domingo, 9 de outubro de 2011

Varnasrama e Harinama Sankirtana

"Srila Prabhubada instruíu de que a distribuição de livros e Nama-sankirtana devem continuar juntos, lado a lado. Eles andam de mãos dadas. "(Sripada Kirtancandra Namanandi Aindra Dasa Prabhuji)

"Distribuição de livros, kirtan, ou porque não os dois e por quê?" Por Sripada Kirtancandra Namanandi Aindra Dasa Prabhuji:

Explicação de Sripada Aindra Prabhu

Quando falamos de Varnasrama, devemos salientar que existem três tipos de Varnasrama como evidenciado por Srila Bhaktivinoda Thakura. Se estes três tipos não são tidos em conta, a nossa análise será parcial.

De acordo com o sistema védico, há dois caminhos:
Pravrtti Marga - o caminho do gozo dos sentidos.
Nivrtti Marga - o caminho da renúncia.

De acordo com Srila Bhaktivinoda Thakura, existem três classes de Varnasrama:

A-Daiva Varnasrama ou Pravrtti Marga Varnasrama Dharma
Daiva Varnasrama ou Nivrtti Marga Varnasrama Dharma
Asura Varnasrama ou Smarta Varnasrama (sistema de castas)

Para mim, a seguinte explicação de Sripada Suhotra Tapovanacari, é conclusiva e definitivamente esclarecedora:

Varnasrama e seu desenvolvimento

Esta muito claro que Sripada Aindra Baba nunca recebeu "Babaji Vesa". Ele era um Brahmacari dedicado na sequência do pedido de seu Guru Srila Prabhupada para manter o Kirtana 24 horas em Vrndavana. Era carinhosamente chamado de "Baba" por seus amigos.
Nem era a sua proposição de que todos permanecessem em Vrndavana e não houvesse mais pregação.

Aqui está o que ele disse:

"Trabalho agora Samadhi mais tarde '... tudo bem, mas qual trabalho? e quanto mais tarde?

Quanto mais tarde tem que ser, antes de mais tarde poder ser considerado mais tarde o suficiente?
Mais tarde, depois de algum futuro, Deus-sabe-quantos-mais-nascimentos? " (Sripada Kirtancandra Namanandi Aindra Baba)

Trabalho agora, mas qual trabalho?

Trabalho sem o cultivo de um Sadhana interno adequado?

Isto leva a "mastigar o mastigado" para muitos como já sabemos.

Em relação a Varnasrama, Srila Prabhupada instituiu Gurukulas mas não teve tempo para instituir Colégios Varnasrama. No entanto, ele deixou as diretrizes nesse sentido. E assim podemos dizer que Srila Prabhupada deixou a sua obra completa. Seus seguidores têm simplesmente que instituir Colégios Varnasrama.

"O Colégio Varnasrama tem que ser criado imediatamente. Em todos os lugares, onde quer que tenhamos um centro, um Colégio Varnasrama deve ser estabelecido para treinar quatro divisões ... "Caminhada matinal com Srila Prabhupada, Vrndavana 12 março, 1974

Outro ponto importante:

Srimad-Bhagavatam Canto 7 Capítulo 11: A sociedade perfeita:
Quatro Classes Sociais

"Nos versos 8-12, Narada lista "os princípios gerais a serem seguidos por todos os seres humanos" (ou seja, todos
Varnas). Prabhupada especifica claramente no sentido de que estes princípios são para todos, mesmo muçulmanos, cristãos e budistas "(Sripada Suhotra Tapovanacari)

Vrindavana, 12 de março de 1974.
"Hridayananda: Prabhupada, para ser claro. Eu quero ver se eu tenho certeza sobre isso, que se alguém vem ao nosso Colégio Varnasrama, mesmo que isso seja como uma ajuda inicial em geral - o senhor fez algumas exceções - mas, em geral quando eles vêm para nossa escola, eles devem seguir os quatro princípios, e também aprender algo sobre a Bhagavad Gita e depois, passo a passo, eles aprendem...
Prabhupada: Os quatro princípios são obrigatórios. "

Todos recebem iniciação de Brahmana  (um Vaisnava mesmo sem qualificações Brahminicas é maior do que um Brahmana que não é Vaisnava), e mesmo sem qualificações Brahminicas, deverá seguir os quatro princípios e cantar 16 voltas. Isto é civilização humana. Isto é para todos. Para todos os Varnas.

"Aqueles que dedicam-se a Akarma e Vikarma e são conhecidos como Antyaja (sem casta) e não estão situados em qualquer Asrama." (Jaiva Dharma)

"As características naturais de quem está na classe mais baixa, e que estão afastados do sistema Varnasrama são: a impureza, a desonestidade, roubo, falta de fé no Dharma e da existência de uma vida futura, briga, futilidade, luxúria, ira, e ganância por objetos materiais."
Srimad-Bhagavatam (11.17.20)

Colocação: - O que significa "trabalho agora"? Executar o serviço prestado / concedido a você por Sri Guru

Exatamente, Sri Guru vai nos pedir para executar um serviço prático externo e, simultaneamente, cultivar uma Sadhana interno. Simultaneamente. Este é o serviço interno e externo concedido por Sri Guru para todos os seus discípulos. Não é que todos vão deixar suas ocupações (Varnas) e ir sentar-se no Dhama sagrado como "Babajis". Mas o Sadhana interno tem que estar lá.

Na seguinte citação, Sripada Namanandi Aindra Das Prabhu adverte sobre o perigo de negligenciar o aprofundamento da conceituação interna de serviço a Krsna, que pode resultar no praticante um "vácuo devocional", que o levará a  Rasas mundanas subtis e grosseiras. Ou em outras palavras, "mastigar o mastigado".

"Não basta simplesmente saber a negação de que" eu não sou "este" [material ilusório] corpo ".

Chega um certo ponto, um indivíduo seriamente curioso inevitavelmente pergunta: "Se eu não sou "este" corpo, que corpo, então sou eu?"

Mais do que a idéia de ser um indescritível "servo eterno de Krsna" e sendo uma entidade espiritual, bem como um tabernáculo psico-físico actualmente adquiridos, poderia, teoricamente, estar bastante arraigada no cérebro, apenas a percepção de que "eu não sou este corpo" sem cultivar um conceito mais espiritual interno, tende a dar ao "e" "uma insatisfação interna espiritual" sem forma" (nirakara) vulnerável a um egoísmo corporal nostálgico de que "alguma coisa é melhor que nada" e o praticante retornaas Rasa mundanas grosseiras e subtis." (Sripada Aindra Dasa Prabhuji)

Colocação : - O que significa "samadhi mais tarde"? ... Também não há qualquer possibilidade de impaciência, mas uma questão de receber a pura  misericórdia do Guru e de Krsna ...

"Nada acontece automaticamente ou cegamente por acaso. Tudo deve ser cultivado cientificamente e conscientemente para o prazer absoluto de Guru e Krsna com uma concepção clara de causa e conseqüência deliberada devidamente. Dificilmente se poderia esperar atingir a perfeição espiritual suprema por inadequadamente abrigar idiossincrasias devocionais anômalas (o que falar de não-devocional) , que não são acomodados no mais puro reino de Vraja." (Sripada Aindra Dasa Prabhuji)
Krpa Siddhi - Sadhana Siddhi

Srila Prabhupada explica que para a maioria, o caminho é através do Sadhana Siddhi.

No livro "O Néctar da Devoção" é explicado que existem duas maneiras de alcançar a perfeição em serviço devocional:

Krpa Siddhi
Sadhana Siddhi

No entanto Krpa Siddhi é muito, muito raro.

No capítulo 17 do Néctar da Devoção, Srila Prabhupada explica: "O significado é que se deve executar serviço devocional rigidamente na associação de devotos de modo que haverá certeza em obter-se essa posição de êxtase. Em casos especiais, é claro, há favor especial de Krsna, e embora devamos sempre esperar por isto, não devemos ficar de braços cruzados e simplesmente esperar por misericórdia especial de Krsna; os deveres regulares devem ser executados. É exatamente como quando, por vezes, se verifica que uma pessoa que nunca freqüentou a escola ou faculdade pode ser reconhecida como um grande erudito, ou um doutoramento honoris causa de universidade importantes pode ser oferecido a ele. Mas isso não significa que se deve evitar a escola e esperar para receber automaticamente um diploma honorário de alguma universidade. Da mesma forma, deve-se devotamente executar os princípios regulativos do serviço devocional e ao mesmo tempo, esperança pelo favor de Krsna ou pelo favorecer seu devoto." (Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

Isto é, através do cultivo de um rigoroso Raganuga Sadhana interno e externo("deve-se devotamente executar os princípios regulativos do serviço devocional"), chegaremos a Krishna Prema. E também  esperando Krpa de Sri Guru e Sri Krsna. Mas tem que haver um cultivo, porque as coisas não vêm do nada.
Em relação a Varnasrama muitas vezes ouvimos declarações dizendo que muitos devotos da ISKCON estão engajados em actividades que não são sua natureza (Varnabhasa), ou uma mistura incompatível de Varnas. Devotos que não são capazes de administrar (Ksatriya), que não são capazes de fazer comércio ou cultivar a terra (Vaisya) ou não são capazes de estudar em profundidade o conhecimento científico e transcendental (Brahmana) são "forçados" a fazê-lo. E isso, todos nós, como participantes deste movimento temos que ser capazes de fazer os ajustes.

No entanto, é importante dizer, como acima referido, a mistura de Varnas incompatíveis não está relacionado com os quatro princípios e com cantar 16 voltas. Porque isto é para todos os Varnas.
Por exemplo, não podemos pedir a alguém com a natureza Sudra para actuar como um Brahmana e científica e metodicamente estudar os Sastras. Mas podemos e devemos fazer esta mesma pessoa seguir os quatro princípios e cantar 16 voltas.
Seguir os 4 princípios e cantar 16 voltas não é um padrão de Brahmana, mas um padrão mínimo para todos os Varnas.

Krpa Siddhi é muito, muito raro.

No capítulo 17 do Néctar da Devoção, Srila Prabhupada explica:

"A elevação para o estágio de êxtase da vida é geralmente atingida através da associação com devotos puros, enquanto a elevação a esse estágio pela misericórdia especial de Krsna ou seus devotos é muito raro."

Portanto, para a maioria, é Sadhana Siddhi, ou associação com os devotos cantando Hare Krsna e tornar-se absorto no Srimad Bhagavatam, enquanto espera por Krpa do Guru e de Krsna.

É muito simples. Temos que manter Sadhana esperando Krpa do Guru e de Krsna. Sadhana e Krpa juntos. Não podemos pensar que arrogantemente chegaremos a Krsna com a força do nosso Sadhana, mas não podemos ficar de braços cruzados e não fazer nada à espera de Krsna e Seu devoto dar Krpa sem mérito.

sadhana ekane, siddhio ekane
bhaver gocar seekane jadi ta,
dekhite na pao, marile dekhibe ke

"Sadhana é para este mundo, Siddhi também acontece aqui, e pode ser visto em Bhava. Então, se nós não vemos Krsna aqui, como  veremo-Lo após a morte?" (Mana Siksha)

Krpa Siddhi é muito, muito raro.

"A prática de Yoga, especialmente Bhakti Yoga em consciência de Krsna, pode parecer uma tarefa muito difícil. Mas, se alguém segue os princípios com muita determinação, o Senhor vai certamente ajudar, pois Deus ajuda a quem se ajuda. "(BG 24-06 por Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

Deus ajuda (Krpa) aqueles que se ajudam (Sadhana) ...;)

Caminhada matinal - 20 de abril de 1974, Hyderabad:

"Pancadravida: Srila Prabhupada, o senhor estava falando que uma pessoa, ela pode chegar a essa posição de nitya-mukta por um ou outro seguindo os princípios de sadhana-bhakti ou misericórdia sem causa, ou o senhor disse que havia também a questão de krpa,  krpa -siddhi, que se pode alcançar a perfeição ...
Prabhupada: Não, isso é sadhana-bhakti.
Pancadravida: Obtem-se a misericórdia através de sadhana-bhakti.
Prabhupada: Sim. No estágio de sadhana-bhakti ... Sadhana-bhakti é para a alma condicionada. "

Pergunta: Uma pessoa OBTÉM MISERICÓRDIA POR sadhana-bhakti?

Resposta por Srila Prabhupada: SIM!

"Na mesma medida que todos se rendem a Mim, Eu recompenso em conformidade." (BG 4-11)
Krsna quer ver nossa sinceridade e então Ele mostra a Sua misericórdia (Krpa).

De acordo com o Gaudiya Vaisnava Abhidhana existem 10 tipos de orações. Uma delas é:
"Svadhainyabodhika - expressando a humildade e constrangimento, informando o Senhor: Eu sou muito caído."

O devoto ora dessa maneira, mas ao mesmo tempo se esforça por seguir estritamente o Sadhana simples de cantar Hare Krsna evitando as dez ofensas e associando-se e servindo Guru e Sadhus.

Pode-se dizer que Krsna é muito nisericordioso e vai trazer uma alma de volta para casa sem ter alcançado a perfeição. Talvez. Mas não podemos "forçar" Krsna e nem mesmo sabemos se isso vai realmente acontecer.

Assim como não podemos forçar Krsna, pela força do nosso Sadhana, não podemos forçar Krsna porque Ele é muito misericordioso. Ele é completamente independente.

Mas uma coisa é certa. Krsna com certeza irá mostrar a Sua misericórdia, dando muitas vidas (as necessárias) para que alguém atinja a perfeição. Esta é a misericórdia (Krpa) de Krsna. Ele dá muitas vidas, que são necessárias para atingir a perfeição ...;)
Colocação: Não seria bom também discutir alguns pontos, tais como:

- A qualidade de nosso cantar, versus quantidade apenas ... "

Uma coisa leva a outra. Obviamente por cantar melhor, queremos cantar ... MAIS. Prabhupada explica que podemos aumentar o número de voltas, mas não reduzir. E também somos um movimento Gostyanandi cuja principal função é a pregação. E por isso deve haver um equilíbrio.

Colocação: - O serviço que realizamos, depois de termos cumprido o nosso sadhana, que também é "pedindo serviço"

O Sadhana não é apenas algumas práticas na manhã. Todas as nossas actividades diárias são Sadhana.

Definição de Sadhana
Sadhana - Actividades de serviço devocional.

Cantar Hare Krsna, associar com os devotos, ler o Srimad Bhagavatam, adorar a Deidade, fazer um serviço durante o dia, distribuir muitos livros, ter o cuidado de manter a família que são devotos, através do trabalho, etc. Tudo isso é Sadhana. No início é Vaidhi (Ajata Ruci Raganuga) e depois, Jata Ruci Raganuga.

Colocação - Desenvolver gosto (ruci) para a realização do serviço devocional e apego por Krsna, ao entrar no mundo de raganuga bhakti, depois de ter passado por anartha nivritti (sadhana)"

No Bhakti Sandarbha Anucchedya 311, Jiva Gosvami explica: "Os devotos que têm interesse por praticar
raganuga-bhakti, mas que ainda são ajata-ruci (sem muito gosto de ouvir e cantar), devem combinar os princípios de vaidhi-bhakti com sua prática de raganuga-bhakti."

Em resumo, de acordo com Srila Jiva Gosvami existem dois tipos de raganuga -bhaktas: jata-ruci (aqueles cujo gosto surgiu) e ajata-ruci (aqueles cujo gosto ainda não aconteceu). Não é que os ajata-ruci devotos da ISKCON só mereçam ser chamados de "vaidhi-bhaktas." Com a força da explicação de Srila Jiva Gosvami de raganuga-bhakti, todos os devotos da ISKCON podem ser chamados raganuga-bhaktas. "(Sripada Suhotra Tapovanacari)
Raganuga é Sadhana. Por favor, raganuga é Sadhana e não o estágio de perfeição. O estágio de perfeição é ragatmika.
Felizmente, a última edição em Inglês do "Néctar da Devoção", corrigiu o "erro" das edições anteriores. Em relação ao capítulo 15 (serviço devocional espontâneo), onde em vez da palavra ragatmika esyava raganuga. Isto levou a uma confusão por tanto tempo que raganuga só é possível na fase de perfeição.

E assim, trabalho agora Samadhie mais tarde  significa raganuga agora e ragatmika depois ...;)

Ou em outras palavras, humildemente engajar-se em Sadhana (Vaidhi (Ajata Ruci Raganuga) e Jata Ruci Raganuga) e então Krpa, misericórdia virá.

Um pessoa OBTÉM MISERICÓRDIA (Krpa) POR Sadhana Bhakti?

Resposta por Srila Prabhupada: SIM!

Às vezes, surge a questão entre os devotos sobre este verso do Sri Siksastaka, onde Sri Caitanya Mahaprabhu fala sobre a cantar CONSTANTE do Santo Nome do Senhor. Srila Bhaktivinoda Thakura, que foi um magistrado e pai de doze filhos, esclarece este ponto, dizendo que se o trabalho ou meios de se manter, são subordinados ao cantar do Santo Nome, este trabalho se enquadra na categoria de cantar o Santo Nome ...;)

"No segundo canto do Srimad Bhagavatam, Maharaja Pariksit também explica que os passatempos do Senhor Krsna são remédio para as almas condicionadas. Se eles simplesmente ouvirem sobre Krsna eles se tornarão aliviados da doença material "(Livro de Krsna - Descrição de Dança Rasa).

O que é condenável pelos Acaryas é:

1 - Não executar serviços externos práticos,
2 - prematuramente receber Siddha Deha (Siddha Pranali)
3 - Impor Madhurya Rasa como Rasa exclusiva.

Tudo isso está errado. Mas Raganuga Sadhana de ouvir os passatempos de Krsna não é errado.

Raganuga é Sadhana. Por favor, Raganuga é Sadhana, não é o estágio de perfeição. Nós somente estaremos livres da luxúria, ouvindo constantemente os passatempos transcendentais de Krsna.

Pelo meu Mestre Espiritual Srila Hrydayananda Das Goswami Acaryadeva:
"Um devoto que ainda não pode pensar profundamente em Krsna deve almejar este estado. Em outras palavras, não podemos ser indiferentes, temos que cultivar o desejo de progresso.
Prabhupada gostava muito de devotos que trabalhavam sinceramente para a sua missão. Mas ele queria que esses devotos também buscassem ler seus livros e cantassem os nomes de Krsna para receber os frutos completos deste trabalho devocional. "

No Bhakti Sandharbha Anucchedya 311, Srila Jiva Goswami explica:

"Os devotos que têm interesse em praticar Raganuga Bhakti, mas ainda são Ajata Ruci Raganuga (sem gosto de ouvir e cantar), devem combinar os princípios da Vaidhi Bhakti com a prática de Raganuga Bhakti."

Quando uma pessoa ouve ou lê os passatempos de Krsna na fase inicial e sente que "eu gostaria de participar nisto" ...

Isso já é raganuga ...;)

Então ele / ela começa a praticar Vaidhi (Ajata Ruci Raganuga) muito a seriamente.

"As gopis tornaram-se cansadas depois de cantar e dançar muito. Krsna estava dançando ao lado delas, e para aliviar a fadiga elas pegaram a mão de Sri Krsna e colocaram-na em seus seios levantados. A mão de Krsna, assim como os seios das gopis, são eternamente auspiciosos, por isso, quando combinados, os dois tornaram-se espiritualmente avançados. As gopis gostavam tanto da companhia de Krsna, o marido da deusa da fortuna, que se esqueceram que tinham qualquer marido no mundo, e ao serem abraçadas pelos braços de Krsna e dançando e cantando com ele, elas esqueceram tudo." (Livro de Krsna - Descrição de Dança Rasa)

O Livro de Krsna é acessível a qualquer iniciante que pode e deve sempre lê-lo.

Desde o início temos que nos absorver nos passatempos de Krsna com Seu Santa Bhaktas, Dasas, Sakhas, Gopas e Gopis e, ao mesmo tempo cantando Hare Krsna.

"O progresso na Consciência de Krsna é gradual na medida em que nós quizermos." (Sripada Kirtancandra Aindra Prabhu)

"Nós estamos satisfeitos de pregar Varnasrama-dharma, perdendo o ponto, pensando que a realização é para outra vida ou algo assim" (Sripada Aindra Prabhu)

Ouvimos uma citação de Srila Prabhupada dizendo:

"Prabhupada estava dando uma palestra na qual ele disse que para voltar para casa, de volta ao Supremo, é preciso estar cem por cento puro livre de desejos materiais e apegos. Quando Prabhupada viu que os devotos estavam desanimados, ele disse: "Tudo bem, 90%." Ainda eles estavam desanimados. Então ele disse: "Tudo bem 80%" Ainda assim estavam cabisbaixos. Então ele disse: "Tudo bem, 75%, mas não menos."

Depois da palestra, Srila Prabhupada, comentou: "Se você apenas segurarem meus pés de lótus, vou levá-los de volta ao Supremo. Eu tenho a chave da porta dos fundos."

O que isso significa?

Carta a Ujjal, 15-04-72

"Eu posso entender que você é um menino muito sincero e é um candidato muito elegível para voltar para casa, de volta ao Supremo. E o processo é simples. SIGA os princípios reguladores DE FORMA MUITO RIGOROSA, cantar pelo menos 16 voltas, ler nossa literatura, ir para rua em Sankirtana, etc Desta forma manter-se envolvido em consciência de Krsna 24 horas, e NESTA VIDA você vai se tornar perfeitamente feliz e em no fim chegar ao destino Supremo. "

Srila Prabhupada é infinitamente misericordioso. Mesmo se o devoto não é bem sucedido no processo, Srila Prabhupada amorosamente resgata o discípulo que se esforça para acompanhar o processo.

E quanto aqueles que abandonam o processo? Neste caso, eles forçam o Guru a voltar para resgatá-los em outras vidas.
Por SS Romapada Swami:

"Quando se aceita um mestre espiritual, diz-se que a relação é eterna. No entanto, se a pessoa não é capaz de ir de volta ao Supremo em uma só vida, então como ela pode aceitar outro guru na próxima vida? Ou será que o mesmo guru tem que voltar para cumprir o seu dever?

O conceito de "guru-tattva" é inconcebível e muito difícil de entender. Em princípio, como Srila Prabhupada explica no seu discurso famoso de Vyasa-puja, o Guru é um; guru não pode ser dois. O mestre espiritual original é o Senhor Balarama ou Senhor Nityananda e Ele aparece em infinitas formas para nos instruir. Isto, obviamente, não de-personaliza ou minimiza o valor do poder de um devoto do Senhor, que desempenha o papel de um mestre espiritual. Este princípio espiritual fundamental é difícil de entender com a lógica mundana, mas com essa compreensão, podemos simplesmente aceitar que um relacionamento com seu mestre espiritual é eterno. "

E assim, quando mais sério o Sadhana, mais misericórdia (Krpa) do Guru.

Para aqueles que seriamente se envolvem em Sadhana mesmo sem alcançar a perfeição Srila Prabhupada leva-os com ele. Para outros, o Guru tem que se manifestar novamente. Diferentes tipos de misericórdia (Krpa) para diferentes devotos.

Alguns objectivos da coalizão de ressurgimento Yuga-dharma-nama-sankirtan (YRC), por Sripada Aindra Prabhuji:
9 - Para ajudar os devotos sinceros a transcender a afinidade mundana, obter suddha-nama-ruci, e saborear o néctar imortal pelo que cada alma esta sempre ansiosa.
10 - Para ajudar os devotos sinceros alcançar o objectivo final da vida (amor puro por Krsna) e voltar para casa, de volta ao Supremo NESTA VIDA.

Srila Prabhupada explica que no início os devotos adoram Sri Sri Radha Krsna no humor reverencial de Laksmi Narayana, MAS NÃO COMO Laksmi Narayana. Os devotos de Sri Caitanya Mahaprabhu não adoram Laksmi Narayana. Isto é para outra Sampradaya.

O sistema Védico é muito abrangente e inclui todos. Para que todos da sua plataforma se elevem gradualmente.
O grande problema é quando devotos que supostamente pertencem ao Varnasrama da renúncia (Daiva) e que como tal deveriam exclusivamente dedicarem-se a propagar os Santos Nomes, dedicam-se a questões ligadas ao Varnasrama do desfrute (A Daiva).

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Outubro - 2011