domingo, 18 de setembro de 2011

Raganuga agora, Ragatmika depois.

Raganuga é Sadhana. Por favor, Raganuga é Sadhana e não a fase de perfeição. A fase de perfeição é Ragatmika.

Felizmente a última edição em inglês do "Néctar da Devoção" corrigiu o "erro" editorial das edições anteriores. Em relação ao capítulo 15 (Serviço Devocional Espontâneo) onde ao invés de constar a palavra Ragatmika consta a palavra Raganuga. Isto levou a que se confundisse por muito tempo Raganuga como somente praticável na fase de perfeição.

Raganuga é Sadhana. Por favor, Raganuga é Sadhana e não a fase de perfeição.

Do "Livro de Krsna" de Srila A.C. Bhaktivedanta Svami Prabhupada:

"Quando algumas das Gopis ficaram cansadas de dançar e mover seus corpos, elas colocaram as mãos sobre os ombros de Sri Krsna. Em seguida, seus cabelos soltaram-se e flores nestes caíram no chão. 

Quando elas colocaram as mãos no ombro de Krsna, elas ficaram completamente dominadas pela fragrância do Seu corpo o qual emanava do lótus, de outras flores aromáticas, e da polpa de sândalo. Elas tornaram-se cheias de atração por Ele, e eles começaram a beijar-se um ao outro. 

Algumas Gopis tocaram a face de Krsna na bochecha, e Krsna começou a oferecer-lhes betel mastigado da Sua boca, que trocaram com grande prazer através de beijos. E aceitando as nozes de betel, as Gopis espiritualmente avançaram.

As Gopis ficaram cansadas depois de muito cantar e dançar. Krsna estava dançando ao lado delas, e para aliviar a fadiga delas, elas pegaram na mão de Sri Krsna e colocaram-Na em seus seios levantados. A mão de Krsna, assim como os seios das Gopis, são eternamente auspiciosos, por isso, quando combinados, os dois tornaram-se espiritualmente realçados. 

As Gopis desfrutaram da companhia de Krsna, o marido da deusa da fortuna, e assim esqueceram que tinham qualquer marido no mundo. Ao serem abraçadas pelos braços de Krsna e dançando e cantando com Ele, elas esqueceram tudo.

No segundo canto do Srimad Bhagavatam, Maharaja Pariksit também explica que os passatempos e actividades do Senhor Krsna são o remédio para as almas condicionadas. Se elas simplesmente ouvirem sobre Krsna tornar-se-ão aliviadas da doença material. Elas são viciadas em gozo material e estão acostumadas a ler literatura de sexo, mas por ouvir esses passatempos transcendentais de Krsna com as Gopis, elas serão aliviadas da contaminação material.

Como elas devem ouvir e de quem também é explicado por Sukadeva Gosvami."

Por favor, ler o capítulo todo com a explicação de Srila Prabhupada. 

A única forma de nos livrarmos da lúxuria é absorvermo-nos no cantar dos Santos Nomes e nas Lilas (Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e Madhurya) de Krsna como descritas pelos devotos puros como Srila Prabhupada.

Por Srila Hrydayananda Dasa Gosvami:

"Um devoto que ainda não consegue meditar profundamente em Krsna deve almejar esse estado. Em outras palavras, não podemos ser indiferentes, devemos cultivar o desejo de progredir.

Prabhupada apreciava muito os devotos que trabalhavam sinceramente para sua missão. Mas também ele queria que esses devotos procurassem ler seus livros e cantar os nomes de Krsna para receber plenamente os frutos desse trabalho devocional."

O que é condenável é:

1 - não executar serviço prático externo,

2 - receber prematuramente o Siddha Deha (Sidha Pranali) ou não receber no momento certo (através do Diksa Guru, Siksa Guru ou via Maha Mantra)

3 - impor somente Madhurya Rasa como Rasa exclusiva.

Tudo isso é condenável. Mas o Raganuga Sadhana de ouvir os passatempos de Krsna não é condenável. 

Receber o Siddha Deha prematuramente é condenável. Mas não receber no momento oportuno também é condenável.

Raganuga é Sadhana. Por favor, Raganuga é Sadhana e não a fase de perfeição. Somente ficaremos livres da luxúria por ouvir constantemente os passatempos transcedentais de Krsna.

Por Sriman Pusta Krsna Prabhu:

"Evite a tendência de imitar os habitantes de Vrndavana. Melhor do que isso, ouça acerca das suas maravilhosas actividades e os sentimentos que expressam. Simplesmente por ouvir acerca destas actividades, o nó dentro do coração, "Hrdaya-granti" será cortado."

De facto, já no inicio da vida devocional (Bhajana Kriya) fica delineado se alguém segue Vaidhi Sadhana ou Raganuga Sadhana.

Raganuga é muitas vezes definido como serviço espontâneo. E Vaidhi como serviço regulado. Mas um outro nome para Vaidhi de acordo com Jiva Goswami é Ajata Ruci Raganuga; e Raganuga num estágio espontâneo é Jata Ruci Raganuga.
E assim na verdade tudo é Raganuga.

Raganuga que não é espontâneo (Ajata Ruci Raganuga) e Raganuga que é espontâneo (Jata Ruci Raganuga).

Então quando afirmamos que Raganuga Bhakti somente começa na fase avançada de Ruci, isto significa Jata Ruci Raganuga. Mas o Raganuga Sadhana (Ajata Ruci) já começou desde o início.

CC Madhya 22-155: "Quando um devoto avançado e realizado ouve sobre os assuntos dos devotos de Vrndavana - nos humores da Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e Madhurya - ele torna-se inclinado a um desses caminhos, e sua inteligência torna-se atraída . Na verdade, ele começa a desejar esse tipo particular de devoção."

Aqueles que seguem as diretrizes da sucessão discipular são devotos avançados e realizados embora ainda não tenham alcançado a perfeição. Avançado e realizado não significa aqueles que estão a rolar no chão em êxtase.

Mas simplesmente que tem fé de que Krsna é a Suprema Personalidade de Deus e aceitam seguir rigidamente os 4 princípios.

No Bhakti Sandharbha Anuccheda 311, Srila Jiva Goswami explica:

"Devotos que apresentam interesse em praticar Raganuga Bhakti, mas ainda são Ajata Ruci Raganugas (sem muito gosto por ouvir e cantar), devem combinar os princípios de Vaidhi Bhakti com a prática de Raganuga Bhakti."

CC Adi 4-34 - Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada
"Apreciação natural especial da descrição de um passatempo específico de Deus indica a posição constitucional de uma entidade viva." (Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada - CC Adi 4-34)

Raganuga é Sadhana. Por favor, Raganuga é Sadhana e não a fase de perfeição.

sadhana ekane, siddhio ekane
bhaver gocar seekane jadi ta,
dekhite na pao, marile dekhibe ke

"O Sadhana é para este mundo, Siddhi também acontece aqui, podendo ser percebido em Bhava. Assim, se nós não vemos Krsna aqui, como O veremos após a morte?" (Mana Siksha)

Também faz parte do Raganuga Sadhana refugiar-se em Nityananda Prabhu e consequentemente Caitanya Mahaprabhu servindo-Os em Dasya Rasa (os Gaudiya Vaisnavas simultaneamente servem em Gaura Lila e Krsna Lila) para podermos adentrar em Vrndavana.

E com a misericordia Deles podemos avançar.

Não é que cantamos o Panca Tattva Maha Mantra e somente depois de sermos devotos puros cantamos o Maha Mantra Hare Krsna. 

Não, logo em seguida de cantarmos o Panca Tattva Maha Mantra cantamos o Maha Mantra Hare Krsna.

Não é que adoramos as Deidades de Sri Sri Gaura Nitai e somente depois de sermos devotos puros adoramos as Deidades de Sri Sri Radha Krsna. 

Não, logo em seguida de adorarmos as Deidades de Sri Sri Gaura Nitai adoramos as Deidades de Sri Sri Radha Krsna. Não é que somente grandes almas e Brahmanas muito qualificados possam oferecer serviço às Deidades de Sri Sri Radha Gokulananda em Nova Gokula.

Não é que lemos sobre as actividades do Senhor Caitanya com Seus associados em Dasya e somente depois de sermos devotos puros lemos os passatempos de Krsna com Seus associados em Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e Madhurya. 

Não, logo em seguida de lermos as actividades do Senhor Caitanya com Seus associados em Dasya lemos sobre as actividades de Krsna com Seus associados em Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e Madhurya.

Ao ouvirmos os passatemos de Krsna em Vrndavana poderemos ficar atraídos ou por Santa ou Dasya ou Sakhya ou Vatsalya ou Madhurya. Isto tem que ser cultivado desde o inicio. Isto é uma inclinação natural.

Srila Bhaktivinoda Thakura - Jaiva Dharma sobre Raganuga Sadhana Bhakti - Cap 21

"Vrajanatha: Qual Rasa eu devo cultivar em Raganuga Bhakti?

Babaji: Baba, olhe para sua própria natureza. Por causa desta natureza você tem uma certa inclinação. De acordo com esta inclinação você naturalmente aceita uma Rasa particular. 

Você deve seguir os passos de uma alma eternamente liberada que serve o Senhor nesta Rasa. Você deve examinar cuidadosamente esta sua inclinação. Se você está inclinado ao caminho de Raga Marga então você deve seguir sua inclinação. Se você não está inclinado ao caminho de Raga Bhakti, então você deve seguir o caminho de Vaidhi Bhakti."

1 - Aqueles que se sentem atraidos pelos passatempos de Sita Rama, Krsna em Dvaraka ou Laksmi Narayana em Vaikuntha seguem Vaidhi Sadhana e todos os principios regulativos de Vaidhi.

2 - Aqueles outros que se sentem atraidos pelos passatempos de Krsna em Vrndavana com Suas flautas e vaquinhas (Santa), servos (Dasya), amigos (Sakhya), pais (Vatsalya) e amantes (Madhurya), estes que se sentem atraidos pelos passatempos de Vrndavana, seguem Raganuga Sadhana e todos os principios regulativos de Vaidhi, com excepção de Mudra, Nyasa e Pranayama, cantam 16 voltas, distribuem muitos livros, administram, etc, etc.

Raganuga é Sadhana. Por favor, Raganuga é Sadhana e não a fase de perfeição. A fase de perfeição é Ragatmika.

E portanto, trabalho agora e Samadhi depois significa, Raganuga agora e Ragatmika depois.

Vosso servo
Prahladesa Dasa 

"O Gita Govinda, os casos amorosos de Radha e Krsna, não é para os estudantes neófitos ... Se você está realmente avançando em serviço devocional, então o sintoma será que você não terá mais anseios materiais. Isso é real. Então, se você realmente ouve sobre os passatempos de Krsna com Radharani, então hrd-roga-kaman apahinoti, então a nossa doenças do coração, desejos luxuriosos, desaparecerão. Este é o resultado. Tenho dito repetidamente. 

Então, se você se torna mais luxurioso, vendo os passatempos de Krsna com Radharani ou ouvindo, isso significa que você não está apto. Pare. Pare. Não seja tolo." (AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada, Palestra sobre Caitanya Caritamrta Adi-lila 1, 6, Mayapura, 30 de março de 1975)

No Bhakti Sandarbha Srila Jiva Goswami explica que existem diferentes graus de intimidade nos passatempos do Senhor em Madhurya Rasa.

kintu rahasya-līlā tu pauruṣa-vikāravad-indriyaiḥ pitṛ-putra-dāsa-bhāvaiś ca nopāsyā svīya-bhāva-virodhāt | rahasyatvaṁ ca tasyāḥ kvacid alpāṁśena, kvacit tu sarvāṁśeneti jñeyam
Bhakti Sandarbha - 338

"Não se deve adorar ou ouvir passatempos confidenciais se um devoto (homem) torna-se excitado, ou está no humor de pai ou de servo. Mas é preciso saber que a confidencialidade destes passatempos é as vezes parcial e as vezes completa."

Se ocorre esta alteração, é preciso saber que não se está preparado.

No Priti Sandarbha Srila Jiva Goswami explica os diferentes graus de intimidade entre um herói e uma heroina:

sandarsana-samjalpa-samsparza-samprayoga-laksana-bheda-catustaya-bhinnatvam drisyate
Priti Sandarbha - 375

"As quatro categorias diferentes de percepção são: ver (Sandarsana), falar com (Samjalpa), tocar em (Samsparsa) e união sexual com (Samprayoga)."

Portanto, alguns passatempos poderão afectar devotos não qualificados. E assim é preciso seleccionar passatempos que podem ser ouvidos.  Com um grau menor de intimidade. Mas não podemos negligenciar ouvir os passatempos do Senhor em Madhurya Rasa, pois esta é a única forma de nos purificarmos da luxúria material ao cantarmos Hare Krsna e ouvirmos os passatempos do Senhor (Srimad Bhagavatam 10.33.39)

Portanto, alguns ouvirão primeiro as Lilas em Madhurya Rasa de separação (Ayukta) e outros já mais aptos as Lilas de Madhurya Rasa de união (Yukta).

Afinal de contas como Srila Prabhupada explicou; não estamos aqui para "boicotar" as Gopis.

Nem tampouco estamos aqui para "boicotar" os Gopas, Sakhas, Dasas e Santa Bhaktas.

mukhya-raseṣu purā yaḥ saṁkṣepeṇodito rahasyatvāt |
pṛthag eva bhakti-rasa-rāṭ sa vistareṇocyate madhuraḥ ||Ujjvala-nīlamaṇi 2||

"Madhura-rasa, the king of all bhakti-rasas, which was described only briefly in Bhakti-rasāmṛta-sindhu among the chief rasas because of its confidential nature, is described in detail here, since this work remains confidential with the devotees."

Jīva:

"Madhura-rasa, the king of all bhakti-rasas, which was described only briefly in Bhakti-rasāmṛta-sindhu among the chief rasas because of its confidential nature, is described in detail here, since this work remains confidential with the devotees.

It was previously described briefly because it is very confidential. This rasa is hidden from persons opposed to the Lord, who are without taste, since they equate it with material conjugal rasa. Even highly respected persons are not skilful at understanding the meaning of Bhāgavatam. This rasa is also difficult for them to understand. Therefore it should be hidden from them as well. What then to speak of materialistic people?"

Viśvanātha:

"This topic is unsuitable even for those who have given up the material path, and who have taste for śānta, dāsya, sakhya and vātsalya rasa, but who do not have taste for ujjvala-rasa (nivṛtta)--since they see it as material, seeing it from the point of view of material lust."

if one gets male transformations – puruṣa vikāra

vikrīḍitaṁ vraja-vadhūbhir idaṁ ca viṣṇoḥ (ŚB 10.33.39)

Aqueles inclinados por Madhurya purificam-se por ouvir os passatempos conjugais do Casal Divino. Por ouvir tais passatempos a luxúria diminuiu ao invés de aumentar, pois tais passatempos são totalmente espirituais.

Aqueles que almejam outras Rasas que não Madhurya se purificam da luxúria por absorverem-se nos passatempos respectivos a que estão inclinados.

 Having said that, the vast majority of people, and among them devotees, cannot accept that God has sex.

They vehemently reject and abhor such an idea.
SB 10.33.39 is not for Raganuga Bhaktas in dasya, sakhya and vatsalya.

"Anyone who faithfully hears or describes the Lord’s playful affairs with the young gopīs of Vṛndāvana will attain the Lord’s pure devotional service. Thus he will quickly become sober and conquer lust, the disease of the heart." (SB 10.33.39)

“In unalloyed love of Godhead we have to engage our senses, sar vendriya, all the senses. This means that sex is also to be engaged in Krsna consciousness. 

The conception of God as father or mother (vatsalya-rasa), does not allow engagement of one’s sex in the service of the Lord, because there is no sexual relationship with the father and mother. 

But in the conception of God as a lover, there is sexual engagement also. Therefore, Caitanya Mahaprabhu gave the most perfect information of our engagement with the Supreme Lord.”

“Sri Caitanya Mahaprabhu informs us that one can even have sexual engagement with the Lord. This information is Caitanya Mahaprabhu’s unique contribution. 

In this material world, sexual engagement is considered to be the highest engagement, the greatest pleasure, although it exists only in a perverted form. 

No one, however, has conceived that there can be sexual engagement in the spiritual world. There is not a single instance of such theology anywhere in the entire world. 

This information is given for the first time by Caitanya Mahaprabhu; one can have the Supreme Personality of Godhead as one’s husband, as one’s lover.”

“This is possible in the worship of Radha and Krsna, but no one, especially impersonalists can understand Radha-Krsna. The impersonalists have no idea; they cannot even conceive that God has form. 

But Caitanya Mahaprabhu says that not only does God have form, but He has sex life also. This is the highest contribution of Caitanya Mahaprabhu.”

[Srila Prabhupada from “Science of Self Realisation” 8]

Before Stayibhava solidifies, all devotees can and must hear about Rasa Lila according to SB 10.33.39. 

After Stayibhava solidifies they cannot because there may be Rasabhasa.

For example, devotees in Vatsalya cannot hear pastimes in Madhurya. It's incompatible.

Vosso servo
Prahladesa Dasa