quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Por Sriman Ramai Prabhu

“Por que Krsna aparece como Sri Caitanya

(Razão confidencial)

Muito se ouve sobre as razões que levaram Sri Krsna a aparecer como Sri Caitanya. Para nosso benefício Kaviraj Krsna Dasa nos dá informações precisas sobre o assunto, para entendermos quais as bases da religião Gaudiya.

Estas são as razões descritas por Kaviraj Krsna Dasa

CC adi-lila 4.15-16

prema-rasa-niryasa karite asvadana

raga-marga bhakti loke karite pracarana

rasika-sekhara krsna parama-karuna

ei dui hetu haite icchara udgama

As duas razões são:

Razão 1 - “prema-rasa-niryasa karite asvadana” que se refere a desfrutar o prema sentido por Sri-Radha. (causa confidencial)

Razão 2 – “raga-marga bhakti loke karite pracarana” que se refere à propagação de raga bhakti, ou o serviço devocional em que se seguem os passos dos residentes (ragatmika-bhaktas) de Vraja. (causa externa)

Neste texto abordarei somente a primeira razão (razões confidenciais) e a segunda razão será abordada nos próximos textos.

A primeira razão “desfrutar a essência de prema-rasa é motiva por três desejos de Krsna, que consistem nas razões confidenciais para o aparecimento de Sri Caitanya.

1º desejo – Conhecer a natureza e doçura do amor de Sri Radha (pranaya-mahima)

2º desejo - Saborear Sua própria beleza e doçura ( adbhuta madhurima)

3º desejo – Sentir a felicidade experimentada por Sri Radha (saukhyam) CC adi-lila 1.6

1º desejo – O amor de Radha é tão poderoso que subjuga o próprio Krsna, Ele dança conforme a vontade dEla. Ele a espera durante horas em seu caminho para o Yamuna ou então se senta às margens do Yamuna só para poder vê-la. Para poder entender como tal amor pode torná-Lo cativo desta maneira, Sri Krsna deseja deixar a posição de visaya (aquele que é amado) para tornar-se asraya (aquele que ama).

2º desejo - A doçura e beleza de Krsna são sem limites, são perfeitas em todos os aspectos, não existindo a possibilidade de aperfeiçoarem-se ainda mais, contudo, por serem dinâmicas, se aperfeiçoam a cada momento. A todo o momento Ele é novo. Esta doçura é saboreada de acordo com o nível de prema do devoto. Uma vez que Radha é a manifestação excelsa de prema, só tornando-se Radha, Krsna conseguiria saborear Sua própria doçura da maneira mais completa.

3º desejo - Krsna é o reservatório de toda rasa “akhila-rasamrta-murtir” BRS 1.1.1, ainda assim a rasa experimentada por Ele se torna insignificante perante a rasa experimentada por Ela (C.C adi-lila 4.255). Como é que Sri Radha pode experimentar uma rasa (felicidade) maior do que a do próprio Krsna? Uma razão é que Ele não pode desfrutar de Sua própria madhurya, a qual Radha desfurta por completo (C.C adi-lila 4.266). A outra razão é que o amor Dela é o mais puro e elevado (C.C adi-lila 4.129). Quanto maior o amor, maior a Rasa a ser saboreada.

"Dessa maneira, Sri Krsna tomou Sua decisão e simultaneamente, chegava o momento para a encarnação própria da era." CC adi-lila 4.269”

A causa esotérica (interna) foi abordada anteriormente, neste texto será abordada somente a causa exotérica (externa) para o aparecimento de Sri Caitanya.


Razão exotérica


raga-marga-bhakti loke korite pracarana c.c adi-lila 4. 15-16

“Para propagar raganuga-bhakti” ou o serviço devocional em que tem o desejo de seguir os passos de um dos habitantes de Vraja.

“Então, ao ouvirem sobre o amor puro dos residentes de Vraja, os devotos hão de Me adorar no caminho do amor espontâneo” c.c adi-lila 4.33

Para entendermos melhor o que significa raganuga-bhakti devemos entender o significado de ragatmika-bhakti. Ragatmika-bhakti é a bhakti sentida pelos siddhas ou devotos perfeitos, ao passo que raganuga significa seguir os passos dos devotos em ragatmika-bhakti. Sobre isso eu aconselho aos interessados que pesquisem no bhakti-rasamrta-sindhu, verso 1.2.271 até o verso 1.2.289 ou Néctar da Devoção capítulo15.


Definição de raganuga-bakti


virajantim abhivyaktam vraja-vasi janadisu

ragatmikam anusrta ya sa raganugocyate


Raganuga-bhakti é definida como aquela bhakti que segue os passos de Ragatmika-bhakti que é encontrada nos habitantes de Vraja. B.R.S 1.2.270

Raganuga “fazer o que se quer, na hora em que se tem vontade?”


Muitas vezes raganuga bhakti é mal entendida mesmo entre vaisnavas. Muitos pensam que raganuga é “fazer o que se quer, na hora em que se tem vontade”, mas através da leitura do Caitanya Caritamrta e Bhakti-rasamrta-sindhu se tem o entendimento correto dos fatos.

Raganuga está na plataforma de sadhana-bhakti, ou seja, é sadhana! Então outra questão seria automaticamente levantada, “Qual seria a diferença entre raganuga-sadhana-bhakti e vaidhi-sadhana-bhakti?” A resposta é MOTIVAÇÃO. A motivação que impele o bhakta a executar o serviço devocional o coloca em vaidhi ou em raganuga.


A motivação para praticar vaidhi é a ordem das escrituras, ou o medo que se tem em desobedecê-las. (B.R.S 1.2.269) A motivação de raganuga bhakti é o desejo por seguir os passos dos residentes de vraja. (B.R.S 1.2.291).


Externamente o raganuga-bhakta segue os mesmos angas (itens) de vaidhi bhakti, como ouvir, cantar, lembrar-se e etc., (muitas vezes com mais empenho do que o vaidhi sadhaka), rejeitando apenas aqueles angas que são incompatíveis com o humor dos habitantes de Vraja, como por exemplo, mudras, anga nyasas, adoração a Rukmini Dvarakadisa, Partha Saratha e outras práticas afins.

seva sadhaka-rupena sidha-rupena catra hi

tad-bhava-lipsuna karya vraja-lokanusaratah

Seguindo os passos dos habitantes de Vraja, o devoto deve executar seva (os itens de vadihi bhakti)com seu corpo físico e mentalmente servir a Radha e Krsna em seu siddha-rupa ou corpo espiritual, com o desejo de desenvolver um bhava(humor) particular. BRS 1.2.295


Por este verso de Srila Rupa Gosvami podemos entender que no que tange as práticas externas, vaidhi e raganuga são iguais, mudando somente a motivação do bhakta (devoto) que executa um dos dois processos. Contudo raga-marga possui outra característica, ou a prática introspectiva (meditativa), que será abordada nos próximos textos.

Vosso servo

Prahladesh Dasa