domingo, 9 de outubro de 2011

Juntam-se num Kirtana

aum-om-tat-sat
O Senhor Caitanya adverte que não devemos ouvir filosofia Mayavada pois é muito perigoso.
No entanto e ao mesmo tempo, os seguidores de Sri Caitanya Mahaprabhu pregam (sem nenhum problema de usar o termo ... ;)) incansavelmente os Seus ensinamentos teístas personalistas para livrar o mundo do impersonalismo e niilismo.
O Pranama de Srila Prabhupada diz que "Nossas respeitáveis reverêncais ao senhor, Oh! mestre espiritual, servo de Bhaktisiddhanta Sarasvati Goswami. O senhor está bondosamente a pregar as mensagens do Senhor Caitanya e a dar liberação aos países ocidentais, que estão cheios de impersonalismo (Nirvisesa) e niilismo (Sunyavadi)."
Nós sabemos que a Verdade Absoluta tem três aspectos: Brahman, Paramatma e Bhagavan. Não há problema em querer refugiar-se em qualquer um destes aspectos. O grande problema é quando quer impor-se somente um deles como definitivo, como fazem os Mayavadis que desconsideram a supremacia da forma pessoal do Senhor Krsna.
E assim eles corrompem tudo. Como por exemplo, os Yoga Sutras de Patanjali aonde ele recomenda a recitação do OM e devido a isto, os Mayavadis afirmam que o sistema de Patanjali no máximo recomenda uma meditação impessoal. Quando na verdade os Astanga Yogis recitam o OMKARA concebendo-O como o Paramatma.
E no final tanto o Astanga Yogi como o Bhakta Yogi juntam-se num estrondoso Kirtana.
Para os Gaudiya Vaisnavas seguidores de Srila Prabhupada, OM é sempre a representação da forma combinada de Sri Sri Radha Krsna amorosamente servidos pela Jiva.
O OM está tanto no Brahma Gayatri como no Sannyasa Gayatri (Gopi Bhava), e é recitado 60 vezes por dia por todos os Bhakti Sannyasis da ISKCON e 30 vezes pelos duas vezes iniciados.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
Outubro - 2011