terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sobre a culpa

Perguntas e Respostas por Srila Acaryadeva

Pergunta recebida por Srila Acaryadeva:  

Eu não reconheci corretamente o amor de minha mãe para comigo e fui ingrato. Antes que eu pudesse corrigir a situação, ela deixou seu corpo e agora eu estou sentindo muita culpa. O que posso fazer para corrigir o meu erro agora? 

Resposta por Srila Acaryadeva: 

Eu entendo como você se sente. Eu não sei se isso vai te confortar, mas muitas pessoas sensatas, se não a maioria, lamentam profundamente sobre algumas das maneiras com que eles trataram os seus pais. Eu sei que eu sou uma dessas pessoas. 

Sua consolação, e é um consolo verdadeiro, deve ser que, apesar de qualquer comportamento lamentável de sua parte, você deu a sua mãe a maior bênção na forma da consciência de Krishna. Mesmo que as queixas dela sobre certas coisas a impedia de apreciar Krishna mais, o fato é que você a ocupou de muitas maneiras na consciência de Krishna, para seu benefício eterno. 

A melhor coisa que você pode fazer agora é rezar sinceramente para Krishna para dar a ela boas oportunidades para servi-Lo. Tenho certeza Krishna ouvirá suas orações. Na verdade, a sua lamentação também é um arranjo de Krishna para induzi-lo a orar em nome de sua mãe, que irá beneficiar você e ela. 

Lamentação é como tudo: saudável na quantidade certa. Não o suficiente faz-lhe ficar desavergonhado, e em excesso dificulta seu progresso na Consciência de Krishna. Então, limpe seu coração pela lamentação, mas também mantenha-se positivo e lembre-se que Krishna lhe deu o poder de dar o maior benefício para a sua mãe através de suas orações sinceras. Também, na medida em que você avançar em consciência de Krishna, ela também irá colher os benefícios.

Com os melhores cumprimentos, 
Hridayananda das Goswami

Outubro - 2011