quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Astrologia ocidental utiliza o sistema Tropical, isso quer dizer que o ponto zero do zodíaco, o signo de Áries, começa no equinócio da primavera do hemisfério norte. Ele é chamado de tropical por estar em sincronia com as estações do ano e não através da posição real dos planetas.

A Astrologia Védica leva em consideração a precessão dos equinócios. Precessão dos equinócios é literalmente um círculo imaginário, riscado na esfera celeste pela projeção do eixo de rotação terrestre. Esse risco, que há milênios vem sendo acompanhado, se chama precessão que é um movimento para trás em relação ao avanço do ponto vernal do equador celeste, tomando-se como referência o ciclo anual do sol. O movimento retrógrado, coloca os eixo norte e sul apontados para diferentes pontos.

Devido a este movimento, o equinócio (data em que o dia e noite têm a mesma duração) de primavera passa a acontecer com a entrada do Sol em diferentes constelações da eclíptica. A este fenômeno se deu o nome de precessão dos equinócios.

A Astrologia Ocidental não leva portanto em consideração a precessão dos equinócios e a Astrologia Védica é uma Ayanamsa e portanto leva em consideração a precessão dos equinócios, ou seja, a posição real dos planetas no Zodíaco. E assim a diferença do zodíaco ocidental com o Védico é de aproximadamente 23 graus menos. Na Astrologia Védica, Ayanamsa é a diferença longitudinal entre o Zodiaco Tropical ocidental e o Zodiaco Sideral Védico.

Ainda dentro do sistema Védico, haverão muitas formas de Ayanamsa, aqueles que irão seguir o do Surya Siddhanta, o tratado astronômico Védico e outros que irão seguir cálculos astronomicos modernos para determinar a posição exata dos corpos celestes.

Note-se que mesmo no sistema sideral Védico, signo é diferente de constelação. Constelação são desenhos arbitrários no céu, o signo é a divisão da eclíptica (uma linha imaginária que traça o caminho do Sol no céu) em 12 partes. Por isso em nenhum destes sistemas é considerado o “signo de Ophiucus”, ainda que ele se aproxime da eclíptica, bem como não é considerado Plutão. Somente os planetas visíveis são considerados.

Portanto, o signo que alguém possua de acordo com o Sistema Tropical ocidental (o dos jornais) contiua o mesmo. Mas se alguém quizer realmente saber qual o seu signo, isto é dado correctamente pela Astrologia Védica.

Por exemplo, quando uma pessoa nasce com o Sol a 10º em Aries usando o zodiaco Tropical, na verdade e usando o zodiaco sideral, ou astronomicamente, o Sol estará 23º atrás colocado no signo de Peixes.

O conflito entre os dois sistemas de Astrologia é notório. Porque num sistema, a pessoa tem um signo e no outro sistema, outro signo diferente. Claro, existem aqueles que especulativamente tentam fundir os dois sistemas.

"Por volta de 499 dC de acordo com o sistema indiano e cerca de 285 dC segundo a ciência moderna, o valor de Ayanamsha era zero, após o que começou a subir. Portanto, posições tropicais e siderais dos planetas eram concordantes. Como resultado muitos astrólogos começaram a usar o sistema tropical em sucessivas épocas. Nós temos a prova cabal do facto de que o sistema sideral foi utilizado pelos europeus antes de 300-400 dC, após o que a confusão surgiu devido à diferença insignificante entre o tropical e o sideral. Este problema foi agravado pelos astrólogos ignorantes da Europa durante a Idade das Trevas. A astrologia ocidental tropical é um produto da Idade das Trevas e os cientistas não estão errados em afirmar que é pseudo-ciência. Mas a astrologia védica não é uma pseudo-ciência, porque ela produz resultados verdadeiros." (Jyotish Védico)

Por Sriman Syamasundara Prabhu (ACBSP)

"Primeiro de tudo, Astrologia Védica é tecnicamente chamada de um sistema sideral enquanto a Astrologia Ocidental é tropical. O que isto significa, essencialmente, é que no céu há estrelas que compõem as várias constelações do Zodíaco, como Virgem, Aquário, etc. A Astrologia Védica é baseada em constelações estelares reais (sideral), enquanto a Astrologia Ocidental se baseia em um zodiáco fictício que move-se lentamente para trás no espaço em função do tempo ("Tropico", em latim significa "girar"). Estas definições podem ser encontradas em qualquer bom dicionário. Como este a descrever (Outubro, 1993), o início do imaginário ocidental do zodíaco - seu primeiro ponto de Áries - é de 6,25 graus da constelação de Peixes. Esta é a chamada Era de Peixes na Astrologia Ocidental. Este primeiro ponto se moverá em um movimento retrógrado (para trás) a uma taxa de cerca de 1 grau por 72 anos até que entre na constelação de Aquário. Esse será o início da famosa Era de Aquário que todos nós temos ouvido falar. Ao ritmo do movimento de 72 anos / grau X 6,25 graus, levará 450 anos antes da chamada Era de Aquário chegar. Ignorando a astronomia, a comunidade da Nova Era "pos o carro a frente dos bois" quase meio milênio ao declarar que já estamos na Era de Aquario."

Algumas recomendações entre outras de Sriman Syamamsundara Prabhu (ACBSP) de como reconhecer um bom astrólogo:

"1 - Por quanto tempo estudou. Seu estudo é contínuo ou esporádico?

2 - Aonde estudou e quais são seus mestres?

3 - Ensina por dinheiro?

4 - Quantos ramos de Astrologia Védica estudou?

5 - Há quanto tempo pratica e qual sua formação educacional?

6 - São astrólogos "psiquicos" ou "intuitivos"?

Cuidado. Como não querem estudar profusamente afimam ser "intuitivos".

7 - Recomenda usar jóias ou vende-as, ou recomenda a adoração de semideuses, tais como Shiva, Durga, Ganesha, Skanda, ou planetas como Saturno, Marte, etc?

Um Rubi de verdade do tamanho adequado custará $20.000 !!!

No seu livro, Brhat Parasara Hora Sastra, Parasara Muni explicou que o perfeito método de aliviar as aflições indicadas por planetas, é a sincera adoração a Deus. Isto tudo foi criado para enganar os outros.

Então se algum planeta significa algum problema na vida, deve-se adorar o Avatar particular que controla este planeta.

Os Avatars são:

Rama controla o Sol,

Krsna Ele mesmo controla a Lua,

Nrsimhadeva - Marte

O Senhor Buddha - Mercúrio

Vamanadeva - Júpiter

Parasurama - Venus

Kurma - Saturno

Varahadeva - Rahu

Matsya - Ketu

8 - Fala sobre vidas passadas?

Eu conheço um astrólogo, que sempre diz a seus clientes que eles eram exaltadas personalidades ou seres de planetas celestiais em suas vidas anteriores. O facto é que a vida anterior da pessoa é praticamente impossível de verificar. Astrologos que discutem rotineiramente vidas passadas e futuras são geralmente sensacionalistas.

9 - Usa os planetas Netuno, Urano e Plutão em seus cálculos? Mistura a astrologia ocidental com a Védica?

Se ele usa Netuno, Urano e Plutão em seus cálculos, ele não está praticando a astrologia védica, mas a astrologia misturada. Esta é a Falácia dos Planetas Trans-Saturnianos. Não se deve rebaixar a astrologia Védica, misturando-a com a astrologia ocidental e ainda chamar de astrologia védica. A Astrologia tradicional Védica usa somente os planetas visíveis para suas predições e não tenta introduzir outros planetas ou asteróides, abrindo assim uma caixa de Pandora."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari