que todos concordam que deve ser mantido.
O que está em causa é a posição fanática de que somente com Dhoti, Kurta e Sari pode-se avançar na vida devocional. E isto não é um facto. Em alguns casos (como mencionado acima) este "uniforme" poderá ser substituido por uma "camuflagem". Assim como, nas Forças Armadas os militares durante a guerra substituem seus uniformes para poderem entrar no território inimigo .. ;)
2 - Na plataforma do mundo espiritual quando numa fase muito avançada o devoto(a) recebe seu Svarupa eterno, também recebe sua vestimenta eterna (desde que não seja Santa Rasa - árvores, gramado, arbustos, flores, animais e aves, etc)
Gita Mala de Srila Bhaktivinoda Thakura, Canção 8 Texto 1 Siddhi Lalasa.
"Minha cor será brilhante, minhas roupas terão estrelas, meu nome será Kamala Manjari, minha idade eterna será de doze anos e meio e viverei em Svananda Sukhada."
No caso do devoto(a) alcançar seu Svarupa e vestimenta eternos em Goloka irá participar dos oito passatempos diários eternos (Asta Kaliya Lila) de Sri Sri Radha Krsna.
Alguém poderá questionar se há tanta variedade no mundo material deveria também haver variedade no mundo espiritual.
O devoto(a) vai ter a mesma idade, a mesma roupa, o mesmo serviço, nos mesmos passatemos, tudo isso ETERNAMENTE sem variar?
Mas as actividades rotineiras eternas espirituais não são como as actividades rotineiras deste mundo material enfadonho. São sempre frescas e novas.
Assim como o cantar do Maha Mantra Hare Krsna, quando cantado inofensivamente não "cansa" (o cantar ofensivo é diferente ... ;)), da mesma forma as actividades espirituais eternas de servir à Krsna são fonte de eterno prazer.
Isso não quer dizer que no decurso destes passatempos eternos numa outra secção do mundo espiritual aonde também há grande variedade não possam haver outras vestimentas ou outras "melodias" ... ;), mas de uma forma geral a vestimenta eterna correspondente ao Svarupa em Goloka no Asta Kaliya Lila se mantem eternamente.
Então volto a perguntar:
Algum Guru ou devoto(a) na ISKCON pretende "abolir" o uso de Sari, Dothi e Kurta nas práticas devocionais? Quem é? Ou quem são? Por favor, alguém poderia esclarecer-me?
i-festival-de-sankirtana-do-vale-do-itajai-079[9]
Devotas em Itajaí Brasil. Sankirtana Yajna Ki Jaya !!!
Como já havia dito, esta questão é tão antiga como a ISKCON ... ;P
Vantagens dos trajes ocidentais
Sankara Pandita Dasa:
"A adoção de traje ocidental baseia-se em ocupar aqueles que não estão familiarizados com o traje Vaisnava e também para conseguir entrar em lugares como Centros Comerciais para divulgar a Consciência de Krsna.
É uma questão individual, e o devoto deve ter o incentivo dos outros para se vestir como desejar.
Mas embora usem traje ocidental, os devotos jamais devem negar sua identidade como devotos Hare Krsna.
Não acho que se devam usar perucas porque há alguns anos recebemos muitas queixas de que as perucas eram fraudulentas. É melhor que os devotos usem chapéu."
É bastante difícil no inverno rigoroso europeu ficar muitas horas na rua com traje padrão, que são destinados a climas quentes. É preciso usar uma calça térmica por baixo e torna muito imprático.
Sriman Rohini Suta Prabhu (ACBSP): Usar traje ocidental não significa esconder-se. É uma roupa prática porque estamos na rua. Traje devocional é para usar no Templo e em Harinamas.
264343_138491666227077_108896615853249_255170_3526201_n[6]
Srimati Mangala Arati Prabhvi em Toronto Canadá. Sankirtana Yajna Ki Jaya !!!
Vantagens do traje padrão da ISKCON
Lilavatara Dasa:
"Os devotos viajam muito rápido e vão a todos os lugares.
Se eles estiverem vestidos como devotos, milhões verão os devotos num só dia, e verão que o Movimento Hare Krsna está vivo, e ajudarão, porque há muitos devotos andando com livros por aí."
Existem muitos detalhes que devem ser observados ao saírmos na rua seja com roupa padrão ou não.
Afinal, estamos representando Srila Prabhupada e a ISKCON
Por exemplo:
A Sikha desamarrada,
manchas de Tilaka na testa,
Kurta aberta sem botões mostrando o peito,
o cordão de Brahmana enrolado nas contas,
o Dhoti muito curto até ao joelho, (deve ser até abaixo do calcanhar - o melhor tecido é a viscose)
a Kurta muito curta, (deve ser até quase o joelho)
meias de cores diferentes,
açafrão de tons diferentes,
chinelo de dedos,
casacos de cores diferentes não condizendo,
etc.
O mesmo aplica-se as devotas.
As autoridades dos Templos devem ser muito cuidadosas neste sentido para que todos os devotos vistam-se de uma forma uniformizada, harmoniosa e com "bom gosto". E não é muito difícil de fazê-lo. Requer um pouco de dedicação.
Todas as instituições religiosas são muito estritas neste sentido.
Isto tudo torna um grupo de devotos e devotas muito atrativos, OU NÃO !!!
Quanto aos trajes ocidentais, não sair com calças e t-shirts desbotadas e coisas do gênero.
Não podemos ter uma aparência de classe baixa. É preciso ter um estilo pessoal para representar bem a ISKCON de Prabhupada. Com um bom resultado no aspecto imagem e relações públicas.
Mas, obviamente estas são algumas sugestões pessoais.
"Devoto 1 : Em geral rapamos a cabeça a cada quinze dias porque mesmo depois de quinze dias ela parece um pouco suja.
Devoto 2 : Você pode arranjar boas perucas.
Prabhupada : Não. Não é preciso. Isto também é invenção mental.
Hoje vocês podem sair de casaco, calças e cabeça rapada. Ninguém vai criticar. Virou moda. Os russos usam; Kruschev, eu vi - de cabeça rapada."
Sukadeva Goswami e Pundarika Vidyanidhi
Um Paramahamsa, um Vaisnava exaltado poderá andar completamente nú ou vestir-se como um príncipe desfrutador dos sentidos. Para ele isto é completamente indiferente.
Para aqueles no processo de purificação a vestimenta é de extrema importância. Ou seja, para aqueles que ainda não estão situados na plataforma de devoção pura, as coisas externas como a vestimenta contam muito, e para estes últimos a sua (deles) consciência esta geralmente voltada para considerações externas que devem ser ajustadas e direcionadas neste caso para o uso de um "uniforme devocional".
Para estes últimos, utilizar uma roupa limpa e casta não é o suficiente, mas eles precisam usar e ver que outros usam um "uniforme devocional" o qual dá-lhes mais força nas suas práticas.
Srila Prabhupada poderia ter escolhido qualquer vestimenta como um "uniforme devocional" e a que ele escolheu foi para os que praticam a renúncia e vivem num Templo da ISKCON em regime de monastério (Aqui estamos a falar de uma Instituição religiosa, e todas as Instituições religiosas organizadas tem uma vestimenta padrão):
Tilaka, Kunti Mala, cabelo repartido no meio e apanhado e Saris para as Brahmacarinis;
Tilaka, Kunti Mala, cabeça raspada com Sikha, Dothi ( Lungi) e Kurta de cor açafrão (cor que favorece a renúncia) para os Brahmacaris,Vanacaris e Sannyasis.
Estes renunciantes não devem se preocupar em o que irão vestir no Templo, eles já tem um "uniforme devocional". Mas poderão existir excepções de acordo com as necessidades e a tais renunciantes será permitido utilizar em casos especiais outra vestimenta para fins de pregação quando não estão no Templo.
Tilaka, Kunti Mala como indispensáveis e o restante opcional para o(a)s Grihasthas (aconselhados a usar Dhoti, Kurta e Sari nas actividades do Templo).
Em qualquer dos casos, com Dhoti, Sari ou outra vestimenta qualquer, a apresentação de um devoto(a) deve ser limpa, casta, com estilo e bom gosto.
Então no Templo todos usam Sari, Dothi e Kurta e quando saem para pregar ou executar suas actividades passa a ser uma questão individual ... ;)
Em relação ao Dothi, Kurta e Sari, sabemos que "hábito não faz o monge", CERTO? CERTO.
Mas penso eu aqui "com meus botões" (Da Kurta ou da camisa? ... ;))
que nas práticas espirituais do Templo e em Harinamas o "uniforme" aprovado por Srila Prabhupada deveria ser usado na medida do possível.
Para obter um bom resultado no aspecto imagem e relações públicas de uma Instituição Religiosa.
Algumas instrucções sobre Kaupina
A versão 1 é a correcta.
Relembrando que na Consciência de Krsna, tanto os casados como os solteiros são Brahmacaris ... ;)
Também:
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
Portanto, monjas e monges usam respectivamente Sari, Dhoti e Kurta. Devoto(a)s da congregação usam roupa ocidental (ou não, como preferirem) nas cerimônias do Templo e Harinamas públicos ( é bom que nos Harinamas públicos e cerimônias do Templo os monges e monjas vão com Dhoti, Kurta e Sari e os demais com roupa ocidental , assim passa-se a imagem favorável que o movimento do canto congregacional dos Santos Nomes em público é acessível a todos independentemente da vestimenta). Se um devoto da congregação liderar o Kirtana ou der aula poderá fazê-lo com roupas ocidentais (só não poderá adorar a Deidade).
Outubro - 2011