sábado, 13 de agosto de 2011

“Dorme cedo e acorda cedo”

“Ultimamente, em minhas palestras públicas sobre a filosofia da consciência de Krishna, dirigindo a um público não-devoto, principalmente a um público ligado ao yoga, ao explicar o sádhana de bhakti-yoga, tenho dito mais ou menos assim: “Se existe um conselho que, com toda certeza, é válido para qualquer pessoa, sem quaisquer considerações em termos de religião, filosofia, cor, nível social, nacionalidade, etc., esse conselho é o seguinte_ Dorme cedo e acorda cedo”. Estou completamente convencido de que esse simples conselho pode causar uma revolução, no bom sentido, na vida espiritual da pessoa. É a chave que abre facilmente a porta que nos introduz a uma condição de vida muito mais satisfatória e produtiva_ um simples passo que pode resultar num tremendo benefício para qualquer pessoa e, principalmente, para os devotos. A tradição popular costuma dizer: “Deus ajuda a quem cedo madruga”.

Aqueles que moldaram suas vidas para adotar a rotina de acordar cedo sabem o valor que isso representa a nível de avanço espiritual individual. O conhecimento védico afirma que as duas horas antes do sol aparecer, período esse chamado de brahma-muhurta, são as horas ideais para a meditação. Nessa hora da madrugada, a atmosfera já foi toda renovada, a mente está descansada e tranqüila, não há ruídos nem interferências, os celulares estão mudos, em suma, tudo é favorável para meditar no santos nomes. Ao raiar o dia, quando aparecem os primeiros raios de sol, é dito que é a hora em que a pessoa torna-se mais criativa. Os melhores pensamentos aparecem na mente nesse período do dia. Experimente ler as escrituras ou escrever algum texto nessa hora... Aqueles que aproveitam essas horas do dia para a prática espiritual sabem muito bem o benefício que isso traz.

Quantas pessoas desperdiçam essas horinhas matinais, que são, sem dúvida, as melhores horas do dia. Para elas, o dia começa tarde e termina tarde. Ficam na frente da televisão ou viram a noite em busca de desfrute ou tagarelando. Outros entram pela madrugada adentro para estudar ou ler. O problema é que a pessoa adquire o hábito de dormir tarde e acordar tarde e, na maioria dos casos, não conseguem mais adotar um hábito mais saudável, pois o corpo e mente já estão totalmente ajustados e condicionados à uma rotina insalubre. É dito que as horas de sono antes da meia noite descansam duas vezes mais do que as horas de sono depois da meia noite. Isso significa que quem dorme cedo pode dormir menos. Srila Prabhupada dizia que seis horas de sono são suficientes para recobrar totalmente as energias para um novo dia. Isso significa que se vamos para cama às dez, podemos facilmente despertar às quatro da manhã. Aqueles que sentirem a necessidade de um tempinho a mais para se recuperar, podem descansar uma horinha a mais. Dormir às nove, por exemplo. Mas não se deve passar de sete horas na cama. Permitir-se ao pseudo-conforto de um sono prolongado é o terreno fértil para a preguiça e tama-guna se instalar na consciência. Portanto, os devotos, praticantes de bhakti-yoga, não devem negligenciar a prática de acordar bem cedo. Para isso, a condição imprescindível é deitar-se cedo. “Dormir com as galinhas”, como é dito popularmente.

Quando o sol se eleva e começa a esquentar, aí então é a hora de se ocupar nas atividades práticas do dia-a-dia. O ideal é que quando o trabalho prático começa, o número mínimo de voltas de japa prometidos na cerimônia de iniciação já foi completado e alguma leitura das escrituras foi feita. Aqueles que adotaram essa rotina, sabem que as atividades práticas do resto do dia serão muito mais produtivas e plenas de satisfação. Além disso, psicologicamente, o devoto sente uma sensação muito favorável do dever cumprido, de ter agido responsavelmente e de ter feito o melhor para sua própria vida. Devemos, portanto, moldar nossa vida de forma a introduzir e colocar em prática hábitos saudáveis do processo de auto-realização em nossa consciência. A partir daí, essas práticas espirituais matinais passam a fazer parte de nossa natureza, como o escovar dos dentes e vestir roupas limpas, e a prática de bhakti-yoga torna-se completamente natural.

Começar o dia com a consciência em Krishna é a perfeição da vida. Srila Prabhupada deu uma grande ênfase para o atendimento do mangala-aratik. Nos templos, todos os dias, quatro e meia da manhã, pontualmente, a cortina no altar é aberta, o Senhor Supremo aparece e é recebido pelos devotos com puja e cantos. É importante chegar à sala do templo antes de abrir a cortina, para receber Krishna, e não ser recebido por Ele. Os devotos acordam meia hora antes, fazem sua higiene pessoal, tomam um banho, colocam roupas limpas e dirigem-se, imediatamente, para o templo para receber Krishna. Essa mesma rotina pode e deve ser feita pelos devotos que moram em suas casas. Isso é o que podemos chamar de vida auspiciosa.

Srila Prabhupada, devido ao seu caráter magnânimo, ensinou tudo aos devotos_ desde procedimentos simples, como dormir, comer, vestir-se, banhar-se, etc., até a meta última da vida, o serviço devocional puro a Krishna. Ele minuciosamente explicou todos os detalhes do difícil e prolongado processo de auto-aperfeiçoamento, tanto do corpo, mente e consciência, para se chegar à plena realização espiritual.

Muitos devotos argumentam que vivem num lar onde não existe nenhum padrão espiritual, onde a televisão está sempre ligada, ou estudam à noite, ou que não tem sono para dormir cedo. Outros têm que ir para o emprego muito cedo pela manhã. Esses, que são, infelizmente, a maioria, e não podem seguir o processo de bhakti-yoga na forma ideal, são obrigados, então, a adotar um plano B. Devem fazer o que for possível: cantar a japa na condução, ou na hora do almoço, ou “picada”, ao decorrer do dia. Enfim, deve-se fazer o melhor possível para seguirmos no caminho auspicioso da consciência de Krishna e não deixar que a consciência e os hábitos se degradem.

Temos sempre que ter em mente uma situação ideal, para ser a referência que necessitamos para orientar nossa vida. Qual seria essa situação ideal? Viver em contato com a natureza, num lugar onde haja espaço, ar puro, água pura, ausência de poluição ambiental e barulho, beleza natural, num lugar onde se cultiva a consciência de Krishna, onde haja associação dos devotos, que esteja junto de um templo de Krishna, que a ocupação seja serviço devocional na missão do mestre espiritual. Definitivamente, lugares como esses são as comunidades rurais do movimento. Srila Prabhupada, na sua genialidade e inspiração divina idealizou e manifestou comunidades rurais em vários países. Nosso yatra brasileiro é extremamente afortunado, pois podemos contar com quatro projetos desse gênero. Apesar disso, esses projetos ainda estão vazios. Não conseguem atrair um bom número de devotos. Existem, de fato, alguns fatores de ordem administrativa e organizacional que devem ser aprimorados para facilitar a vinda de mais devotos para as comunidades rurais. Gradualmente vamos superando essas deficiências e aperfeiçoando cada vez mais. Quando chegará o dia em que a maioria dos devotos se interessará mais por esse estilo de vida cem por cento compatível com a consciência de Krishna?! Se levarmos seriamente em consideração todos os benefícios espirituais da vida natural e pesarmos os prós e contras da estressante vida urbana, poderemos abrir mão das eventuais facilidades que a vida urbana oferece e vencer todos os obstáculos que possam surgir para a adaptação na vida do campo. É somente uma questão de bom senso e boa vontade.

Aqueles que, pelo menos no presente, não podem ter essa oportunidade, não devem se desesperar nem esmorecer. Procurem cultivar a consciência de Krishna na melhor maneira possível, usando a inteligência e sempre em contato com os devotos. Mas nunca se esqueça: “Dorme cedo e acorda cedo”."

Purushatraya Swami