quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"Não Marginais"

Aquelas almas (Jiva Shakti) que vieram para o mundo material e depois através de Sadhana Siddha voltaram para o mundo espiritual podem em Goloka ou Vaikuntha cair novamente no reino de Maya?

Poder podem, mas é muito, muito, muito...muito improvável.

"Quanto as suas perguntas sobre como e de onde cairam as almas condicionadas, sua primeira pergunta se alguém tem um relacionamento com o Senhor Krsna em Krsnaloka, ele nunca cai?
As almas são dotadas de independência diminuta como parte da sua natureza e essa independência diminuta pode ser utilizada de forma correcta ou incorrecta em qualquer momento, por isso há sempre a chance de cair por usar a independência incorrectamente. Mas aqueles que estão firmemente fixos em serviço devocional a Krsna estão a fazer uso adequado de sua independência e assim eles não caem." (Srila Prabhupada)

"É uma coisa muito incomum para alguém fazer, abusar da vontade dessa forma, sem qualquer influência externa, e ao se aprender a lição para não fazê-lo, não se irá fazê-lo novamente (embora seja possível)." (Srila Acaryadeva)

Palestra, CC Adi 7,108 (São Francisco: 18-02-1967):
Bhaktijana: Quando as almas que nunca foram condicionadas ..., eles também têm a independência?
Prabhupada: Sim, mas elas não a usam de forma incorrecta. Elas sabem que "eu estou destinada ao serviço de Krsna" e elas estão felizes no serviço a Krsna.
Bhaktijana: Elas podem em algum momento usar incorrectamente a independencia?
Prabhupada: Sim, elas podem. Este poder está lá. Sim?
Devoto: Bem, eu acredito que o senhor uma vez disse que uma vez que uma alma condicionada torna-se perfeita, fica fora do mundo material e vai para Krsnaloka, não há possibilidade de cair novamente.
Prabhupada: Não! Há a possibilidade, mas elas não voltam. Assim como depois de colocar a mão no fogo, você nunca coloca novamente se você for realmente inteligente. Portanto, aqueles que voltam para Deus, eles tornam-se inteligentes.

E em relação as almas (Cit Shakti) eternamente liberadas e aquelas almas (Jiva Shakti) que optaram por ficar com Krsna?

Os Associados Pessoais do Senhor Nunca Caem - por SS Romapada Swami

http://www.romapadaswami.com/?q=node/342

Tradução de Bhagavan dasa (DvS)

Como Srimati Radharani - que não possui a liberdade inerente de dar as costas a Krsna, como têm as jivas - pode, ainda assim, ser considerada uma Pessoa que experimenta o amor a Krsna? Como o Maharaja afirma, se as jivas não fossem possuidoras desse livre-arbítrio, nosso amor forçado não seria considerado, de forma alguma, amor; contudo, quando falando de Radharani, que, por natureza, não tem essa liberdade, Sua experiência continua sendo chamada de amor. O senhor poderia, por favor, explicar essa aparente contradição?

"Há três categorias principais de energia do Senhor Supremo: a potência interna, a potência externa e a potência marginal (antaranga, bahiranga e tatastha sakti). As jivas são, por constituição, a potência marginal do Senhor; como o nome indica, elas são marginais, isso no sentido de que elas podem se dirigir para ambas as direções, isto é, podem se refugiar na potência interna ou na potência externa. Srimati Radharani e outros eternos associados pessoais do Senhor, no entanto, pertencem à categoria de potência interna. O fato não é que eles não têm livre-arbítrio, mas, sendo “não-marginais”, eles SEMPRE escolhem servir Krsna, e nunca se sujeitam à energia externa. Isto acontece em virtude da diferença constitucional entre os dois tipos de energias.

Uma analogia grosseira seria a analogia do fogo e da faísca, como explicado previamente. O fogo resplandecente jamais se separa de seu calor e de sua luz, ou, ainda nesse tópico, um grande pedaço de lenha no fogo resplandece com o fogo, mas uma pequena faísca desse fogo pode facilmente se deixar levar."

SS Romapada Swami

Vosso servo

Prahladesh Dasa