quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cinco itens

Haribol irmãos. Muito obrigado. De salientar que estas não são minhas recomendações, mas as recomendações de Sri Caitanya Mahaprabhu, os Acaryas e Srila Prabhupada.

Ora vejamos:

"Mesmo sem fé nestes princípios, uma pessoa que não é ofensiva pode experimentar o amor adormecido por Krsna simplesmente por conectar-se um pouco com eles (as cinco Angas de Bhakti)." (Cc Madhya 22.133 - Sri Caitanya Mahaprabhu a instruir acerca do processo de serviço devocional)

"Os cinco Angas são servir a Deidade, saborear o significado do Srimad Bhagavatam com os devotos exaltados, associar-se com devotos elevados em Raga Marga, cantar o Santo Nome e viver em Mathura.
Por praticar estes cinco ítens com um coração sem ofensas, alcança-se misericórdia.
Através desta misericórdia surge o desejo de servir o habitantes de Vraja que são impelidos por Raga.
Deste desejo, aparece Raganuga Sadhana Bhakti, o qual transcende as injunções escriturais e serve Krsna exclusivamente no humor de afeição dos Vrajavasis.
Por praticar esta Bhakti (Sadhana), muito em breve, o puro, e exclusivo Priti (Kevala Prema) por Krsna se manifesta.

Este é o caminho esotérico ensinado por Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu." (Srila Bhaktivinoda Thakur conclui no Mahaprabhura Siksa)

"...Os detalhes seguintes delineiam uma prática geral através da qual as pessoas podem se preparar para uma fácil viagem aos planetas Vaikunthas (antimateriais) onde a vida é livre de nascimento, velhice, doença e morte.
Prática geral (funções positivas):
...o Senhor Caitanya selecionou cinco como as mais importantes.

estes cinco itens foram escolhidos devido às condições actuais da vida cívica.
São eles os seguintes:
1 - Devemos nos associar com os devotos...
2 - Devemos cantar o Santo Nome do Senhor em todas as circunstãncias...
3 - Devemos ouvir os tópicos transcedentais enunciados no Srimad Bhagavatam...
4 - Devemos fixar a residência em Mathura, a terra natal do Senhor Krsna...
5 - Devemos adorar a Deidade instalada com atenção e devoção para que toda a atmosfera de nosso lar transforme-se na réplica da morada do Senhor...
...Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados.
De forma que qualquer pessoa pode se preparar para regressar ao lar, regressar ao Supremo, através do simples método reconhecido por autoridades do gabarito do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu, que adveio especificamente para salvar as almas caídas desta era.
...Todos os serviços prestados ao absoluto são absolutos em si mesmos; não se pode econtrar nenhuma das diferenças materiais na plataforma espiritual...
...Portanto, é importante que todos os seres humanos adoptem estes princípios de realização espiritual para que alcancem a perfeição da vida..." (Do livro "Fácil Viagem a Outros Planetas" de Srila Prabhupada)

Gaura Premanande Hari Haribol !!!

nama cintamanih krsnas  caitanya-rasa-vigrahah
purnah suddho nitya-mukto  'bhinnatvan-nama-naminoh

”O santo nome de Krsna é transcendentalmente bem-aventurado. Assim como a
pedra Cintamani, ele concede todas as bênçãos espirituais, pois ele é o
próprio Krsna. O nome de Krsna é completo, e é a forma dos humores
transcendentais (caitanya-rasa-vigrahah). Uma vez que o nome de Krsna não se
contamina com as qualidades materiais, não há possibilidade dele ser
envolvido por Maya. O nome de Krsna é sempre liberado e espiritual; Ele
jamais é condicionado pelas leis da natureza material, o que se dá porquanto
o nome de Krsna e o próprio Krsna são idênticos”. (Padma Purana)

O Santo Nome de Krsna e Krsna são idênticos e assim como Krsna reserva-se o direito de se manifestar, o Santo Nome também reserva-se o direito de se manifestar de acordo com a rendição de quem canta. Assim o Nome é sempre puro mas o cantar não é sempre puro.

O Santo Nome é tão poderoso que mesmo Namabhasa, a sombra do Santo Nome dá a liberação. Se alguém vibra o Santo Nome favoravelmente ainda que somente uma única vez por ouvir os devotos a cantar em Harinama nas ruas alcança a liberação. Mas somente Sudha Nama, o cantar inofensivo pode dar Krsna Prema, o amor puro por Krsna. Somente Sudha Nama e não menos que Sudha Nama.

Sudha Nama ou o cantar inofensivo manifesta toda a pureza do Santo Nome e atracção perfeita a todas as Angas de Bhakti. Nama Aparadha e Namabhasa não manifestam toda a pureza do Santo Nome e proporcionam somente alguma atracção ao serviço devocional. Se não se mostrar a importância e evidenciar as outras Angas de Bhakti, um ladrão e comedor de cachorro não irão se manter fixos e determinados a cantar Nama Aparadha e Namabhasa. Eles vão abandonar o cantar e o serviço devocional. Na prática vemos que é assim.

A única alternativa para acabar com o cantar ofensivo, é cantar constantemente e ininterruptamente o Santo Nome (192 voltas de Japa diariamente). Esta é a recomendação de Srila Haridas Thakura, a autoridade máxima no cantar dos Santos Nomes, que cantava 300.000 Santos Nomes diariamente.

Se um ladrão ou comedor de cachorros não cantarem constantemente o Santo Nome (192 voltas de Japa diariamente) então eles não terão alternativa a não ser dar muita ênfase as outras Angas de Bhakti juntamente com suas 16 voltas diarias de Japa.

Avisranta Nama - O Cantar Constante

Somente o cantar constante (24 Horas) poderá salvar-nos

(Cc Adi 10.43):

"Portanto, nós prescrevemos na nossa Sociedade que todos os nossos alunos devem cantar, pelo menos, dezesseis voltas diárias. Esse cantar deve ser sem ofensas para ser de elevada qualidade. O cantar mecânico não é tão poderoso como o cantar do Santo Nome sem ofensas."

(SB 6.3.24):

"O cantar do Mantra Hare Krishna é recomendado até mesmo para as pessoas que cometem ofensas, porque se continuarem a cantar vão gradualmente cantar sem cometer ofensas. Ao cantar o Mantra Hare Krishna sem ofensas, um pessoa aumenta o seu amor por Krishna. "

(Sri Hari Nama Cintamani, Namacarya Srila Haridasa Thakura):

"As dez ofensas ao Nome de Krsna somente poderão ser anuladas através de um cantar contínuo do Maha Mantra Hare Krishna de dia e de noite. Pelo constante cantar do Nome de Krsna as dez ofensas não serão capazes de envolver novamente aquele que está a cantar."

Significado de Srila Bhaktivinoda Thakura:

"O cantar contínuo (Avisranta Nama), significa que só quem canta o Maha Mantra Hare Krsna com grande sentimento durante todo tempo de dia e de noite, excepto durante o tempo necessário para cumprir as necessidades básicas como dormir, etc, é capaz de destruir com sucesso a dez ofensas. As dez
ofensas aos cantar não podem ser apagadas por qualquer outro tipo de actividade ou de expiação piedosa ".

(SB 7.5.23):

"Enquanto canta o Santo Nome do Senhor, uma pessoa deve ter o cuidado de evitar estas dez ofensas. Não há como anular estas ofensas. Assim, recomenda-se que um ofensor aos pés de lótus do Santo Nome cante vinte e quatro horas por dia. O canto constante do Santo Nome fará com que a pessoa fique livre das ofensas e será gradualmente elevada à plataforma transcedental na qual pode cantar o Santo Nome puro e tornar-se um devoto que ama a Suprema Personalidade de Deus."

(Caitanya Bhagavata Adi 14.140):

"Os Vedas são totalmente incapazes de descrever plenamente as glórias de quem canta o Maha Mantra Hare Krsna constantemente de dia e de noite e até mesmo enquanto come e dorme."

(Cc Antya 20.18):

"Independentemente do tempo ou lugar ou quaisquer regras e regulamentos, uma pessoa que canta o Maha Mantra Hare Krsna, mesmo enquanto come ou dorme, atinge toda a perfeição".

(Cc Madhya 22.113):

"Existem muitos princípios regulativos nos Sastras e instruções dadas pelo Mestre Espiritual. Estes princípios regulativos devem agir como agentes dum
princípio básico, ou seja, devemos sempre nos lembrar de Sri Krishna e nunca nos esquecermos dEle. Isto é possível
quando cantamos o Mantra Hare Krsna. Portanto, deve-se cantar Hare Krsna estritamente vinte e quatro horas por dia".

No Namastake é indicado:

"Lembre-se que o nosso último suspiro pode vir a qualquer momento, não importa se estamos velhos e doentes ou se somos jovens. Portanto, tanto jovens como idosos devem cantar o Maha Mantra Hare Krsna incessantemente porque esta é a única verdade neste mundo".

Se um ladrão ou comedor de cachorros não cantarem constantemente o Santo Nome (192 voltas de Japa diariamente) então eles não terão alternativa a não ser dar muita ênfase as outras Angas de Bhakti juntamente com suas 16 voltas diarias de Japa.

A constante lembrança que nos é feita por outros devotos de que devemos cantar nossas voltas é a demonstração prática de que o cantar ofensivo de Nama Aparadha e Namabhasa devem ser amparados e suportados pelas outras Angas de Bhakti. Neste caso Sadhu Sanga.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari