quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Nityam bhagavata sevaya

Parte de uma aula de Srila Prabhupada do Srimad-Bhagavatam 1.2.18 - Outubro 29, 1972, Vrndavana

nasta-prayesv abhadresu

nityam bhagavata-sevaya

bhagavaty uttama-sloke

bhaktir bhavati naisthiki

[SB 1.2.18]

"Pela leitura diária do Srimad Bhagavatam e prestando serviço aos devotos puros, tudo o que é problemático para o coração é quase que completamente destruído, e o serviço devocional amoroso à Personalidade de Deus é estabelecido como um facto irrevogável."

AULA:

"Por isso se diz, Nasta Prayesu. Não que alguém se torna completamente perfeito. Mesmo Prayesu, quase perfeito, ainda assim, quase, não completamente, Abhadresu, ele tem, ele está tentando desistir de todos os maus hábitos, coisas indesejáveis. Nasta prayesu abhadresu. Como isto é possível? Nityam bhagavata sevaya [SB 1.2.18]. Não Saptaham bhagavata sevaya, oficialmente. Isto é Karma Kandiya. "Eu me sento para um Saptaha (sete dias) em um ano, e depois nos 358 dias restantes eu faço disparate." Não. Nityam bhagavata sevaya...

...Este é o processo. Então Nityam bhagavata sevaya, Nasta prayesu abhadresu [SB 1.2.18]. Não completamente. Porque você não pode se aproximar de Krsna na vida pecaminosa. Aqueles que estão pensando que "Nós estamos vivendo em Vrndavana, e eu posso fazer todas as actividades pecaminosas, porque eu estou vivendo em Vrndavana. Vrndavana vai curar-me, purificar-me." Isso é um facto. Sim. Mas se você continuar entregando-se a tais actividades pecaminosas, então você vai ter que voltar a viver em Vrindavana como um porco ou macaco. Pelo menos mais uma vida você terá para gastar assim. Então você será purificado. Então, por que você desperdiça tempo nesse caminho? Dhama-aparadha. Se alguém está a cometer actividades pecaminosas no Dhama, Vrndavana Dhama, é uma grande ofensa...

...Assim, devemos ser muito cuidadosos. Devemos concluir o nosso negócio muito rapidamente. Turnam yateta. Por que nós deveríamos arriscar-nos a ter uma vida de porco em Vrindavana? Não corra esse risco. Nasta prayesu abhadresu. Conclua todas as contaminações, as coisas sujas, e torne-se completamente puro...

...Então não é que nós propositadamente permanecemos impuros e nos aproximamos de Krsna, mas o processo é que se você costuma ouvir sobre Krsna e serve o Srimad-Bhagavatam, ou um devoto, gradualmente, suas coisas contaminadas serão limpas, bhagavaty uttama-sloke bhaktir bhavati naisthiki..."

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Então por regularmente (Nityam) e constantemente (24 horas por dia - 365 dias por ano) ouvir o som transcedental puro do Srimad Bhagavatam, o som transcedental puro do Maha Mantra Hare Krsna e por servir os devotos transcedentais do Senhor, todas as coisas inauspiciosas do coração são gradualmente (Prayesu) limpas.

Cabe-nos a todos nós como participantes da ISKCON enfatizar a importância das cinco Angas e ocuparmo-nos nelas de forma adequada e inofensiva.

As cinco Angas são efectivas quando inofensivamente bem executadas.

Sadhu Sanga - devemos buscar a associação de devotos avançados e amorosos. Devemos evitar Vaisnava Aparadha.

Srimad Bhagavatam - devemos recitar o SB confiantes de que é o próprio Krsna e na companhia destes devotos avançados e amorosos. Devemos evitar Sastra Aparadha.

Cantar Hare Krsna - devemos recitar o Maha Mantra confiantes de que é o próprio Krsna e na companhia destes devotos avançados e amorosos. Devemos evitar Nama Aparadha.

Adorar a Deidade - devemos adorar a Deidade confiantes de que é o próprio Krsna e na companhia destes devotos amoros e avançados. Devemos evitar Seva Aparadha.

Residir no Dhama - devemos transformar nosso lar ou coração na morada do Senhor confiantes de que o Senhor executa Seus passatempos aí, e fazê-lo na companhia de devotos amoros e avançados. Devemos evitar Dhama Aparadha.

As cinco Angas são efectivas quando inofensivamente bem executadas

Eu posso associar-me com os devotos, ler o Bhagavatam, cantar Hare Krsna, adorar a Deidade, residir no Dhama. Mas se eu fizer de uma forma ofensiva virá a negligência.

Por ofender as Angas de Bhakti uma pessoa perde o gosto e a atracção por Sadhana Bhakti.

Em outras palavras, um devoto já não terá mais nenhuma felicidade em ouvir e cantar, não terá felicidade em Sadhu Sanga e nem terá felicidade em servir Sri Guru.

O mundo de Krsna e de Seus devotos torna-se-á seco, sem gosto e banal.

No seu Madhurya Kadambini, Srila Visvanatha Cakravarti Thakur explica todas as fases no desenvolvimento de Bhakti.

Ele explica os Anarthas que surgem de Aparadhas:

Seva-aparadha

Nama-aparadha

Vaisnava-aparadha

Dhama-aparadha

Sastra-aparadha

Ele explica que os Anarthas que surgem por Aparadhas fazem o devoto perder todo o gosto por Nama-kirtana.

Cabe-nos a todos nós como participantes da ISKCON enfatizar a importância das cinco Angas e ocuparmo-nos nelas de forma adequada e inofensiva.

...Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados. (Srila Prabhupada).

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikrai