Prabhu, acho que está evidente que o que você diz é pura interpretação sob o nosso ponto de vista. Nas civilizações judaicas, quando se estabeleciam em um lugar, eles viviam da agricultura e da pecuária tanto leiteira quanto de abate. Evidentemente, você está querendo forçar a aplicação dos preceitos védicos à Bíblia, e acho isso pouco inteligente de quem quer que seja.
Advaya Das
Prabhuji Advaya, quando não há mais nada para comer até um Hare Krsna pode comer carne. Qualquer profeta ou Acarya não irá enfatizar a importância de não matar os animais numa situação destas. Mas quando existe abundância de alimentos como o senhor afirma que nas "civilizações Judaicas eles viviam da agricultura e pecuária tanto leitera quanto de abate" a ênfase para não matar os animais sempre existiu no Judaísmo.
Ora vejamos:
Antes de Noé, o homem era vegetariano.
Os eruditos Judeus concordam que o mandamento de Deus para Noé permitindo comer carne foi temporário devido a que depois do dilúvio a terra estava improdutiva.
Depois quando os Judeus estavam no deserto, os animais só poderiam ser abatidos e consumidos como parte de um serviço de sacrifício no santuário (Levítico 17:3-5). O acto de comer "carne não consagrada", carne de animais abatidos para consumo privado não era permitida. Cada refeição de carne, portanto, era parte integrante de um rito sacrificial e para que os Judeus não se ocupassem em ritos pagãos.
Finalmente, Deus permitiu que as pessoas comessem carne, mesmo que não fazendo parte de uma oferta de sacrifício:
"Quando o Senhor teu Deus dilatar os Seus termos como te prometeu, e tu disseres: "Eu vou comer carne", porque desejas comer carne, poderás comê-la, devido ao teu grande desejo."(Deuteronômio 12:20)
Esta carne permitida foi chamada b'sar ta'avah, "carne de luxúria", assim chamada porque, conforme os seguintes ensinamentos rabínicos indicam, a carne não é considerada uma necessidade para a vida. O verso acima não manda as pessoas comer carne. A tradição rabínica percebe isso para indicar que é o desejo das pessoas de comer carne e não uma ordem de Deus para as pessoas fazerem isso. O rabino Elijah Juda Schochet , autor de Vida animal na tradição judaica, (1984), admite que "a Escritura não ordena que os Judeus comam carne, mas permite esta dieta como uma concessão à luxúria".
"Uma galáxia inteira de líderes espirituais rabinicos tem vindo a afirmar o vegetarianismo
como o significado último da moral judaica".
Rabino Isaac Ha-Levi Herzog,
Ex-rabino chefe de Israel
"Não há dúvida de que o ideal da Torah é o vegetarianismo."
Rabino Bonnie Koppell
"Eu vejo o vegetarianismo como uma mitzvah (acto de bondade)".
Rabino Fred Scherlinder Dobb
“Ao não comer carne, estou muito mais seguro de nunca violar, mesmo acidentalmente, as proibições bíblicas e rabínicas, no que respeita a carne não Kosher. A produção de carne Kosher nunca previu matadouros massivos ou quintas industriais. É questionável se a maior parte da carne ou aves produzidas neste país que são vendidas como sendo kosher, estarão, realmente, de acordo com as leis tradicionais do Kashrut, assim como a proibição da crueldade para com os animais.”
Rabino Jon-Jay Tilsen
“Talvez o argumento mais poderoso a favor do vegetarianismo hoje mais do que nunca seja a proibição contra o ‘chillul HaShem’, a blasfémia contra o nome de Deus. É, decerto, uma blasfémia quando Judeus praticantes comem animais produzidos sob condições de crueldade que violam flagrantemente os ensinamentos e as proibições Judaicas.”
Rabino David Rosen, antigo Rabino-Mor da Irlanda
“As leis sobre a alimentação servem para nos ensinar a ter compaixão e levar-nos lentamente (de volta) ao vegetarianismo.”
Rabino Shlomo Raskin
“O destino dos Homens e o destino dos animais, ambos têm o mesmo e único destino. Quando um morre, também o outro, e ambos têm o mesmo espírito.”
Eclesiastes 3:19
“Devemos manter todos os nossos consumos o mais sagrados possível. Quanto mais tentarmos viver como se estivéssemos na era messiânica, mais próximos estaremos dela.”
Rabino Rami Shapiro
“O que, um dia, possa ter feito sentido, não mais pode ser justificado. Podemos, hoje, chegar à conclusão de que, na maior parte dos casos, “carne Kosher” é uma contradição."
Rabino Fred Scherlinder Dobb
“Não há simplesmente nenhuma defesa espiritual nas tradições religiosas tanto do Ocidente como do Oriente para se comer carne.”
Rabino Marc Gellman, “The First Hamburger”
“Não deveria ser crença generalizada que todos os seres existem só para servir o Homem. Pelo contrário, todos os outros seres existem para si mesmos e não para outra finalidade qualquer. Não há diferença entre a dor dos animais e a dor dos seres humanos.”
Rabino Moses Maimonides (1135-1204), Guia Para os Perplexos
“Há crueldade na matança de animais.”
Rabino Joseph Albo, Sefer Ha-Ikarim, Vol. III, Ch. 15
“Fazer animais sofrer é proibido pelo Torah.”
Rabino Shear Yashuv Cohen, Rabino-Mor Ashkenazi de Haifa, Israel
“As leis sobre a alimentação servem para nos ensinar a ter compaixão e levar-nos lentamente (de volta) ao vegetarianismo.”
Rabino Shlomo Raskin
“Ter compaixão pela vida animal não é só uma questão de ser responsável pela vida animal, questão essa bem exposta no Torah e expandida pelos nossos mentores espirituais, mas também uma questão de nos imbuirmos dos valores que realmente são importantes.
Se formos indiferentes em relação à vida animal, então somos indiferentes como seres humanos. Assim, um ser humano verdadeiramente sensível, compassivo em relação a outros seres humanos, também é compassivo para com os animais.”
Rabino David Rosen, antigo Rabino-Mor da Irelanda
“A destruição ambiental causada pela agro-pecuária, pela quantidade de fezes produzidas, pela quantidade de detritos que vão parar aos nossos sistemas de águas e saneamento, não deixa dúvidas de que está a destruir o nosso mundo e está em violação do mandamento Judaico de proteger e cuidar da Terra. Estamos a ignorar coisas que são essenciais e que são fundamentais ao carácter do Judaísmo, de forma a ceder aos nossos desejos egoístas."
Rabino Adam Frank
“Este é o caminho dos piedosos e dos espiritualmente mais elevados. Eles não desperdiçam nem um grão de mostarda e sofrem com cada desperdício e destruição que vêem, e, se forem capazes de salvar ou poupar, eles salvarão qualquer coisa da destruição com todas as suas forças.”
Rabino Aaron HaLevi de Barcelona, Século XIII, Sefer HaChinuch 529
“Aquele que mata um boi é como se matasse uma pessoa.”
Isaías 66:3
“Quem destrói uma única vida, considera-se que tenha morto um mundo inteiro, e alguém que tenha salvo uma vida, considera-se que tenha salvo um mundo inteiro.”
Talmud, Sanhedrin 4:5
“O destino dos Homens e o destino dos animais, ambos têm o mesmo e único destino. Quando um morre, também o outro, e ambos têm o mesmo espírito.”
Eclesiastes 3:19
“Não quero que as minhas preferências alimentares sejam coniventes com o sofriemento que ocorre na indústria alimentar animal. O Judaísmo toma muito a sério a ideia da responsabilidade pessoal. A mudança comunitária para melhor e o comportamento ético em sociedade começam com o indivíduo.
Rabino Adam Frank
“As Leis do Kashrut vêm ensinar-nos que a primeira preferência de um Judeu deveria ser uma refeição vegetariana.”
Rabino Pinchas Peli, Torah Today
“O vegetarianismo é uma forma superior de ser Kosher.”
Rabino Daniel Jezer
“Devemos manter todos os nossos consumos o mais sagrados possível. Quanto mais tentarmos viver como se estivéssemos na era messiânica, mais próximos estaremos dela.”
Rabino Rami Shapiro
“O que, um dia, possa ter feito sentido, não mais pode ser justificado. Podemos, hoje, chegar à conclusão de que, na maior parte dos casos, “carne Kosher” é uma contradição."
Rabino Fred Scherlinder Dobb
“Ao não comer carne, estou muito mais seguro de nunca violar, mesmo acidentalmente, as proibições bíblicas e rabínicas, no que respeita a carne não Kosher. A produção de carne Kosher nunca previu matadouros massivos ou quintas industriais. É questionável se a maior parte da carne ou aves produzidas neste país que são vendidas como sendo kosher, estarão, realmente, de acordo com as leis tradicionais do Kashrut, assim como a proibição da crueldade para com os animais.”
Rabino Jon-Jay Tilsen
“A maneira mais simples (de manter o Kashrut), que é o melhor caminho aos olhos da tradição, é ser-se vegetariano.”
Rabino Michael Cohen
“Se não comes carne, és certamente Kosher. E acredito que deveríamos dizê-lo aos nossos amigos coelhos.”
Rabino Shear Yashuv Cohen, Rabino-Mor Ashkenazi de Haifa, Israel
“Os Nazis explicitamente estruturaram a sua destruição industrial dos Judeus usando como modelo o massacre dos animais. Não serve para comparar o sofrimento de animais e humanos, mas mostra que a forma de como tratamos os animais é semelhante à forma de como os Nazis nos trataram."
Rabino Hillel Norry
“Sejam compassivos e carinhosos para todas as criaturas que Deus, abençoado seja, criou neste mundo. Não batam nem inflinjam dôr a nenhum animal, besta, ave ou insecto. Não atirem pedras a nenhum cão ou gato, nem matem moscas ou vespas.”,
Sefer Chasidim [Livro dos Piedosos]
“Não se pode pedir constantemente o perdão dos pecados, enquanto se usa artigos feitos com a pele de animais massacrados”
Shulchan Aruch [Código da Lei Judaica]
“Talvez o argumento mais poderoso a favor do vegetarianismo hoje mais do que nunca seja a proibição contra o ‘chillul HaShem’, a blasfémia contra o nome de Deus. É, decerto, uma blasfémia quando Judeus praticantes comem animais produzidos sob condições de crueldade que violam flagrantemente os ensinamentos e as proibições Judaicas.”
Rabino David Rosen, antigo Rabino-Mor da Irlanda
“Comer a carne de animais não traz nenhum benefício. De facto, é prejudicial à saúde humana, destrutivo para o ambiente e desperdiça recursos valiosos que poderiam ser mais bem utilizados para alimentar os que têm fome e prover aos que têm necessidades básicas. Todos estes são valores do Torah.”
Rabino Hillel Norry
“A minha repulsa pela ideia de matar e comer animais tornou-se maior, por isso parei.”
Rabino Jon-Jay Tilsen
“As necessidades básicas da vida não incluem carne.”
Rabino David Golinkin
“A minha decisão para abster-me do consumo de produtos animais é o reflexo da minha adesão à Lei Judaica.”
Rabino Adam Frank
“Mesmo o próprio Torah reconhece que comer carne não é o ideal para um ser humano. Não é a dieta ideal para a raça humana.”
Rabino Simchah Roth
“Não há simplesmente nenhuma defesa espiritual nas tradições religiosas tanto do Ocidente como do Oriente para se comer carne.”
Rabino Marc Gellman, “The First Hamburger”
“Eu relaciono o vegetarianismo com o Judaísmo de diversas formas. A tortura dos animais e o sofrimento por que eles passam, ao serem criados em fábricas e depois comidos vai contra as leis do Judaísmo.”
Adam Stein, estudante para Rabino
Portanto, a conclusão é que sim Moisés e toda a tradição Judaica admoestava aqueles que comiam carne. E assim os profetas e Acaryas como Srila Prabhupada estão em perfeita sintonia quanto a não matar os animais...;)
Mas voltando ao que realmente interessa, já concordamos que a crítica transcendente para nós seguidores de Srila Prabhupada é mais importante do que a crítica imanente. E também já concordamos que algum argumento deve ser apresentado, e que esse argumento é de que no paraíso o homem não comia carne, para que desta forma ainda que indirectamente os líderes Cristãos ou quaisquer outros sejam constantemente e vêementemente alertados sobre estarem a actuar de forma errada e cruel e de não estarem a seguir correctamente suas tradições com base neste argumento.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari