quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Drishti Apasarana

Os cocos nesta rápida cerimônia não são oferecidos aos Bhutas. Esta cerimônia chama-se Drishti Apasarana, dissipar as influências inauspiciosas, ou "mau olhado". Drishti (Sanskrito) (da raíz verbal drish para ver, para ver com os olhos da mente).

Coloca-se cânfora no coco e oferece-os com três movimentos no sentido horário para quem se está a oferecer e três movimentos no sentido anti-horário por causa do "mau-olhado" e para assim afastá-lo.

http://www.youtube.com/watch?v=ZBbPTEvdwBc&playnext=1&list=PLD572BD3D298EC8EB

Estes cocos não devem ser consumidos posteriormente. Somente cocos que são partidos e oferecidos como Bhoga é que devem ser consumidos como Prasadam.

Na adoração elaborada as Deidades, o 31º Upacara é Drishti Apasarana (anular as influências inauspiciosas causadas pelo olhar invejoso de pessoas más), como descrito no manual de adoração Pancaratra Pradipa.

Obviamente Krsna não precisa ser protegido. Mas ele deixa-se proteger pelo amor de Seu devoto. Esta é a característica indispensável da adoração a Deidade de Krsna. Por adorar a Deidade nós desenvolvemos nossa relação pessoal amorosa com Ele. A adoração a Deidade é indispensável para qualquer adorador sincero de Sri Caitanya Mahaprabhu.

"Precauções devem ser sempre tomadas para que demônios e ateístas não possam fazer mal ao corpo do Senhor." CC Madhya 24.334 (Pancaratra Pradipa)

Alternativamente ao coco, e durante o Abhiseka (banho) ou depois de oferecer Dipa (lamparina) os devotos colocam em frente as Deidades por algum tempo um pratinho contendo sal, sementes de mostarda e folhas de Neem com o mesmo propósito de anular o "mau olhado", e que posteriormente são queimados fora do altar.

Os Gaudiya Vaisnavas não adoram e nem oferecem nada aos Bhutas.

Embora alguns tenham-se aventurado neste caminho, os Gaudiya Vaisnavas adoram simplesmente o Senhor Gauranga e Seus associados, Sri Sri Radha Krsna, Sri Jagannatha e Seus companheiros e Sri Nrsimhadeva.

Na adoração elaborada a Deidade o que os devotos fazem é "fechar" as dez direcções para não haver a influência destas "criaturas". Isto chama-se Bhuta Nivarana.

Há diferentes maneiras de se fazer isso:

• Cante o seguinte Mantra:

(om) apagacchantu te bhuta ye bhuta bhuvi samsthitah

ye bhuta-vighna-kartaras te gacchanty ajnaya hareh

"Que todos os seres inauspiciosos subtis que possam obstruir o nosso serviço afastem-se por ordem do Senhor."

• Cante om astraya phat e bata o seu calcanhar esquerdo no chão por três vezes para afastar seres subtis da Terra.

• Enquanto canta o Mula-mantra da deidade principal, a partir dos cantos de seus olhos, olhe furiosamente sobre a parafernália e para cima. Isso vai dissipar seres subtis das dimensões acima da Terra.

• Cante om astraya phat e estale os dedos de sua mão direita sobre sua cabeça nas dez direcções no sentido horário (leste, sudeste, sul, sudoeste, etc, para cima (Zenit) e para baixo (Nadir)) para fechar a dez direcções. Isso é chamado Dig-bandhana.

Ou ao invés de estalar os dedos, recite dez vezes Om sahasra ra hum phat enquanto joga pétalas de flores nas dez direcções. Esta pétalas ficarão "carregadas" com este Mantra e irão "fechar" as dez direcções...:o

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari