terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Será possível estimar as glórias da Anga infalível de Sadhu Sanga. Sadhu Sanga é infalível. Os verdadeiros devotos são infalíveis.

O primeiro contacto com a Consciência de Krsna deve-se a que um devoto(a) misericordiosamente "saiu" e mostrou as glórias do Santo Nome. Ainda que tenhamos entrado em contacto por ouvir alguém falar mal deste mesmo devoto(a), é por causa deste devoto(a) que conhecemos o processo. Isto chama-se Ajnata Sukrti, contacto indirecto com a Consciência de Krsna. Mas este contacto indirecto é devido a poderosa Anga infalível de Sadhu Sanga. Srila Visvanatha Cakravarti Thakura explica muito bem que Bhakti no coração de um devoto desperta Bhakti no coração de alguém.

Nós começamos a cantar por causa de um Vaisnava ou Vaisnavi.

Srila Prabhupada - Carta a Krsna Tosana - Los Angeles 13 de Novembro de 1968:

"O início do contacto com a Consciência de Krsna é o princípio da boa fortuna. Que algumas pessoas possam vir e outras não, isso também é devido à associação. Suponhamos que um homem entra acidentalmente em contato com a nossa sociedade e faz algum serviço consciente ou inconsciente, este é o início de sua vida afortunada. Nós vamos de porta em porta convidando as pessoas para se juntarem ao movimento da Consciência de Krsna para tentar torná-los afortunados. Quem dá algum serviço a este movimento da Consciência de Krsna é afortunado proporcionalmente. Pelo menos a semente de sua vida afortunada é semeada lá. Se ele tem algum contacto consciente ou inconsciente, a semente é semeada, e a boa fortuna virá na mesma proporção. Mesmo se alguém for um maltrapilho, se ele simplesmente diz que esta Consciência de Krsna é uma coisa muito boa, mesmo que ele não seja capaz de tirar proveito neste momento, ele é muito mais afortunado do que qualquer Rockefeller."

Por SS Giriraja Swami:

"Há algo chamado Ajnata Sukrti, o que significa alguma actividade que é favorável à consciência de Krsna em que a pessoa não está ciente do facto de que ela está fazendo serviço devocional. Se alguém vê um devoto e reconhece que o devoto é agradável, por esta apreciação ... faz-se avanço por esta apreciação, mas ela não sabe que a pessoa é um devoto e que está engajado em serviço devocional, mas ela só aprecia a pessoa, então ela faz avanço."

Verdadeira Sadhu Sanga significa associar-se com devotos avançados e fixos no cantar e nas demais Angas de Bhakti. Porque existem devotos que não são sérios e quebram princípios e não sabem relacionar-se, isto significa que Sadhu Sanga é falível? Não !!! Sadhu Sanga é infalível.

Nós sempre teremos a associação infalível de Srila Prabhupada e de todos os Acaryas e se formos sinceros também teremos a associação infalível de um Sadhu genuíno vivo.

No entanto cada um de nós tem o seu momento de começar a apreciar adequadamente Sadhu Sanga infalível e o Santo Nome infalível.

Por exemplo, um cunhado meu desde a várias décadas quando se encontra comigo diz a mesma coisa: "Este canto que vocês repetem, esta ladainha, isto não serve para nada." Ao tentar dissuadi-lo, ele fica mais ofensivo. No caso dele é melhor não insistir. Então comigo mesmo eu penso: "Oh! Krsna perdoa-lhe, ele não consegue apreciar as glórias do Teu Nome."

Mas não é que porque o meu cunhado e porque outros não aceitam a grandeza do Santo Nome, que o Santo Nome passa a ser falível. Não!!!

O Maha Mantra Hare Krsna é infalível. Mas temos que estar prontos para receber isto.

Da mesma forma, alguém que não aceita a associação com devotos puros e avançados não significa que Sadhu Sanga passa a ser falível.

A verdadeira Sadhu Sanga é infalível. Mas temos que estar prontos para receber isto.

Sempre vão haver devotos infalíveis disponíveis para nos orientar no caminho do serviço devocional. Não é que porque existem problemas de relacionamento entre alguns devotos, isto torna Sadhu Sanga falível.

A verdadeira Sadhu Sanga é infalível.

Mesmo muito antes de ir viver com os devotos e aceitar vida monástica eu já mencionava esta intenção. E quando eu realmente tomei a decisão, minha mãe disse-me: "Cuidado com estes carecas, eles vão enganar-te." Ao que eu disse: "É provável que alguns carecas estejam meio desnorteados, mas sempre existem carecas que estão muito centrados."...;))

A verdadeira Sadhu Sanga é infalível, está sempre disponível e temos que ser capazes de nos beneficiarmos dela. Este é o "mistiscismo" da Consciência de Krsna.

Por SS Goura Govinda Swami:

"Krsna está lá, você pode vê-Lo? Não, você não pode, porque você não é dotado de visão adequada. Primeiro, desenvolva a visão adequada e, em seguida, você pode ver Krsna. Então você pode ver como um Sadhu esta sempre presente. Não é um facto que Sadhus não estão presentes. Como é que tudo está acontecendo? Como nasce o sol, o vento sopra, e Indra fornece chuva? Todas essas coisas estão acontecendo. Não existe Sadhu? Não existe Krsna? É loucura, um absurdo. Estamos tão orgulhosos e inflados. Nós estamos identificando o nosso "eu" com o corpo, mente e falso ego. Nós achamos que somos muito grandes. Então dizemos: "Oh não existe Sadhu".

Devoto: Então temos que nos associar com um Sadhu vivo?

SS Goura Govinda Swami: Com certeza. Há sempre um Sadhu vivo..."

Todas as Angas de Bhakti são infalíveis.

Nós temos que buscar a verdadeira Sadhu Sanga que é sempre infalível e está sempre disponível.

Do CC Madhya 22.131, "O Processo do Serviço Devocional", Sri Caitanya Mahaprabhu instrui Srila Sanatana Goswami:

"Deve-se saborear o significado do Srimad Bhagavatam na companhia de devotos puros, e deve-se associar com devotos mais avançados do que si mesmo e que tenham um tipo de afeição pelo Senhor similar".

Do significado de Srila Prabhupada

"As palavras Sajatiyasaye snigdhe sadhau sangah svato vare são itens muito importantes. Não devemos associar-nos com recitadores profissionais do Bhagavatam. Um narrador profissional do Bhagavatam é aquele que não está na sucessão discipular ou aquele que não tem gosto por Bhakti Yoga. Simplesmente com a força do conhecimento gramatical e malabarismo de palavras, recitadores profissionais mantêm seus corpos e seus desejos de gozo dos sentidos através da leitura do Srimad Bhagavatam. Também se deve evitar aqueles que são avessos ao Senhor Visnu e Seus devotos, aqueles que são Mayavadis, aqueles que ofendem o cantar do Mantra Hare Krsna, aqueles que simplesmente se vestem como Vaisnavas ou Gosvamis, e aqueles que fazem um negócio vendendo Mantras védicos e recitando o Srimad-Bhagavatam para manter suas famílias. Não se deve tentar entender o Srimad Bhagavatam destas pessoas tão materialistas."

Nós temos que buscar a verdadeira Sadhu Sanga que é sempre infalível e está sempre disponível.

O processo da era é Sankirtana. San significa juntos. Não é possível ser exitoso no cantar sem a associação dos Vaisnavas.

Assim Sadhu Sanga é sempre eficaz, assim como o Maha Mantra é sempre eficaz.

Se cantamos Nama Aparadha o Maha Mantra é eficaz e ficamos muitas, muitas vidas até alcançarmos a perfeição no cantar. Se cantamos Nama Bhasa o Maha Mantra é eficaz e alcançamos a liberação e se cantamos Sudha Nama o Maha Mantra é eficaz e alcançamos Krsna Prema.

Srila Prabhupada SB 5.3.14

"Se alguém é sério em relação a escapar da influência de Maya e retornar para casa, de volta ao Supremo, deve-se associar com um Sadhu (devoto). Este é o veredicto de todas as escrituras. Simplesmente por uma associação ligeira com um devoto, pode-se ser liberto das garras de Maya. Ninguém pode ser liberto das garras de Maya sem Sadhu Sanga."

Cc Madhya 22.54

Sadhu-sanga sadhu-sanga - sarva sastre kaya

Lava matra sadhu sanga sarva siddhi haya

"O veredicto de todas as escrituras reveladas é que mesmo um único momento de associação com um devoto puro, concede a pessoa todos os sucessos e benefícios espirituais."

Sri Vaisnava Pranama

Vanca kalpa tarubhyas ca krpa sindhubhya eva ca patitanam pavanebhyo vaisnavebhyo namo namah.

"Eu ofereço minhas respeitosas reverências a todos os Vaisnavas do Senhor. Eles são como árvores dos desejos que podem satisfazer os desejos de todos, e estão plenos de compaixão por todas as almas condicionadas."

Srila Bhaktisiddhanta sarasvati Thakura no "Amrta Vani:

"É importante associar-se unicamente com devotos?

Temos sempre que nos manter na associação dos Vaianavas. Nós somos tão fracos que não conseguiriamos viver sem a associação dos Vaisnavas. Se nós nos afastamos desta associação, vamos novamente desenvolver a mentalidade de que somos mestres. Estaremos em grande perigo. Tão pronto nos afastamos do abrigo dos Vaisnavas, Maya nos captura.

É extremamente essencial associar-se com os Vaisnavas.

Sem a associação dos devotos de Krsna, não poderemos desenvolver o nosso próprio desejo de ocuparmo-nos no serviço ao Senhor. Serviço ao Senhor Hari não é uma brincadeira e depende da associação dos devotos e de sua misericórdia.

É extremamente necessário a associação com devotos avançados?

Kanistha Adhikaris não podem realmente entender a importância da adoração à Deidade. Suas concepções mundanas em relação a adoração à Deidade não são afastadas. Nem eles são conscientes da supremacia e posição transcedental dos devotos. É por isso que pessoas santas recomendam que os Kanistha Adhikaris associem-se com devotos avançados. Sem a associação de devotos avançados, os seres humanos não obterão o benefício e nunca adorarão apropriadamente a Deidade."

A verdadeira Sadhu Sanga é infalível, está sempre disponível e temos que nos beneficiar dela.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari