quarta-feira, 13 de outubro de 2010

As excepções ocorrem nesta plataforma

No segundo capítulo de seu livro "Brahmana e Vaisnava" intitulado Harijana khanda (página 86 na edição de 1999 da ISKCON), Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura diz:

"Quem são os Harijanas ou Vaisnavas, e o que os torna diferentes dos não devotos? Estou citando várias evidências das escrituras e os sentimentos dos devotos neste Hari-jana-khanda para responder a estas perguntas.

"Antes de adquirir uma designação material, a entidade viva é extremamente pura, mesmo não estando engajada em servir o Supremo [Nota pessoal: em rasas superiores], ela permanece situada na posição neutra de santa-rasa devido ao seu carácter marginal. Embora a entidade viva, nascida da potência marginal não apresente um gosto de servir ao Senhor neste momento, devido a uma falta de conhecimento da Auto-Realização, no entanto, sua propensão directa de servir ao Senhor Supremo, permanece dentro dela em um estado dormente. Embora o propensão indirecta para a satisfação material, que é contrária ao serviço do Senhor, não ser encontrado nela neste momento, indiferença para com o serviço de Hari e as sementes da satisfação material, que segue este estado de indiferença, estão contudo presentes dentro dela.

"A entidade viva, que pertence à potência marginal, não pode permanecer indiferente para sempre manifestando tanto tendências devocionais e não devocionais. Ela, portanto, contempla actividades inconstitucionais de sua posição marginal. Como uma pessoa a dormir sonha que ela está ativa no mundo físico sem realmente estar envolvida em actividades, quando a entidade viva dormente indiferente pertencente a potência marginal exibe mesmo um pouco de apatia ao serviço do Senhor Supremo e se situa em uma condição neutra, imutável, mesmo por um pouco de tempo, ela fica infectada pelo impersonalismo. É por isso que a alma condicionada deseja fundir-se no Brahman impessoal, assim, exibindo a natureza inconstante da sua mente. Mas, devido à negligência ao serviço eterno do Senhor e, assim, desenvolvendo a qualidade da aversão ao Senhor, ela não pode permanecer fixa nessa posição. Desta forma, a aversão ao Senhor quebra sua concentração da mente e estabelece-a como mestre deste mundo de prazer material.

"Maya, a energia externa do Senhor Supremo, então, induz a entidade viva marginal a apreciar este mundo através de sua cobertura e potência e, portanto, mostra a entidade viva a realidade de ser avesso ao serviço do Senhor.

"Neste momento a entidade viva considera-se o rei dos desfrutadores, e situando-se no modo da paixão ela assume a posição de Brahma e cria progênie. As entidades vivas que nasceram de Brahma, o avô de todos, expandem-se em famílias de arianos e brahmanas. No entanto, neste mundo de dualidade, as entidades vivas que são cobertas e lançadas sob o controle da energia externa tornam-se naturalmente invejosas. Este inveja cria posteriormente o orgulho, a ilusão, avareza, ira e luxúria e induz as entidades vivas a dançar freneticamente em aversão ao Senhor. Neste momento elas esquecem que nasceram a partir do avô Brahma e das instrucções do Senhor nos Vedas.

"E sobre a plataforma do progresso, se uma entidade viva cultiva a vibração do som transcendental e revive o processo de recordar os pés de lótus de Sri Krsna, então ela alcança o conhecimento espiritual científico. Por este processo, todos os anarthas são destruídos e ela fica situada em uma posição extremamente auspiciosa.

"O humor que surge quando alguém está manipulando os seus sentidos é chamado vilasa, ou desfrute. O significado de vairagya, ou renúncia, é tornar-se avesso ao acúmulo de conhecimento sensual. As almas condicionadas, que são dominadas pela energia ilusória de Hari tornam-se desfrutadoras temporárias deste mundo sob o controle das potências de Maya que encobrem e enganam. Mas, se tais pessoas, felizmente encontram os devotos que estão constantemente a lembrar-se de Krsna, então elas podem abandonar o desfrute material insignificante e receber a oportunidade de atingir o conhecimento transcendental.

"Apesar de devido ao esquecimento de Krsna, o movimento pervertido dos sentidos é considerado temporário e adverso, quando adequadamente empregado num eterno objectivo a sua doença da transitoriedade é destruída e eles abandonam o desejo de abraçar tais objectos temporários. Então a pessoa valoriza o seguinte versículo da Hari-bhakti-vilasa, que é a misericórdia de Sri Sanatana e compilado por Srila Gopala Bhatta, o discípulo de Tridandipada Srila Prabodhananda Sarasvati, que era um servo de Sri Gauranga e nasceu em uma família Andhra brahmana.

grhita-visnu diksako
visnu-puja-paro narah
vaisnavo'bhihito'bhijnair
itaro'smad avaisnavah

"Aquele que é iniciado em mantras de Sri Vishnu e que se dedica à adoração ao Senhor Vishnu é chamado um Vaisnava por aqueles que são eruditos. Aquele que é desprovido de tais práticas não em um Vaisnava".

"Embora a entidade viva eterna seja constitucionalmente inclinada favoravelmente em direção ao Senhor Supremo, devido à sua indiferença para com o serviço eterno do Senhor, ela é elegível para ser controlada por Maya. Quando alguém tenta medir os objectos materiais com o seu conhecimento sensual, simplesmente aumenta a propensão de desfrutar dia após dia. Assim a pessoa é elegível para atingir o conhecimento transcendental - essa memória antiga, também freqüentemente é esquecida. Como resultado de ser encoberta e atirada, e considerando-se o desfrutador deste mundo, esta pessoa não tem o poder de discriminar entre bom e mau, ao contrário, ela considera assuntos temporários e irreais como permanentes e favoráveis para o seu prazer. "

A jiva é o servo eterno de Krsna, porque ela "está constitucionalmente inclinada fovoravelmente em direção ao Senhor Supremo", mas antes de cair, ela serve o Senhor somente em santa-rasa que na verdade não é o serviço devocional puro directo. Quanto as rasas superiores, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur diz que o devoto puro nunca se pode esquecer de Krsna e não podemos argumentar sobre isto.

Srila Prabhupada: ". Anteriormente estávamos com Krsna em Sua lila ou esporte" Estávamos com Krsna em Vaikuntha com o nosso pleno e potencial corpo nitya-siddha, mas em santa-rasa, não em Suas rasas mais elevadas.

Srila Prabhupada - Néctar da Devoção - Capítulo 35: "O Amor Neutro a Deus"

"Na verdade, o prazer transcendental derivados da associação com a Pessoa Suprema é muito maior do que o prazer derivado da realização do Brahman impessoal, por causa do encontro directo com a forma eterna do Senhor ...

... O melhor exemplo de pessoas santas situadas na santa-rasa são Sanaka, Sanatana, Sananda e Sanat Kumara, os irmãos Kumara ...

... Em uma das orações dos irmãos Kumara, esta declaração é feita: "Ó Senhor Mukunda [Krsna, aquele que dá liberação], apenas contanto que a pessoa não veja Sua forma eterna de felicidade e conhecimento, aparecendo como uma árvore tamala recém-cultivada, com um tom azulado - só por este tempo pode o aspecto impessoal da Verdade Absoluta, conhecido como Brahman, ser muito agradável para uma pessoa santa ."...

... Sukadeva Gosvami e Bilvamangala Thakura, que abandonaram a concepção impessoal da Verdade Absoluta para executar serviço devocional, são os melhores exemplos de devotos, situado no estado neutro. De acordo com algumas autoridades, esta condição não pode ser aceita como um dos humores transcendentais, ou rasas, mas Srila Rupa Gosvami diz que mesmo se não aceitamos como um humor transcendental, ainda é preciso aceitá-la como a posição de início do serviço devocional . No entanto, posteriormente se alguém não avança mais para a plataforma de serviço efectivo para o Senhor, ele não é considerado como estando na plataforma da doçura transcendental. Neste contexto, no 11º canto do Srimad-Bhagavatam, o Senhor Krsna instrui pessoalmente Uddhava como se segue: "O estado de estar estabelecido em Minha forma pessoal é chamado de santa-rasa, e sem estar situad nesta posição, ninguém pode avançar para o real serviço devocional puro." Em outras palavras, ninguém pode estar situado no aspecto pessoal da Suprema Personalidade de Deus sem estar situado pelo menos em santa-rasa".

E as excepções ocorrem nesta plataforma e não nas rasas mais elevadas.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari