terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sri Nagara Kirtana

Hare Krishna's pull three fully decorated, four-story chariots south along Ocean Front Walk on Sunday, Aug 05, 2007 during the the 31th Annual  Festival of Chariots. There was a free vegetarian feast for thousands, dancing, exhibits and entertainment.  The festival celebrates Lord Jagannatha, the Lord of the Universe, and is put on by the International Society for Krishna Consciousness (ISKCON). The Festival of the Chariots is now performed in every country across the world and dates back 5 thousand of years to Jagannatha Puri, India.

Srila Bhaktivinoda Thakura escreveu  no livro Gitavali uma canção intitulada Sri Nagara Kirtana ou "O Kirtana nas cidades". Nagara quer dizer cidades, ou onde há uma grande concentração de pessoas. Ou ainda, a canção é conhecida também como Ajna Tahal que quer dizer "Seguindo a ordem do Senhor" ou ainda "Fazer o Patrulhamento sob o comando do Senhor".

Sri Nagara Kirtana Ki Jaya !!!

Cantar congregacionalmente o Santo Nome bem alto em todas as vilas, aldeias e cidades Ki Jaya !!!

(1)
nadiya-godrume nityananda mahajana
patiyache nama-hatta jivera karana

(2)
(sraddhavan jana he sraddhavan jana he)
prabhura ajnaya, bhai, magi ei bhiksa
bolo krishna, bhajo krishna, koro krishna-sikha

(3)
aparadha-sunya ho'ye loho krishna-nam
krishna mata, krishna pita, krishna dhana pran

(4)
krishnera samsara koro chadi' anacar
jibe doya, krishna-nama sarva-dharma-sar

TRADUÇÃO

1) Na terra de Nadiya, na ilha de Godruma, o magnânimo Senhor Nityananda abriu o mercado do Santo Nome, almejando a libertação de todas as almas caídas.

2) Ó povo de fé! Ó povo de fé!

Por ordem do Senhor Gauranga, ó irmãos, faço estes três pedidos a todos vocês: Cantem "Krsna !", adorem Krsna, e ensinem aos outros sobre Krsna.

3) Com cuidado permaneçam livres das ofensas, simplesmente tomem o Santo Nome do Senhor Krsna. Krsna é a sua mãe, Krsna é o seu pai, e Krsna é o tesouro da sua vida.

4) Abandonando todas as actividades pecaminosas, mantenham seus deveres no mundo relacionando-os ao Senhor Krsna. A exibição de compaixão para com as outras almas pelo cantar alto do Santo Nome de Krsna é a essência de todas as formas de religião.

prithivite ache yata nagaradi-grama
sarvatra pracara haibe mora nama

"Os Santos Nomes serão propagados por todas as vilas, aldeias e cidades do mundo." (Caitanya Bhagavata - Antya 4 - 126)

O próprio Senhor Caitanya predisse isso.

Também no Sri Caitanya Caritamrta Adi 7.92 o Senhor Caitanya recomenda:

naca gao bhakta sange kara sankirtana
krsna nama upadesi'tara'sarva jana

"Minha querida criança, continue dançando, cantando, e executando Sankirtana na associação dos devotos. Além disso, saia e pregue o valor de cantar Krsna Nama, pois por este processo você será capaz de libertar todas as almas condicionadas."

Cantar congregacionalmente o Santo Nome bem alto em todas as vilas, aldeias e cidades Ki Jaya !!!

Ratha Yatra da ISKCON na India e no mundo todo Ki Jaya !!!
Pada Yatra da ISKCON na India e no mundo todo Ki Jaya !!!
Harinamas da ISKCON na India e no mundo todo Ki Jaya !!!

Algumas palavras explicativas de Srila Bhaktivinoda Thakura sobre a canção Sri Nagara Kirtana - Ajna Tahal:

"Sri Mahaprabhu exibiu Sua misericórdia para com a Jivas torturadas por Kali Yuga ordenando Sri Nityananda Prabhu a pregar o Santo Nome (nam-prachar) de casa em casa, portanto Sri Nityananda Prabhu é verdadeiramente o Mula Mahajana ou o proprietário chefe do Nama Hatta localizado em Godruma.  Todos os que se ocupam no Nama Hatta são qualificados para realizar Ajna Tahal, ou "Patrulhar de acordo com a ordem do Senhor", mas ainda assim os grandes Mahasayas (grandes personalidades), que são como vigias deste patrulhamento, são especialmente habilitados a prestar este dever de uma maneira totalmente altruísta . Acima de tudo o resto, Prabhu Nityananda e o patrulheiro Haridas Thakura exibiram as glórias deste posto em suas próprias maneiras. Se alguém sai em patrulha com a esperança de simplesmente coletar o leite e arroz, então essa não é a forma pura de Ajna Tahal.

O Mahasaya em patrulha toca seu Karatals e grita: "Ó povo de fé! Eu não desejo pedir a vocês qualquer coisa mundana ou favor mundano. Somente peço é que todos vocês honrem a ordem do Senhor através do canto do Nome de Krsna, adorem Krsna, e ensinem aos outros sobre Krsna. Basta invocar o verdadeiro nome de Krsna. Especificamente, por abandonar Namabhasa (uma sombra do Nome devido as infracções), por favor cantem puramente o Nome puro e espiritual (Chinmoy) santo do Senhor ".

Ó povo de fé! Abandonar Namabhasa e cantar Suddha Nama é de facto o único e verdadeiro bem-estar das Jivas."

Todo o significado (em inglês) em:

Ajna Tahal – A Ordem do Senhor

Ratha Yatra da ISKCON na India e no mundo todo Ki Jaya !!!
Pada Yatra da ISKCON na India e no mundo todo Ki Jaya !!!
Harinamas da ISKCON na India e no mundo todo Ki Jaya !!!

Algumas explicações sobre cantar em público por Kirtancandra Namanandi Sripada Siddha Aindra Prabhu:

"Quem pode fazer isto sozinho. Isto em Kali Yuga não está destinado a ser feito sozinho. Portanto, Caitanya Mahaprabhu não disse simplesmente Harer Nama, Harer Nama, Harer Nama Eva Kevalam, dizendo apenas para cantar, cantar, cantar. Ele diz Kali Yuga Dharma Nama Sankirtana. Sankirtana significa Sanga Kirtana (cantar juntos em público).

Em Kali Yuga, Sankirtana Yajna (cantar juntos em público) é central.

Se não houver Sankirtana (cantar em público), você nunca poderá aprofundar sua Japa. Cantamos a nossa Japa, para termos algo que compartilhar com os outros sob a forma de Sankirtana. E fazemos Sankirtana com a esperança de aprofundar mais e mais a nossa Japa Yajna. Sankirtana é como Rasa Lila e Japa é como Nikunja Seva. Ambos são necessários. Sankirtana = Rasa Lila e Japa = Nikunja Lila. Fazendo Sankirtana Yajna = Rasa Lila, o interesse de Krsna por você aumenta. Assim como quando as Gopis estão a cooperar para dar prazer a Krsna na Rasa Lila. Um esforço de grupo, cooperam entre si. Quando Krsna vê o espírito de cooperação, a atitude desinteressada, espírito de cooperação, o esforço para cooperar com os outros, o que significa afastar muito o egocentrismo, deixar, você sabe, a independência, para cooperar com os outros. Isto exige um nível superior de altruísmo. E quando Krsna vê este nível elevado de ausência de egoismo, Ele fica inclinado a associar-se mais intimamente com as Gopis. Isto aumenta Seu apetite por passatempos conjugais mais avançados com as Gopis no Nikunja (mostra a bolsa de Japa do devoto), no Nikunja. Então, estas coisas você deve tentar compreender mais profundamente. E Krsna irá ajudá-lo. Krsna irá retribuir. Mas Ele quer ver este Seva Bhava altruísta e desinteressado (cantar em público) no desempenho de Sankirtana = Rasa Lila (a sorrir)"

Ratha Yatra da ISKCON na India e no mundo todo Ki Jaya !!!
Pada Yatra da ISKCON na India e no mundo todo Ki Jaya !!!
Harinamas da ISKCON na India e no mundo todo Ki Jaya !!!

Além do Kirtana  privado, o muito misericordioso Sri Caitanya Mahaprabhu por meio de Sri Nityananda Prabhu iniciou o Sri Nagara Sankirtana, ou o Kirtana congregacional aberto nas vilas, aldeias e cidades.

CC Adi 17,123: "Quando o movimento de Sankirtana começou, ninguém em Navadvipa podia ouvir qualquer outro som a não ser as palavras "Hari Hari!" e o bater da Mrdanga e dos címbalos de mão."

CC Adi 17,124: "A audição e a vibração ressonante do Maha Mantra Hare Krsna tornaram os muçulmanos locais muito irritados, e apresentaram uma queixa ao Kazi."

CC Adi 17,127: "Ninguém deve executar Sankirtana nas ruas da cidade. Hoje desculpo o crime e volto para casa."

Significado por Srila A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Tais ordens de parar o Sankirtana nas ruas das grandes cidades do mundo têm sido impostas aos membros do movimento Hare Krsna. Temos centenas de centros em todo o mundo, e temos sido perseguidos especificamente na Austrália. Na maioria das cidades do mundo ocidental, temos sido presos várias vezes pela polícia, mas estamos, no entanto, a executar a ordem de Sri Caitanya Mahaprabhu de cantar nas ruas de todas as cidades importantes, como Nova York, Londres, Chicago, Sydney, Melbourne, Paris e Hamburgo. Devemos lembrar que tais incidentes ocorreram no passado, 500 anos atrás, e o facto de que eles ainda estão em andamento indica que o nosso movimento de Sankirtana é realmente autorizado, pois se Sankirtana fosse um caso material insignificante, os demônios não se oporiam a ele . Os demônios da época tentaram obstruir o movimento de Sankirtana iniciado por Sri Caitanya Mahaprabhu. Demônios semelhantes estão tentando obstruir o movimento de Sankirtana que estamos executando em todo o mundo, e isso prova que o nosso movimento de Sankirtana ainda é puro e genuíno, seguindo os passos de Sri Caitanya Mahaprabhu."

Sri Nagara Sankirtana Ki Jaya !!!

Agora qual o traje que deve ser usado no Sri Nagara Sankirtana?

"Membros da congregação devem usar roupas limpas e castas.

Os monges devem se vestir da seguinte maneira:

Homens: Dhoti e Kurta.
Mulheres: Sari"

Não que estes últimos sejam melhores devotos que os primeiros por usarem esta vestimenta. Mas porque é a vestimenta padrão aprovada por Srila Prabhupada como forma de apresentação estética adequada.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Outubro - 2011