domingo, 18 de setembro de 2011

Encaminhar os filhos por diferentes Samskaras

Queridos Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Com vossa permissão, algumas considerações.

Numa das mensagens sobre este tópico foi levantada a questão de porque alguns devotos iniciados não usam, às vezes, o nome de iniciação e usam o nome ocidental.

Bem, penso que é exatamente como no caso da roupa devocional e roupa ocidental. Às vezes, devoto(a)s utilizam roupa ocidental e nome ocidental para terem acesso a locais e ambientes não muito favoráveis e desta forma integrarem-se e disseminarem a Consciência de Krsna. Muitos distribuidores de livros sabem que somente poderão entrar num prédio de escritórios desta maneira. E assim como este, muitos exemplos não só na distribuição de livros, mas em diferentes situações. Um devoto fará tudo para propagar a Consciência de Krsna. De outra forma, não há porque ter receio de usar a roupa e nome devocionais...;)

Em relação ao nome devocional para os filhos, obviamente os pais quererão dar um nome relacionado à Krsna para seus filhos. Sem dúvida estes Nomes ajudam a cultivar a Consciência de Krsna de todos.

Especificamente cá em Portugal não é permitido por Lei dar um nome ao filho que não conste de uma lista oficial. E nem falando com o Presidente da República consegue-se alterar isso. É um norma bastante rigida. Os portugueses de uma forma fortemente conservadora não querem nomes "estranhos" à cultura portuguesa.

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/vocabulos-admitidos-e/downloadFile/file/NomesAdmit.pdf?nocache=1214922851.67

E assim alguém pode ter um nome portugues de Amorzinda mas não pode se chamar Nikunja Vilasini Devi Dasi...;)

Eu registei meu filho com um nome portugues "Lucas". E o nome devocional dele é Atma Nivedana Dasa. Atma Nivedana = Entregar tudo para Krsna. É Atma Nivedana Prabhuzinho para aqui e Atma Nivedana Prabhuzinho para ali e dessa forma eu sempre me lembro que tenho que entregar tudo para Krsna...;)

Então assim como eu tenho um nome ocidental e devocional, ele também tem. Tanto ele quanto eu damos preferência ao nome devocional e utilizamos o ocidental quando necessário para propagar a Consciência de Krsna...;)

Penso que Sriman Stefano Prabhu nunca disse que era contra dar nomes devocionais aos filhos, embora pense que tenha se expressado de forma não muito clara.

O que me pareceu é que ele disse que mesmo que um filho tenha nome devocional e os pais tenham se esforçado ao máximo para dar uma educação consciente de Krsna, poderá acontecer que os filhos optem, porque são seres individuais, por um outro caminho. E nós sabemos que isso muitas vezes acontece. Com frequência.

Então aqui surge um questionamento bastante interessante levantado por Sriman Stefano Prabhu no que diz respeito até que ponto estamos dispostos a amar nossos membros familiares mesmo que eles não sigam estritamente a Consciência de Krsna.

Podemos considerar duas afirmações de Srila Prabhupada:

Numa, ele afirma que quando os membros familiares são desfavoráveis à Consciência de Krsna, devemos rejeitá-los.

Uma outra declaração diz, por exemplo em relação a esposo e esposa:

Srila Prabhupada: "No Bhagavad-Gita, no entanto, o Senhor diz: na mam duskrtino mudhah prapadyante naradhamah: [Bg 7.15.] "Aqueles canalhas que não se rendem a Mim são os mais baixos da humanidade "Naradhama" significa não devoto. "Sri Caitanya Mahaprabhu também disse, yei bhaje sei bada, abhakta-hina chara[Cc. Antya 4,67]. Qualquer um que é um devoto é sem pecado. Aquele que não é um devoto, no entanto, é o mais caído e condenado, e recomenda, portanto, que uma esposa casta não se associe com um marido caído. Um marido caído é aquele que é viciado em quatro princípios da actividade pecaminosa - sexo ilícito, comer carne, jogos de azar e intoxicação. Especificamente, se uma pessoa não é uma alma rendida à Suprema Personalidade de Deus, entende-se como sendo contaminada. Assim, uma mulher casta é aconselhada a não concordar em servir tal marido. Não é que uma mulher casta deve ser como uma escrava, enquanto o marido é Naradhama, o mais baixo dos homens. Embora os deveres de uma mulher sejam diferentes dos de um homem, uma mulher casta não esta destinada para servir o marido caído. Se o marido está caído, recomenda-se que ela desista de sua associação. Desistindo da associação de seu marido não significa, no entanto, que uma mulher deve se casar novamente e, assim, entrar na prostituição. Se uma mulher casta, infelizmente, se casa com um marido que está caído, ela deve viver separada dele. Da mesma forma, um marido pode separar-se de um mulher que não é casta de acordo com a descrição do Sastra. A conclusão é que um marido deve ser um Vaisnava puro e que uma mulher deve ser uma esposa casta, com todos os sintomas descritos neste sentido. Desta forma, os dois serão felizes e farão progresso espiritual na Consciência de Krsna. "

(SB 7.11.28)

Então contrapondo as duas afirmações de Srila Prabhupada (como devemos sempre fazer) podemos concluir que se um membro familiar impede nosso avanço na Consciência de Krsna, devemos abandonar sua associação, mas mesmo assim continuamos conectados com estes membros e sempre prontos para auxiliá-los e orientá-los na medida de nossas capacidades. Este é o amor incondicional de um Vaisnava por seus membros familiares não devotos (cônjuges, filhos, mãe, pai, etc) e por toda uma vida.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Hare Krsna !!!

Prostradas reverências. _/\_

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Interessante. Quando nós procuramos um nome para nosso filho escolhemos "Lucas" que quer dizer luminoso, brilhante.

Porque Krsna, pensamos nós, eu e minha esposa naquele momento, além de ser realmente muito brilhante...;) também é a luz de nossas vidas...;)

E assim os nomes Atma Nivedana e "Lucas" lembram-nos sempre de Krsna.

Wellinton = de uma família de próspera posição (Krsna)

Stefano = coroado de louros, vitorioso (Krsna)

Não esquecendo que o Sânscrito é a língua de Krsna Loka, quereremos dar nomes espirituais em Sânscrito. Mas também não esquecendo que todas as línguas derivarão de uma forma ou outra do Sânscrito e assim poderemos conectar tudo com Krsna...;)

Carta de Srila Prabhupada para: Madhusudana

Los Angeles

1 de fevereiro de 1968

"Sim, sânscrito é falado não só em Krsna Loka, mas também nos planetas dos semideuses. Ela é chamada a linguagem de Deus e dos semideuses. Foi

também falada neste planeta, quando as pessoas eram todas piedosas. Sânscrito é a origem de todas as línguas dos povos civilizados. É a mais perfeita, não apenas descritivo, a palavra "sânscrito'' significa "o mais perfeito''.

Porque nem uma única palavra você pode pronunciar sem ter um princípio de boa-fé. Não é como o idioma Inglês, "mas, coloque'' com diferença de pronúncia irracional, sem princípios. Sânscrito não é assim. Por isso, é perfeita. Não é caprichosa.

A poesia inglesa tem uma linha de 2,5 centimetros de comprimento, e a próxima linha 1.500 centímetros de comprimento.

Sânscrito não é assim. Existem princípios rígidos, e é assim bonito. Portanto, no idioma sânscrito um homem comum não pode se tornar um poeta. Nenhuma outra língua do mundo pode ser comparada com sânscrito. Nenhuma outra linguagem do mundo é tão perfeita como o sânscrito. Qualquer linguagem perto do dioma sânscrito (como o bengali) está mais próximo da perfeição. O sânscrito é pronunciado da mesma forma aqui ou ali, é o padrão."

Vosso servo

Prahladesh Dasa

"7. Um linguista Maravilhoso (pessoa versada em diferentes línguas)

Rupa Gosvami diz que uma pessoa que conhece as línguas dos diferentes países, especialmente a língua sânscrita, que é falado nas cidades do semideuses - assim como outras línguas do mundo, incluindo a dos animais - é chamado um linguista maravilhoso. Depreende-se desta afirmação de que Krsna também pode falar e compreender a língua dos animais. Uma senhora idosa em Vrndavana, presente no momento dos passatempos de Krsna, uma vez afirmou, surpresa: "Como é maravilhoso que Krsna, que é dono do coração de todos as jovens de Vrajabhumi, pode muito bem falar a língua de Vrajabhumi com as gopis, enquanto que em sânscrito Ele fala com os semideuses, e na língua dos animais Ele pode até falar com as vacas e búfalos! Da mesma forma, na linguagem da Província da Caxemira, e com os papagaios e outras aves, assim como na maioria das línguas comuns, Krsna é tão expressivo!"

Ela perguntou as Gopis de como Krsna havia tornado-se tão perito em falar tantos tipos diferentes de idiomas."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Encaminhar os filhos por diferentes Samskaras

Na tradição Védica, na cultura Védica e na ISKCON os pais tem a obrigação de encaminhar os filhos por diferentes processos reformatórios (Samskaras) que ajudam os mesmos a conectá-los à vida espiritual, como por exemplo, entre outros:

Garbhana Samskara para conceber um filho:

"Grhasthas podem ter vida sexual apenas de acordo com a ordem do Guru."

SB 7.12.11

"O sêmen é para ser usado quando se tem um lar, uma esposa e a intenção de gerar filhos, caso contrário, não há permissão para utilizar o sêmen."

SB 4.8.1

"Nossos Grhasthas devem cantar 50 voltas de Japa antes de conceber uma criança."

Carta de Srila Prabhupada para

Madhusudana 19 de maio de 1976

"Se o marido e a esposa não seguem as regras acima, então, apesar de estarem casados suas relações são consideradas ilícitas."

SB 4.27.5

Então a preocupação em dar Consciência de Krsna para os filhos começa no acto sexual.

Nama Karana Samskara para dar o nome ao filho(a):

Significa que oficial e publicamente os pais declaram o nome dos filhos e escolhem um nome auspicioso e espiritual. No caso dos Vaisnavas um nome relacionado com Krsna.

É interessante notar que noutras vertentes religiosas, os pais também escolhem nomes religiosos.Alguns exemplos entre muitos:

Muçulmanos

Abdul-Wahid - o Servo de Alá

Abdul-Muta'al - o Servo do mais Alto

Mu'tasim - Aderente (à fé, a Deus)

Taymullah - o Servo de Deus

Amtullah – a Servidora de Alá

Rida - Favorecida por Deus

Sakinah – de mente inspirada por Deus

Judeus

José - Deus acrescentará

Zacarias - a lembrança de Deus

Elza - Deus é minha alegria

Daniela - Deus é meu juiz

O Babycenter fez uma pesquisa interessante:

http://brasil.babycenter.com/

"O papel da religião na escolha do nome dos filhos...;)

Católicos e espíritas dão nome de anjos; evangélicos, do Antigo Testamento

O jeito de escolher o nome do bebê muda dependendo da religião dos pais. Foi o que revelou a pesquisa BabyCenter Brasil sobre nomes de bebê em 2010, respondida por 9.500 leitores que disseram ter escolhido o nome para um filho ao longo do ano.

Perguntamos àqueles que disseram ter dado nome religioso para o filho qual foi sua inspiração exata. Veja os mais votados de acordo com cada religião:

Católicos:

1. Nome de anjo - 34%

2. Nome de santo - 28%

3. Nome do Novo Testamento - 21%

4. Nome do Antigo Testamento - 16%

Espíritas:

1. Nome de anjo - 33%

2. Nome de santo - 21%

3. Nome do Novo Testamento - 16%

4. Nome do Antigo Testamento - 16%

Evangélicos:

1. Nome do Antigo Testamento - 52%

2. Nome do Novo Testamento - 37%

3. Nome de anjo - 12%

4. Tradição de família - 7%"

A seguir a excelsa explicação de Srila Bhaktivinoda Thakura no "Sri Harinama Cintamani":

"O Santo Nome pode ser classificado em dois tipos: primário e

secundário.

Ao tomar refúgio dos Nomes primários de Krsna, a Jiva obtém o benefício real da vida espiritual. Os Santos Nomes do Senhor que descrevem Seus passatempos transcendentais e que contêm todas as excelências espirituais do Senhor são definidos como Nomes primários.

Eles são, por exemplo: Govinda, Gopala, Rama, Sri Nandanandana, Radhanatha, Hari, Yasomati Pranadhana, Madana Mohana, Syamasundara, Madhava, Gopinatha, Vrajagopal, Raksala, Yadava, e assim por diante. Quem canta os Nomes do Senhor, que retratam Seus passatempos eternos podem alcançar a morada suprema do Senhor.

Os Nomes secundários e seus sintomas

Os Vedas descrevem o Senhor com Nomes que mostram Sua afiliação com Sua energia material. Estes são os seus Nomes secundários, por exemplo, o Criador, Superalma, Brahman, o mantenedor e aniquilador do mundo, Yajneswar, Hara, etc

Esses Nomes do Senhor são invocados por aqueles que buscam actividades fruitivas e conhecimento empírico. De acordo com as instruções Vedicas, a

recitação destes Nomes secundários irá resultar em piedade e salvação. No entanto, Krsnaprema, o resultado mais perfeito de cantar o Santo Nome do Senhor, é atingida apenas por almas santas que invocam os Nomes primários de Krsna.

O Nome puro e Namabhasa; diferentes resultados.

Se o Santo Nome é pronunciado apenas uma vez, embora impuramente, ou se o som é simplesmente ouvido, em seguida, a entidade viva, independentemente de sua alta ou baixa casta é imediatamente liberada. Esta é a declaração das escrituras. E, além disso, quando o Santo Nome é cantado no estágio de limpeza (Namabhasa, a fase em que as impurezas são levadas do coração de quem canta), então o maior objectivo é atingido após algum atraso.

Todos os outros resultados auspiciosos piedosos incluindo a liberação podem ser

facilmente alcançado em Namabhasa, mas a realização do amor a Deus  é suspenso por um tempo até que a Jiva atinja o ápice de cantar o Nome puro ou Suddhanama. Obtém-se o amor a Krsna só depois de chegar a esta fase de cantar puro. Em Namabhasa, o pecado e desejos indesejados no coração são eventualmente dissipados; depois, o devoto canta puramente. Suddhanama oferece ao

devoto o maior sucesso espiritual, o amor a Krsna.

Vyavadhana ou "ruptura" causa ofensa

O cantar deve ser livre de qualquer forma de interrupção, porque isso irá resultar em ofensas contra o Santo Nome, que por sua vez representará um obstáculo intransponível no caminho para o sucesso. Vyavadhana ou "ruptura" é de dois tipos. O primeiro tipo é conhecido como Varna-vyavadhana ou interrupção nas sílabas. Por exemplo,  na palavra Bengali "hathikari'", "ha" e "ri" a última sílaba podem ser colocadas juntas para formar "Hari", um nome de Krsna. Mas porque o "thi-ka" sílabas estão inseridas no meio, a repetição de "Hathikari" não vai dar benefício real. No entanto, a palavra islâmica "Haram" não é pervertida por tal ruptura das sílabas ou Varna-vyavadhana. As sílabas que compõem o Santo Nome "Ram" estão ininterruptas, portanto, falando "Haram" a palavra dá a liberação porque é Namabhasa.

O segundo tipo de Vyavadhana é chamado Tattva-vyavadhana ou confusão de conclusões filosóficas. Este delito é muito mais grave. O Nome do Senhor Krsna e o Senhor Krsna não são

diferentes. Mas alguém que está poluído pela filosofia Mayavadi imagina que eles estejam separados. Tal conclusão é uma atitude ofensiva claramente contra todos os ensinamentos Védicos e destrói totalmente a vida espiritual. É impossível obter Krsnaprema de tal cantar.

Em resumo, deve-se entender correctamente que o Santo Nome é idêntico ao próprio Senhor. Os nomes principais de Krsna devem ser cantados como Suddhanama, desprovidos de Namabhasa e da Aparadha de Vyavadhana. A pessoa que tem estas considerações no coração e canta Suddhanama mesmo uma única vez é considerado um Vaisnava.

E deve ser servido com fé e devoção."

Srila Bhaktivinoda Thakura Ki Jaya !!!

E assim os Nomes Divinos despertam o nosso amor adormecido por Deus e nos levam ou a Vaikunthaloka (Nomes secundários de Deus) ou a Krsnaloka (Nomes primários de Deus)...;) ainda que indirectamente recitados e mesmo que não sejam em Sânscrito...;)

E além destes diversos Samskaras, um Vaisnava, sabendo que cada ser é um indivíduo com desejos próprios, mostrará amor incondicional por seus membros familiares não devotos (cônjuges, filhos, mãe, pai, etc) e por toda uma vida, auxiliando-os e orientando-os na medida das suas capacidades.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari