quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pregar

No dicionário Porto Editora, a palavra "pregar" tem muitos sentidos.

pregar1

verbo transitivo

1.fixar ou segurar com prego

2.introduzir à força (um objecto pontiagudo); cravar

3.unir com pontos de costura ou por outro meio

4.preguear; franzir

5.fitar

6.popular dar com força; pespegar

7.impingir

8.produzir; causar

9.arremessar; fazer cair

verbo intransitivo

1.arremessar

2.levar até algum sítio;

pregar2

verbo transitivo

1.anunciar ou desenvolver um assunto em prédica ou sermão

2.aconselhar

3.fazer propaganda de; preconizar; exaltar

verbo intransitivo

1.fazer sermões

2.propagar a fé; evangelizar

3.popular clamar; ralhar;

pregar aos peixes/no deserto pregar a quem não percebe ou não faz caso do que se lhe diz

(Do lat. ecl. praedicáre, «id.»)

Em 1991 foi lançado um pequeno livro intitulado "Pregação é a Essência", aonde são referidas as citações de Srila Prabhupada nos seus livros sobre "pregação". E são centenas e centenas de citações aonde Srila Prabhupada utiliza a palavra "pregar".

Quer me parecer que quando Srila Prabhupada utiliza o termo "pregação" está a referir-se ou a dar o sentido de aproximar-se dos outros de uma forma compassiva e amistosa, para simplesmente anunciar um assunto e não impingi-lo. Um exemplo entre centenas de citações:

"Pessoas santas pregam a consciência de Deus ou a consciência de Krsna porque estão ansiosas de salvar a população em geral dos perigos da vida animalesca." (Srimad Bhagavatam 4.14.9)

Mas se eu aproximo-me das pessoas para "pregar" no sentido de impingir algo. Bem..........

"Sriman Manidhara Prabhu: De alguma forma eu nunca fui capaz de ser agressivo com as pessoas na rua. A Alemanha, onde eu distribuia, é um lugar onde realmente não compensa nenhum modo agressivo de distribuir livros. Nos primeiros dias do Sankirtana havia tais técnicas, mas acabaram causando inúmeros problemas para os devotos. Certa vez o Sankirtana foi até dividido em dois grupos: a Liga Nrsimha, os pesados, e a Liga Govinda, os suaves. Mas afinal aquela divisão caiu, e o que acabou por permanecer foi a Liga do Eterno Servo de Krsna. A longo prazo toda paixão mundana acaba, e quando ela termina, a única coisa que fica é a misericórdia do Guru e de Krsna."

"Sriman Jaya Gurudeva Prabhu: Encontrei-me muitas vezes com pessoas que se sentiram maltratadas por nosso método rápido de vender livros. Chamavamos isto de método de vender e correr. Vi muitos irmãos e irmãs espirituais abandonarem a missão de distribuir livros. Foi uma tragédia. Uma razão para a tragédia é que eles não foram bastante cuidadosos. Se você agita as pessoas, você está a desagradar o mestre espiritual, e sua determinação de sair em Sankirtana diminui. Às vezes os devotos dizem: "Não quero mais fazer Sankirtana. É pesado demais." Mas é muito pesado quando nossos métodos são errados. Não somos educados com as pessoas e as tratamos como lixo. Então nossa consciência também fica como o lixo, e não podemos fazer Sankirtana porque vemos lixo em toda parte. Toda nossa inspiração torna-se lixo. O mestre espiritual quer que as pessoas, inclusive nós, apreciem Srila Prabhupada e seu movimento e seus livros. Se pudermos conseguir isto, saborearemos o néctar e desfrutaremos inspiração ilimitada."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Pracaara = pregar, propagar, publicitar, difundir

Pracaaraka = pregador, propagador

Śrī Caitanya Caritāmṛta Madhya 23.104

vṛndāvane kṛṣṇa-sevā, vaisnava-ācāra

bhakti-smṛti-śāstra kari' kariha pracāra

"Estabeleça o serviço devocional ao Senhor Krsna e Radharani em Vrndavana. Também compile escrituras sobre Bhakti e pregue o culto de Bhakti de Vrndavana." (Sri Caitanya para Sanatana Goswami)

Significado por Srila Prabhupada: "Estudantes sérios deste Movimento da Consciência de Krsna devem compreender sua grande responsabilidade de pregar o culto de Vrndavana (serviço devocional ao Senhor) em todo o mundo."

Śrī Caitanya Caritāmṛta Antya 4.102

āpane ācare keha, nā kare pracāra
pracāra karena keha, nā karena ācāra

"Alguns se comportam muito bem mas não pregam o culto da consciência de Krsna, enquanto outros pregam mas não se comportam correctamente." (Sanatana Goswami para Srila Haridas Thakur)

Os termos Pracaara (pregar) e Pracaaraka (pregador) são muito importantes para que eu não venha a esquecer ou negligenciar o espírito missionário dos seguidores de Sri Caitanya.

Ao fazermos amizade com alguém, isto facilita que como consequência possamos falar amistosamente (pregar) para esta pessoa sobre Krsna. Amizade e pregação são inseparáveis. Não pode haver amizade sem pregação e nem pregação sem amizade.

Porque um devoto(a) é Kripalu (misericordioso para com todos), Sarvopakaraka (trabalha para o bem dos outros), Karuna (compassivo para com todos) e Maitra (amigo de todos) ele/ela é um Pracaaraka (pregador).

E porque é um Pracaaraka (pregador) tem todas estas qualidades. Estas qualidades são indissociáveis de um Pracaaraka (pregador).

Que eu possa sempre servir os pés de lótus de um Pracaaraka (pregador) seguidor de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari