domingo, 18 de setembro de 2011

Em frente as Deidades…

Estimados Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

"Eu já instrui você que Gargamuni deve se casar. Eles devem receber uma certidão de casamento com a maior brevidade possível. No templo, a cerimônia deve ser observada por cantar Hare Krsna antes do Agni Hotra, oferecer a manteiga clarificada com a palavra Svaha, e os noivos devem trocar suas guirlandas diante da Deidade do Senhor Krsna e a promessa de nunca se separarem. Eles devem saber que a relação corporal entre o marido e a mulher é secundária; o fator principal é que ambos devem ajudar-se mutuamente na questão do avanço ma Consciência de Krsna" 

[Carta a Brahmananda, Vrindavana agosto 4, 1967]

"Em relação ao seu casamento, eu não tenho nenhuma objeção se você fizer um casamento civil, mas um casamento na Consciência de Krsna, não há nenhuma hipótese até que a moça tenha sido iniciada".

[Carta a Hiranyagarbha, 22 de novembro Delhi, 1971]

"Quanto à proposta de uma esposa para Jitendriya, se ela está morando no Templo e se ela é mais jovem que ele e se você pensa que o casamento vai ser muito bom, a moça pode se casar com Jitendriya. Ela pode seguir os passos de seu marido em todos os aspectos e, posteriormente, convenientemente, ela pode ser iniciada."

[Carta a Bhavananda, Calcutá, 09 de setembro de 1970]

"Em relação ao seu casamento, eu aprovo, mas eu não sei qual é a implicação legal. Além disso, a moça não é iniciada. Mas se ela está trabalhando muito obedientemente no Templo, não há qualquer impedimento em casar com ela e ela pode ser iniciada mais tarde."

[Carta a Raktaka, Los Angeles, 9 jan 1970]

"Em uma cerimônia de casamento em Nova Yorque Rupanuga tinha um documento assinado tanto pelo rapaz quanto pela moça dizendo que eles prometiam nunca se separar em qualquer circunstância. Assim, você pode se corresponder com ele e fazer o mesmo."

[Carta a Satsvarupa, Londres 4 de agosto de 1971]

"Em relação ao casamento de Volcer, por enquanto eles podem se casar pelo tribunal civil, sem demora. Ambos, marido e mulher podem ser autorizados a associar-se com você e depois de alguns dias, se você recomendar para iniciação, então você pode enviar as suas contas e serão iniciados pelo correio. Nesta altura então você poderá realizar nossa cerimônia de casamento regular como de costume. Isso vai ser bom.

Casais não iniciados não podem ser casados por nós. Não devemos assumir a responsabilidade de um comum executador de casamentos. Nossa prática é para ajudar os devotos a avançar em consciência de Krsna. Em tais actividades, quando há necessidade, nós casamos nossos discípulos."

[Carta para: Jaya Gopala, Los Angeles, 11 de janeiro de 1970]

Para Srila Prabhupada o casamento era uma coisa muito séria. Para ele os votos do casamento não são somente feitos entre o futuro marido e futura espôsa, mas mais importante são os votos feitos para o Guru de que não vão se separar (salvo raríssimas excepções).

Como o Guru vai realizar uma cerimônia de casamento com pessoas que não tem nenhum comprometimento espiritual com ele?

E assim, somente devotos iniciados ou sérios candidatos a iniciação podem ser casados em cerimônia religiosa na presença da Deidade, pois eles tem um forte relacionamento com o Mestre Espiritual e comprometem-se perante o Guru, a Superalma na forma de Visnu Agni e as Deidades de que seu casamento será dedicado a Consciência de Krsna.

Salvo erro, penso que o caso colocado por Srimati Gopi Janavallabha Prabhvi, os noivos poderiam casar em frente as Deidades. Mas claro consultando suas autoridades respectivas.

Nós sabemos que existem quatro formas de casamento de acordo com o Dharma: Brahma, Daiva, Arsha e Prajapatya.

E quatro formas de casamento contrários ao Dharma: Asura, Gandharva, Raksasa e Pisaka.

No entanto, Srila Prabhupada salienta que o casamento Gandharva é o padrão em Kali Yuga.

Srila Prabhupada, 17 novembro de 1971, Nova Deli: "Esse casamento está sendo realizado, o casamento Gandharva, simplesmente mudando as guirlandas. Em Kali Yuga, os outros tipos de casamento, selecionados pelos pais, não é possível."

O casamento Gandharva é quando o rapaz e a moça simplesmente "escolhem-se" um ao outro.

Mas de acordo com Srila Prabhupada, ainda que este casamento Gandharva seja o mais utilizado, os noivos devem ser iniciados, ou devem estar seriamente comprometidos com o Mestre Espiritual a nunca se separarem (salvo raríssimas excepções) e ajudarem-se mutuamente a avançar na Consciência de Krsna.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari