sábado, 13 de agosto de 2011

Harer nama harer nama

Prabhu Vrajakishora,

por favor, aceite minhas reverências.

Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Muito boa sua ideia de apresentar um projeto à Prefeitura para eliminar os bares da Lapa, não fossse esta a era da escuridão e da ignorância. Infelizmente, uma ação desta por parte dos devotos só faria com que a sociedade mais ampla ridicularizasse o movimento, até porque seus negócios de bebidas alcoólicas não são "infrutíferos" como o senhor caracterizou, ao menos não do ponto de vista financeiro, que é o que interessa a eles. Um projeto de transformação de um bairro boêmio nos moldes bramínicos seria jogar pérolas aos porcos, e no mínimo uma ação inocente e sem dúvida, infrutífera. Sair em sankirtana, no entanto, é a melhor forma de conscientização, pois é o melhor processo de purificação para esta era.

harer nama harer nama     harer namaiva kevalam

kalau nasty eva nasty eva     nasty eva gatir anyatha

"Nesta Era de Kali não há outra maneira, não há outra maneira, não há outra maneira para a auto-realização do que cantar os santos nomes, cantar os santos nomes, cantar os santos nomes do Senhor Hari". (Cc. Adi 17.21)

Pouco a pouco os Santos Nomes limpam o coração dos frequentadores e donos de bares e casas de shows da Lapa. Os harinamas lá realizados são sempre experiências únicas e extáticas, e a receptividade é enorme! É importante que os devotos estejam vestidos adequadamente, em saris e dothis e kurtas, pintados com tílaka, cabelos arrumados, num contraste com as vestimentas que comumente vemos nos frequentadores da Lapa. Estar vestidos adequadamente, com roupas devocionais limpas e castas, pode não nos caracterizar internamente como devotos, mas nos caracteriza exteriormente, para que aqueles que nos vêem passar possam identificar: "olhem! são os devotos Hare Krishna, com suas roupas coloridas e seu canto encantador, distribuindo alegria e deliciosos docinhos!"

O objetivo do harinama NÃO é oferecer entretenimento aos devotos.

É oferecer Krishna às almas condicionadas, é o despertador dos que dormem o sono de Kaliyuga.

Quando o sono é profundo demais, não adianta pregar e falar das maravilhas de levantar às 3h30 da manhã para cantar japa e assistir ao Mangala porque as pessoas não compreenderão. É preciso cantar Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare / Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare e oferecer prasadam.

Prabhupada disse em carta a Madhusudana Dasa em 30 de janeiro de 1970 que"todos devem sair às ruas em sankirtana tanto quanto possível" (Ele escreveu sakirtana party, expressão utilizada em inglês para designar harinamas). Os harinamas na Lapa têm um efeito incalculável, alguns deles visíveis, outros não. O Senhor Gouranga imbui os devotos de Rio de Janeiro mandir de misericórdia e dezenas de jovens nos seguem pelas ruas da Lapa, cantando os Santos Nomes e dançando em êxtase. Há sempre distribuição de bolinhas doces, porque Srila Prabhupada dizia que um programa espiritual não está completo se não houver prasada, e há também distribuição dos livros de Srila Prabhupada e de panfletos que depois levam às pessoas a visitar o templo do Senhor Jagannatha! Tamanha é a misericórdia que temos caso na congregação de devotos que entraram para o movimento da consciência de Krishna depois de participarem de um Harinama na Lapa! Haribol!! Jay Gouranga!!

Em seu "Harinama eva kevalam - um manual para realização de harinama-sankirtana público", Sua Santidade Indradyumna Swami e Sri Prahlada prabhuji escrevem sobre as vestimentas durante a realização deste yajna:

"Os devotos devem vestir-se respeitavelmente no harinama-sankirtana. Todos devem usar sapatos e ter tílaka e kanti-mala. Os homens devem estar bem barbeados, e se suas cabeças não estiverem raspadas, seus cabelos devem estar limpos. Eles devem vestir dhoti e kurta, e as moças devem vestir sari. Se possível, as moças devem decorar seus rostos com pontos de gopi. Essas coisas são muito atrativas e ajudam a criar uma atmosfera festiva".

Quanto maior o número de devotos participando do cantar público congregacional dos santos nomes das ruas e maior a qualidade da apresentação (instrumentos bem tocados, devotos bem vestidos, como Prabhupada gostava), mais atrativo será o movimento Hare Krishna para quem ainda não o conhece e mais almas condicionadas serão purificadas pelo ouvir e cantar dos nomes do Senhor Goura-Hari. Este é o sacrifício para nossa era, esse é o poder do maha mantra Hare Krishna!

Sua serva,

Govinda-vallabhi dasi (IdS)