terça-feira, 16 de novembro de 2010

Astrologia

1 - No A-Daiva Varnasrama Dharma, ou o Varnasrama do desfrute, os Brahmanas ocupam-se em Astrologia (são Karma Kanda Jyotish Sastri)
SB 1.12.29 sobre os Jataka Vipras Karma Kandi Jyotish
Srila Prabhupada, Caitanya Caritamrta, Adi-lila 17,103:
"Os Brahmanas geralmente tornam-se astrólogos, médicos Ayur-védicos, professores e sacerdotes. Embora altamente instruídos e respeitáveis, tais Brahmanas iam de porta em porta para distribuir seu conhecimento. Um Brahmana iria primeiro à casa de um chefe de família para dar informações sobre as funções a serem realizadas em um Tithi particular, ou a data, mas se houvesse doença na família, os membros da família iriam consultar o Brahmana como um médico, e o Brahmana daria instrucções e alguns medicamentos. Muitas vezes, uma vez que os Brahmanas eram especialistas em astrologia, as pessoas também seriam muito curiosas sobre o seu passado, presente e futuro."
Por Sriman Syamasundara Prabhu:
"Vejamos alguns exemplos práticos de como isso poderia ser feito. O famoso verso do Bhagavad-Gita (BG 2.14) afirma:
matra-sparsas tu kaunteya
sitosna-sukha-duhkha-dah
agamapayino 'nityas
tams titiksasva bharata
"Ó filho de Kunti, o aparecimento temporário de felicidade e sofrimento, e seu desaparecimento no devido tempo, são como o aparecimento e desaparecimento das estações de inverno e verão. Surgem da percepção sensorial, ó descendente de Bharata, e é preciso aprender a tolera-los sem se perturbar."
O conceito parece fácil de entender quando não há nada a nos perturbar. Problemas surgem, no entanto, quando uma pessoa está cercada por algum obstáculo ou crise. Então é uma história diferente, porque há uma tendência para que nós percamos a nossa objectividade filosófica. Este é o lugar onde Jyotisa (literalmente "luz de Deus"; jyoti - luz isa, - Deus) pode ajudar a devolver-nos a uma perspectiva filosófica apropriada das coisas. Jyotisa pode fazer isso porque trata-se de ciclos de tempo e a ciência do tempo em geral. Jyotisa pode, portanto, nos informar quando um determinado efeito começará a se manifestar, quanto tempo isso vai durar, e quando ele vai embora. Isto permite agir com prudência, para tolerar a situação sem se perturbar, porque o ensino do Gita é reforçado pelo Jyotisa.
Sem esse reforço positivo de especialistas Jyotisa, podemos reagir na ignorância. Ser apanhados nas garras temporária de uma situação negativa, podemos ficar deprimidos, desesperados ou de alguma outra forma mentalmente perturbados. Em tal estado de mente perturbada poderemos agir de uma maneira negativa ou destrutiva, que agrava o quadro negativo que nós estamos a passar. Eventualmente, a situação negativa passa, como sempre passa, mas agora temos de ser responsáveis pelo nosso comportamento insensato, enquanto no estado mental perturbado.
Tenho certeza que se você considerar a sua própria vida, você vai reconhecer as situações em que poderia ter ajudado muito saber que ia haver uma luz no fim do túnel, mesmo que você não pudesse vê-la naquele momento. Talvez você pudesse ter agido de forma diferente, não por falta de esperança ou desespero, mas sem a sabedoria e tolerância para com a sua situação actual."
2 - No Daiva Varnasrama Dharma, ou o Varnasrama da renúncia, os Brahmanas não ocupam-se em Astrologia.
Srila Prabhupada, Carta a Devamaya em 01/09/75:
"Tudo depende de Krsna. Então, onde está a necessidade de astrologia? O princípio dos devotos é que aconteça qualquer coisa pelo desejo de Krsna. Deixe-me permanecer um devoto sincero, isto é tudo. O devoto puro não está interessado em astrologia.
Então, continue atentamente a adorar as Deidades, ler os meus livros com muito cuidado, e sem deixar de cantar 16 voltas em suas contas diárias.
Espero que esta o encontre bem de saúde."
ISKCON Desire Tree:
"Astrologia é definitivamente uma ciência perfeita, mas ela precisa de um Brahmana apropriado para explicar isso. Anteriormente Brahmanas tinham pureza e intuição para prever determinados acontecimentos. No entanto, em Kali Yuga é difícil encontrar isso. Se alguém está na Consciência de Krsna, então ele / ela está completamente sob o controle da energia interna do Senhor Krsna. O Senhor Krsna decide o que é melhor para Seus devotos. Uma vez que Ele é o controlador supremo de todos os planetas, Ele pode mudar a posição dos planetas para Seus devotos. Quando alguém está na Consciência de Krsna não precisa ter medo ou ficar ansioso, mas simplesmente depender dEle."
Também sobre Astrologia, existe um grande debate entre os que se interessam pelo assunto, que afirma por um lado que o ascendente de Srila Prabhupada é Capricórnio e por outro que o ascendente de Srila Prabhupada é Sagitário. E que um representaria melhor a personalidade grandiosa de Srila Prabhupada do que o outro. Tudo baseado na hora exacta do aparecimento de Srila Prabhupada neste mundo. Aqueles que defendem o ascendente em Sagitário afirmam que Srila Prabhupada não foi muito "preciso" (aonde já ouvimos este argumento?) em determinar sua hora de nascimento, 4 PM, e propuseram mudar a hora para 3:30 PM, porque Srila Prabhupada afirmou "por volta" das 4 PM:
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari