quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Não insistir numa maneira única de ver o assunto

Heresia e Ortodoxia na ISKCON - SS Hrdayananda Das Goswami Acaryadeva

http://www.howardjresnick.com/works/item/11.html

Alguns trechos:

"... Historicamente a tradição Gaudiya Vaisnava tem tido uma visão complexa sobre a questão da origem da alma, e os ensinamentos paradoxais de Srila Prabhupada sobre este tema refletem esta complexidade. Portanto, somos justificados em aceitar, e não rejeitar, os ensinamentos complexos de Srila Prabhupada sobre este assunto.

Srila Prabhupada ensinou que as almas originalmente estavam com Krsna no mundo espiritual, e ele também ensinou que as almas não caem do mundo espiritual. Se considerarmos estes dois ensinamentos uma contradição, como Kundali faz, então pode-se procurar resolver o problema declarando, como Kundali faz, que algumas das declarações de Srila Prabhupada são falsas, sendo invenções destinadas a conseguir um objetivo pragmático missionário, naquele momento apenas.

Ou pode-se escolher, como eu fiz, encontrar a verdade em ambas as declarações, não tratando-as como uma contradição, mas sim como um paradoxo.

Meu dicionário American Heritage define paradoxo, em primeira instância, como "uma afirmação aparentemente contraditória que pode, não obstante ser verdade."
Tradições de sabedoria, muitas vezes usam paradoxos, pelo menos por um motivo óbvio: um paradoxo, justamente porque é contraditório na superfície, forçando-nos a ir abaixo da superfície, para sondar as profundezas dos ensinamentos paradoxais...

...A nossa apresentação mostrou que não é certo que cada relevante autoridade diz uma e a mesma coisa sobre a origem da alma.

...Finalmente, vamos analisar se a ISKCON tem tratado de forma justa com a controvérsia sobre a origem da alma. Deve ser o caso que, devido à imperfeição humana de todos aqueles que estão neste mundo, a ISKCON também certamente trata imperfeitamente com esta questão. No entanto, se houver alguma justiça entre os seres humanos, então com certeza igual, há julgamentos imperfeitos que encontram padrões mínimos de justiça. Não tenho dúvidas de que a resposta da ISKCON para a controvérsia da origem da alma cumpre estes padrões.

A verdadeira ironia do caso é a seguinte: antes da insistência dos autores de que haveria apenas uma visão correcta sobre este assunto, uma campanha que culminou com a publicação de Em Vaikuntha ...", os devotos da ISKCON tinham diversas posições sobre esta questão teológica. Não haviam demandas graves para a ortodoxia e a discussão livre acontecia. A ISKCON não tinha oficialmente publicado um único livro, ou mesmo artigo, insistindo em uma maneira única de ver este assunto. Srila Prabhupada fez afirmações paradoxais sobre o tema, e esse paradoxo estabelecia um diálogo permanente em curso.

Foram, de facto, os autores, (e antes deles o ex-Ravanari Das noutro volume) que insistia em um volume formal que este paradoxo deveria ser rejeitado, que uma visão deveria ser descartada para sempre e que uma posição única sobre a matéria deveria ser aprovada por todas as pessoas razoáveis. Em outras palavras, foram os autores que levantaram a bandeira da ortodoxia.

Um toque final de ironia, a ISKCON, mais uma vez retornou a uma posição de certa forma diversa sobre a questão. Em outras palavras, dentro da ISKCON devotos diferentes têm opiniões diferentes sobre o que é certamente uma questão paradoxal. Porque, ao contrário dos autores, nenhum dos lados nesta questão, estridentemente exige que todos tomem posição - em outras palavras, porque nenhum dos lados exige que o seu ponto de vista seja aceito como ortodoxo, a liderança da ISKCON não responde. A situação no terreno na ISKCON, antes e depois de Kundali, é a de diferentes pontos de vista sobre a questão da origem da alma. O breve período de ortodoxia grave na ISKCON sobre esta questão foi uma resposta à demanda dos próprios autores da ortodoxia em apoio da sua posição.

Ao melhor de meu conhecimento, a ISKCON, em geral, não se preocupa excessivamente com a ortodoxia e heresia, e sobre esta questão específica, mais uma vez apresenta um diálogo complexo, que homenageia os ensinamentos tanto de Srila Prabhupada e de toda a tradição Gaudiya Vaisnava, e que reflete a natureza paradoxal desta inescapável área recôndita da teologia."

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari