terça-feira, 2 de novembro de 2010

Lobhamayi Sraddha

"Apreciação natural especial da descrição de um passatempo específico de Deus indica a posição constitucional de uma entidade viva." (Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada - CC Adi 4-34)

Assim, receber prematuramente o Sidha Deha e o Ekadas Bhava (forma, nome, serviço, idade, vestimenta, grupo, etc) é incorrecto.

No entanto, desde mesmo o início sentimos atracção por uma Rasa específica com Krsna e isto deve ser cultivado desde o início.

É isto o que determina o nosso relacionamento com Krsna. Esta inclinação é o que indica o nosso relacionamento específico com Krsna.

Temos que avançar mais do que simplesmente considerar reverencialmente Krsna como a Pessoa Suprema. Precisamos especificar o nosso relacionamento com Ele.

Ao ouvirmos os passatemos de Krsna em Vrndavana poderemos ficar atraídos ou por Santa ou Dasya ou Sakhya ou Vatsalya ou Madhurya. Isto tem que ser cultivado desde o inicio. Isto é uma inclinação natural.

"Vrajanatha: Qual Rasa eu devo cultivar em Raganuga Bhakti?

Babaji: Baba, olhe para sua própria natureza. Por causa desta natureza você tem uma certa inclinação. De acordo com esta inclinação você naturalmente aceita uma Rasa particular. Você deve seguir os passos de uma alma eternamente liberada que serve o Senhor nesta Rasa. Você deve examinar cuidadosamente esta sua inclinação. Se você está inclinado ao caminho de Raga Marga (Jata Ruci Raga Marga) então você deve seguir sua inclinação. Se você não está inclinado ao caminho de Raga Bhakti (Jata Ruci Raga Marga), então você deve seguir o caminho de Vaidhi Bhakti (Ajata Ruci Raga Marga)."

Em ambos os casos é essencial cantar Hare Krsna absorvendo-se em Rasa Katha, ou os passatempos íntimos do Senhor com Seus Dasas, Sakhas, Gopas e Gopis, como descritos no Srimad Bhagavatam.

Cantar Hare Krsna sem absorver-se em Rasa Katha, simplesmente considerando a Supremacia de Krsna não levando em conta os detalhes do serviço específico, irá simplesmente levar-nos a um "vácuo devocional":


A perfeição de Vaidhi Bhakti (Ajata Ruci Raganuga) é alcançar Raga Bhakti (Jata Ruci Raganuga).

Rasa Katha é essencial na prática do serviço devocional e é o que nutre a própria prática. Aqueles que (Jata Ruci Raganuga Bhaktas) por boa fortuna e avanço espiritual logo no início especificam uma Rasa com Krsna, absorvem-se na mesma seguindo os passos dos devotos íntimos do Senhor. Outros (Ajata Ruci Raganuga Bhaktas), absorvem-se na Rasa dos devotos íntimos do Senhor almejando ardentemente especificar seus relacionamentos com Krsna.

"...Vrajanatha colocou estas palavras diante dos pés de seu mestre espiritual: "Ó mestre, quando eu penso nos passatempos do Senhor Krsna desejo tornar-me um seguidor de Subala".

Babaji: Eu lhe dou as minhas bênçãos. Que você se torne um seguidor de Subala e desta forma sirva o Senhor Krsna. Você está qualificado para Sakhya Rasa.

Daquele dia em diante Vrajanatha passou a ver o Babaji idoso como uma encarnação de Subala.

Vijaya-kumara: Mestre, tenho estudado o Srimad Bhagavatam por muitos dias. Sempre que ouço ou leio os passatempos do Senhor Krsna, em meu coração eu anseio servir o casal divino como Srimati Lalita faz.

Babaji: Não diga mais nada. Você é um seguidor Manjari de Sri Lalita-devi. Que você possa alcançar este serviço. Eu lhe dou minhas bênçãos.

Daquele dia em diante, no seu coração, Vijaya-kumara começou a pensar em si como uma serva de Srimati Lalita e passou a ver o Babaji idoso como uma encarnação de Sri Lalita.

Vijaya-kumara perguntou a Vrajanatha: "Ó Vrajanatha, os desejos em nossos corações estão cumpridos. Porque nós alcançamos a misericórdia de um grande Vaisnava. Agora, devemos considerar o que vai acontecer no futuro. Vrajanatha, com um coração honesto por favor me diga: o que você vai fazer? Você vai casar, ou vai tomar Parivrajaka Sannyasa?"

(Srila Bhaktivinoda Thakura - Jaiva Dharma sobre Raganuga Sadhana Bhakti - Cap 21)

"Se não se chegar à plataforma de serviço espontâneo no início, deve-se adoptar serviço regulado." (Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada - Cc Madhya 22-109)

"No reino transcendental de Vraja [Vraja Dhama] deve-se servir ao Senhor Supremo, Sri Krsna, com um sentimento semelhante ao de Seus associados, e deve-se colocar sob a orientação directa de um associado em particular de Krsna e deve-se seguir os seus passos. Este método é aplicável tanto no estado de Sadhana [prática espiritual executada enquanto na fase condicionada], quanto na etapa de Sadhya [realização de Deus], quando se é um Siddha Purusa, ou uma alma espiritualmente perfeita."

(Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada - Néctar da Instrucção - Sri Upadesamrta - verso 8)

"O Caitanya Caritamrta aconselha aqueles que são neófitos a desistir de todos os tipos de desejos motivados e simplesmente exercer o serviço regulado devocional do Senhor, de acordo com as instruções das Escrituras. Desta forma, um neófito pode desenvolver gradualmente apego ao nome, a fama, forma, qualidades de Krsna e assim por diante. Quando alguém desenvolve este apego, pode espontaneamente, servir os pés de lótus de Krsna, mesmo sem seguir os princípios regulativos. Este estágio é chamado de Raga Bhakti, ou devoção em amor espontâneo. Nesta fase, o devoto pode seguir os passos de um dos associados eternos de Krsna em Vrndavana. Isso é chamado Raganuga Bhakti. Raganuga Bhakti, ou serviço devocional espontâneo, pode ser executado em Santa Rasa quando se aspira a ser como as vacas de Krsna ou o bastão ou flauta na mão de Krsna, ou as flores em volta do pescoço de Krsna. E Dasya Rasa, segue-se os passos de servos como Citraka, Patraka ou Raktaka. Em Sakhya Rasa de amizade pode-se tornar um amigo como Baladeva, Sridama ou Sudama. E Vatsalya Rasa, caracterizada por afeição paternal, pode-se tornar como Maharaja Nanda e Yasoda, e em Madhurya Rasa, caracterizada pelo amor conjugal, pode-se tornar como Srimati Radharani ou com Suas amigas como Lalita e suas criadas (Manjaris) como Rupa e Rati. Esta é a essência de toda a instrucção em matéria de serviço devocional." (Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada - Néctar da Instrucção - Sri Upadesamrta - verso 8)

Diversas citações de Srila Prabhupada sobre Raga Marga em:

Srila Prabhupada e Acaryas sobre Raga Marga

Não podemos forçar nosso Swarupa numa etapa inicial como fazem os Sahajiyas ou os que apregoam o sistema de Siddha Pranali. Mas Krsna também não força ou impõe um Swarupa para nós na etapa final. Não é que recebemos nosso Siddha Deha inesperadamente. Existe um cultivo pessoal desde o início. Como evidenciado no Madurya Kadambini de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura é na fase de Asakti, a etapa imediatamente anterior a Bhava e depois Prema, que é vislumbrado o Siddha Swarupa ou corpo espiritual. Na fase de Asakti o concepção espiritual de Ahanta (eu) e Mamata (meu) é Purna (completa) e enquanto a concepção de Ahanta e Mamata materiais é Eka Desa Vyapini (praticamente inexistente). Não é que o aspirante recebe seu Siddha Deha somente quando alcança Prema. É por isso que já na fase em que Asakti torna-se madura, a guia do Guru, ou então de um Sadhu ou então de Antaryami ou então dos três é essencial como evidenciado por Srila Visvanatha Cakravarti Thakura no Raga Vartma Candrika.

Ou seja, nesta fase é IMPERIOSO questionar acerca do Siddha Deha para poder avançar para as etapas de Bhava e Prema em serviço a Krsna tanto com o Sadhaka Deha (corpo físico), que também a partir deste ponto fica completamente espiritualizado (Jiva Mukta), como com o Siddha Deha.

Inicialmente o aspirante poderá ter uma certa atracção por um relacionamento específico com o Senhor. Mas deverá simplesmente ocupar-se em cantar o Santo Nome e ouvir os passatempos dos servos eternos do Senhor no Srimad Bhagavatam. Posteriormente (Asakti) este relacionamento poderá ser confirmado ou não.

Mas o desejo de alcançar o serviço à Krsna numa das quatro Rasas (Lobhamayi Sraddha) manifesta-se desde o começo do serviço devocional, e não somente na fase de Nistha. Isto é um grande tabu para alguns, quando não deveria ser. Desde mesmo o inicio manifestamos o desejo de servir Krsna em Goloka. De servi-Lo com um corpo espitirual (Siddha Deha). Desde o inicio. Todas as diferentes fases do serviço devocional são simplesmente um amadurecimento desta Lobhamayi Sraddha inicial. Até que na fase de Asakti, nesta presente vida (de preferência) temos um vislumbre do corpo espiritual e começamos a executar serviço interno com o mesmo. Nas fases anteriores a Asakti nosso Sadhana Raganuga interno significa absorvermo-nos nos passatempos dos Dasas, Sakhas, Gopas e Gopis como descrito no Srimad Bhagavatam, desejando ardentemente ("como uma criança que chora pela mãe") o serviço pessoal à Krsna.

"Devemos sempre lembrar que esta ânsia de seguir os passos dos habitantes de Vraja (Vrndavana) só é possível se alguém está livre da contaminação material. Ao seguir os princípios regulativos do serviço devocional, há um estágio chamado Anartha Nivrtti, o que significa o desaparecimento de toda a contaminação material. "

(Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada - Néctar da Devoção)

"Em Bhajana Kriya fica-se livre da contaminação da vida materialista. Ele já não vai a um restaurante ou hotel para saborear os chamados pratos saborosos feitos com carne e cebola, nem se importa em fumar ou beber chá ou café. Ele não só se abstém de relações sexuais ilícitas, mas evita vida sexual totalmente. Tampouco esta interessado em desperdiçar seu tempo em especular ou com jogos de azar. Desta forma, entende-se que se está a tornar-se limpo de coisas indesejáveis (Anartha Nivrtti). "

(Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada - Néctar da Devoção)

No entanto, alguns Anarthas acompanham o praticante de Bhakti até estágios muito avançados (Madhurya Kadambini). Apesar disto, o praticante pode cultivar Raganuga Bhakti mesmo sem estar livre de todos os Anarthas.