domingo, 18 de setembro de 2011

Superávit

Hare Krsna !!!

Também na esperança de ajudar devido a minha formação em Ciências Contábeis.

Entidades religiosas podem estipular um valor de doação ou donativo porque não visam lucro e sim superávit. Lucro é quando os ganhos excedentes ao custo são utilizados para proveito próprio e superávit é quando os ganhos excedentes ao custo são usados para a finalidade de manter as actividades da entidade religiosa.  E é por isso que em muitos países os ganhos das entidades religiosas são isentos de impostos.

Por exemplo, os Templos compram livros à BBT a um determinado valor e devem vender estes livros ao dobro do preço. Esta é a norma de Srila Prabhupada. E assim os distribuidores de livros estipulam um valor minimo de doação. Ou devem fazer uma média para alcançar este valor. Isto não é lucro. Pois estes ganhos não vão engordar a conta bancária de ninguém, mas serão utilizados única e exclusivamente para a manutenção das actividades dos Templos. E quem fala da distribuição de livros, fala de qualquer outra actividade para arrecadar fundos.

MAIS, Srila Prabhupada em relação aos livros instruiu que somente poderemos dar um livro de graça se este já estiver pago com o valor do dobro da BBT:

Madhudvisa: Bem, o senhor disse que não deveríamos dar os livros de graça. Deveríamos vender os livros.

Prabhupada: (rindo) Não, não, ele comprou, o outro comprou. Se você comprou de mim e se você da de graça para outros, qual é minha perda?

Madhudvisa: Não, não há perda.

Siddha-svarupa: Não estou dando os livros de graça.

Prabhupada: "Não, não, mesmo se ele dá os livros de graça, não há problema. Suponha que...na Africa do Sul muitos indianos compram nossos livros e dão gratuitamente a uma Biblioteca. Alguém vai lê-los. Então isto não é um erro. Se eu compro de você e depois dou de graça para outra pessoa, isto não é errado."

(Caminhada matinal, Mayapur, 08. 03.1976.)

Aqui entra a importância de uma Contabilidade mensal actualizada, clara e transparente para incentivar os possíveis doadores e para mostras sem sombra de dúvidas que os ganhos não são utilizados para proveito próprio.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari