quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"Consciência de Krsna no Lar"

Pode-se cantar e recitar o Santo Nome em qualquer circunstância. É neste sentido que não existem regras rígidas para o cantar.

O cantar dos Santos Nomes é sempre efectivo, mas na proporção da entrega de quem canta.

Nama Aparadha é efectivo pois pode fazer com que aquele que canta permaneça por muitas e muitas vidas sem um progresso tangível. Na verdade o progresso em Nama Aparadha é muito, muito lento.

Namabhasa é efectivo pois pode fazer com que aquele que canta alcançe liberação da vida material.

Sudha Nama é efectivo pois pode fazer com que aquele que canta alcance Krsna Prema.

Portanto não há regras rígidas para se cantar mas a Sua efectividade será proporcional a entrega de quem canta.

"Cantar com uma concepção específica errada traz resultados específicos errados, cantar sem nenhuma concepção específica não traz nenhum resultado específico, cantar com uma concepção específica inferior traz resultados específicos inferiores, e, sem surpresa, como se poderia razoavelmente presumir, cantar o Santo Nome com concepções específicas superexcelentes traz resultados superexcelentes. Ye yatha mam prapadyante tams tathaiva bhajamy aham ... Não é que todo cantar é um." (Sripada Aindra Prabhu)

Não existem regras rígidas para se cantar o Santo Nome. A única exigência é que se cante sem ofensas e com o conceito correcto para ser efectivo (Sudha Nama - Krsna Prema).

Nama Aparadha e Namabhasa não são o Santo Nome na sua plenitude e independência. Existe a possibilidade de abandonar o cantar. Então para ajudar a fixar o praticante no cantar e ajudá-lo a alcançar rapidamente o independente e auspicioso Suddha Nama deve-se ocupar nas Angas de Bhakti bem como evidenciá-las.

A saúde da ISKCON e de qualquer Instituição Vaisnava que se preze depende da constante ênfase das cinco Angas de Bhakti: associar-se com os Vaisnavas, cantar o MAHA MANTRA HARE KRSNA, ler o Srimad Bhagavatam, adorar a Deidade e morar num lugar sagrado.

"O cantar do Maha Mantra Hare Krsna é tão poderoso que não depende de iniciação oficial, mas se a pessoa é iniciada (nos Gayatri Mantras) e se ocupa em Pancaratra Vidhi, sua consciência de Krsna vai despertar muito em breve, e sua identificação com o mundo material será vencida." (Srila Prabhupada, CC Madhya 15.108)

"Bhagavata Marga (Cantar) irá ajudar Pancaratrika marga (Adoração a Deidade), e o processo Pancaratrika (Adoração a Deidade) irá ajudar o processo Bhagavata (Cantar). Ambos juntos são úteis. Isto é... Sim. E, na verdade, Bhagavata Marga (Cantar) é muito forte. Isto é o suficiente. Mas sem Pancaratriki Vidhi (Adoração a Deidade) este corpo poluído, esta mente poluída do devoto, não podem ser purificados. Portanto ambos os processos devem ser adoptados na pregação do Movimento da Consciência de Krsna." (Srila Prabhupada, aula do SB 1971)

Sem dúvida que somente Krsna pode ver a sinceridade de um devoto.

As classificações existem não para nós vermos aonde estão os outros devotos, mas para nós vermos aonde estamos e para não imaginarmos estar numa fase que não estamos.

Avisranta Nama significa cantar constante. E cantar constante significa 24 horas a cantar. Cantar 192 voltas de Japa. Assim bem simples. Todos os grandes Acaryas do Santo Nome cantavam muito mais do que 16 voltas diárias. Namanandi Aindra Prabhu cantava mais de 100 voltas por dia. Aqueles grandes Acaryas que cantam 16 voltas estão ocupados intensamente na outras Angas de Bhakti. Sinceridade e confiança significa cantar 192 voltas de Japa ou 16 voltas e as outras Angas de Bhakti.

"Srila Prabhupada: Assim como curar a doença significa diminuir a febre. Este é o teste.

Devoto: O que fazer se a febre não diminui?

Srila Prabhupada: Então deve cantar o Mantra Hare Krsna ao invés de 16 voltas, 64 voltas. Este é o caminho. 16 voltas é o mínimo. De outra forma, Haridas Thakura cantava 300.000 nomes diariamente. Então você terá que aumentar." (10/11/1975)

Caitanya-caritamrta

(Madhya-lila 22.107)

" O amor puro por Krishna existe eternamente nos corações das entidades vivas. Não é algo que se possa obter de alguma outra fonte. Quando o coração se purifica com o processo de ouvir e cantar, a entidade viva desperta naturalmente".

Então tudo começa por OUVIR e depois CANTAR.

Mesmo nas vilas mais remotas deste planeta os livros de Srila Prabhupada devem ser distribuidos. Esta é a melhor maneira de introduzir a Consciência de Krsna para os iniciantes. Inundar todas as vilas e aldeias, até as mais remotas com os livros de Srila Prabhupada. É Srila Prabhupada e sua força espiritual que fará com que as pessoas cantem e sigam as outras Angas de Bhakti desde o inicio.

Qualquer devoto deve sempre estar com alguns livros disponíveis para dar aos iniciantes com quem se encontra, ou então fornecer o site na Internet com todos os livros de Srila Prabhupada disponíveis gratuitamente. Isto é possível na vila mais remota deste planeta.

Sankirtana Yajna Ki Jaya !!!

Os livros de Srila Prabhupada é que vão causar a revolução. Qual o poder da nossa pregação? É Srila Prabhupada que deve pregar. Por OUVIREM  um devoto puro através dos seus livros, os iniciantes irão cantar e ocupar-se nas outras Angas de Bhakti desde o inicio.

Consciência de Krsna no Lar

ÍNDICE

Introdução

Como fazer adoração em casa

Como cantar o mantra Hare Krishna

Como estabelecer um altar

Prasadam

Alimentos oferecidos ao Senhor com amor e devoção

Como preparar e oferecer prasadam

Vida diária

Os quatro princípios reguladores

Ocupação em serviço devocional prático

Princípios devocionais adicionais

Conclusão

O guia completo em:

http://www2.iskcon.com.br/index.php?id=118&type=1

"Assim como a pedra Cintamani..." em:

www.bhaktirasayana.blogspot.com

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari