quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Todas as Jivas surgem de Krsna

No caminho para o mundo material, a alma recebe muitas oportunidades dadas por Krsna para permanecer no mundo espiritual.

1) - O Senhor Krsna ao desejar desfrutar de passatempos ilimitados e variados manifesta inumeráveis almas através de Sua Jiva Shakti.

"Assim como surgem pequenas faíscas do fogo, todas as Jivas surgem de Krsna, a alma suprema." (Brhadaranyaka Upanisad 2.1.20)

Isto tudo ocorre no plano espiritual.

Estas incontáveis almas individuais são marginais (Tatastha). O Senhor Krsna mostra para estas almas tanto o ilimitado mundo espiritual, quanto o gigantesco mundo material.

O Senhor Krsna mostra para estas almas espirituais individuais que elas poderão ter uma maravilhosa vida bem aventurada eterna no mundo espiritual. Elas não entram na Lila do Senhor. Elas tem um vislumbre da Lila do Senhor. Um pequeno detalhe fica bem claro. Lá Krsna é o supremo desfrutador.

O Senhor Krsna também mostra a estas almas espirituais individuais que elas pelo contrário poderão ter uma vida no mundo material temporário, mas que apesar disto, quem "controla" (aparentemente) são estas mesmas almas.

Então o Senhor Krsna deixa elas decidirem.
Como estas almas são potência marginal (Tatastha Shakti), elas tem que decidir. A falta não é de Krsna se estas almas decidem vir para o mundo de Maya. Krsna dá-lhes o presente inestimável do livre arbítrio.

E isto tudo ocorre fora do tempo material. Antes de entrarem no corpo de Maha Visnu.

2) - Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati diz no significado do Brahma-Samhita 5,16 que, quando as almas emanam de Maha Visnu podem entregar-se a Ele e viver em Vaikuntha: "As inumeráveis Jivas como partículas espirituais que emanam em forma de raios de esplendor da alma coletiva (Maha Visnu), não têm nenhuma relação com o mundo mundano, quando conhecem-se a si mesmas como eternas servas do Senhor Supremo. Em seguida, são incorporadas no reino de Vaikuntha. Mas quando elas desejam dominar sobre Maya, esquecendo a sua verdadeira identidade, o princípio egoísta Sambhu entra em suas entidades fazendo-as identificar-se como desfrutadoras separadas em entidades mundanas. "

3) - De acordo com o SB 3.20.16 quando elas aparecem em conjunto no Hiranyagarbha (Garbhodakasayi Vishnu) podem entregar-se a Ele e viver em Brahma Loka: "A partir do umbigo da Personalidade de Deus Garbhodakasayi Visnu brotou uma flor de lótus fulgurante como mil sóis abrasadores. Esta flor de lótus é o reservatório de todas as almas condicionadas, e a primeira entidade viva que saiu da flor de lótus era o onipotente Brahma.
Significado: Depreende-se deste verso que as almas condicionadas, que descansavam dentro do corpo da Personalidade de Deus, após a dissolução da última criação surgem na forma da soma total do lótus. Isto é chamado Hiranyagarbha".

4) - De acordo com a SB 4.21.36, quando a alma aparece em forma humana pela misericórdia do Paramatma (Ksirodakasayi Vishnu), ela tem a chance de receber o conhecimento do Guru, para executar serviço devocional, e para voltar ao Supremo. Se ele não tirar vantagem disto, ela cai na gratificação dos sentidos e Samsara: "Há a menção específica à palavra Gurum, que indica a Suprema Personalidade como Caitya Guru. O Senhor Supremo em Sua forma de Paramatma está presente no coração de todos, e Ele está sempre tentando induzir a alma individual a se entregar a Ele e se engajar no serviço devocional, pois Ele é o mestre espiritual original ".

SB 4.29.4: "Originalmente, a entidade viva é um ser espiritual, mas quando ela realmente deseja desfrutar deste mundo material, ela desce. Neste verso podemos entender que a entidade viva, primeiro aceita um corpo que é humano [SB 9.24.58 - Brahma (totalidade das Jivas)], mas de forma gradual, devido às suas actividades degradadas, ele cai em formas inferiores de vida - animal, vegetal e formas aquáticas. Através do processo gradual de evolução, a entidade viva novamente alcança o corpo de um ser humano e e recebe uma outra chance de sair do processo de transmigração. Se ela novamente perde a sua chance na forma humana para entender sua posição, ela é novamente colocada no ciclo de nascimento e morte em vários tipos de corpos".

E assim, a Jiva recebe constantemente a oportunidade de render-se a Krsna (1), a Karanodakasayi Visnu (2), a Garbhodakasayi Visnu (3) e a Ksirodakasayi Visnu (4).

Srila Jiva Goswami explica no seu Bhakti Sandarbha que se pudermos entender como viemos para este mundo material (por mal usar nossa pequena independência), então será muito fácil refazer os passos e voltar ao Supremo (por usar devidamente nossa pequena independência).

Srimad Bhagavatam 2.9.1

"Embora a entidade viva seja puramente consciente em seu estado puro, ela é subordinada à vontade do Senhor sendo influenciada pela energia externa do Senhor...

...porque o Senhor influência a entidade viva nessa consciência e esquecimento. A resposta é claramente que o Senhor deseja que cada entidade viva esteja na sua consciência pura como parte integrante do Senhor e, portanto, esteja ocupada no serviço amoroso ao Senhor como ela é constitucionalmente feita, mas porque a entidade viva é parcialmente independente ela pode não estar disposta a servir ao Senhor, mas pode tentar tornar-se tão independente como o Senhor...

...Não há necessidade de traçar um tempo na história material de quando a entidade viva desejou isto. Mas o facto é que, logo que ela desejou, ela foi colocada sob o controle de Atma Maya pela direcção do Senhor. "

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari