domingo, 11 de julho de 2010

Srila Prabhupada e o Sri Caitanya Bhagavata

“O Srimad-Bhagavatam é o livro autorizado para referências acerca da compreensão do serviço devocional; porque ele é muito elaborado, todavia, poucos são aqueles capazes de compreender seu significado. O Srimad-Bhagavatam é o comentário original ao Vedanta-sutra, que é chamado nyaya-prasthana. Visto que o Vedanta-sutra foi escrito a fim de permitir a compreensão da Verdade Absoluta através de lógica e argumentação infalíveis, seu comentário natural, o Srimad-Bhagavatam, é extremamente elaborado. Recitadores profissionais criaram a impressão de que o Srimad-Bhagavatam trata apenas da rasa-lila de Krsna, muito embora a rasa-lila de Krsna seja descrita somente do capítulo 29 ao 33 do Décimo Canto. Desta forma, eles apresentaram Krsna ao mundo ocidental como um grande caçador de mulheres, e, em nossas pregações, temos, algumas vezes, que lidar com tal concepção equivocada. Outra dificuldade para a compreensão do Srimad-Bhagavatam é que os recitadores profissionais introduziram o Bhagavata-saptaha, ou a leitura do Bhagavatam em sete dias. Eles querem terminar o Srimad-Bhagavatam em uma semana, embora tal obra seja tão sublime que mesmo um único de seus versos, se explicado apropriadamente, não pode ser concluído nem mesmo em três meses. Sob tais circunstâncias, é de grande auxílio para o homem comum a leitura do Caitanya Bhagavata de Srila Vrndavana dasa Thakura, pois, por meio deste, a pessoa pode compreender verdadeiramente o serviço devocional, Krsna e os Senhores Caitanya e Nityananda.

Srila Rupa Gosvami diz:

sruti-smrti-puranadi-pancaratra-vidhim vina

aikantiki harer bhaktir utpatayaiva kalpate

- Bhakti-rasamrta-sindhu 1.2.101

“O serviço devocional ao Senhor que ignora a literatura Védica autorizada – os Upanisads, os Puranas e o Narada-pancaratra – é simplesmente uma perturbação desnecessária na sociedade”.

Devido à compreensão equivocada do Srimad-Bhagavatam, as pessoas se confundem quanto à ciência de Krsna. Através da leitura da obra de Srila Vrndavana dasa Thakura, entretanto, pode-se facilmente entender essa ciência.” – Caitanya-caritamrta, Adi 8.36, significado

Tradução: Sriman Bhagavan Prabhu