domingo, 11 de julho de 2010

Oferendas em Casa

Um devoto(a) deve ocupar sua língua de duas formas: cantar Hare Krsna e ingerir Krsna Prasadam.

Um devoto(a) somente pode ingerir Krsna Prasadam.

Um devoto(a) deve distribuir Krsna Prasadam. "Esta distribuição de Prasadam, a misericórdia do Senhor, é uma parte essencial da adoração à Deidade."

Um devoto(a) não fica sem cantar Hare Krsna.

Um devoto(a) somente pode oferecer alimentos à Deidade.

Um devoto(a) não fica sem oferecer alimentos diariamente à Deidade (na forma de Murti, fotografia, ou no coração em meditação).

Um devoto(a) não vive sem cantar Hare Krsna e não vive sem uma Deidade.

Por outro lado não devemos pensar que porque temos que ocupar a língua por ingerir Prasadam, temos que ter uma Deidade, pois somente para ela que poderemos oferecer Bhoga. Se tivermos esta atitude estaremos na plataforma de Karma Pradhani Bhakti. Ou seja, oferecemos algo para Krsna que nós gostariamos de comer quando na verdade deveriamos pensar no que Krsna gostaria de comer (Uttama Bhakti). Ainda assim é melhor do que comer Bhoga. Em outras palavras temos que ter uma Deidade não porque temos que oferecer Bhoga mas porque temos que desenvolver um relacionamento pessoal amoroso com Sri Sri Radha Krsna.

Se Krsna deixar alguma coisa nós comemos.

Prasada Sevaya (Gitavali)

1 bhai-re sarira abidya-jal, jodendriya tahe kal, jive phele visaya-sagore ta'ra madhye jihwa ati, lobamoy sudurmati, ta'ke jeta kathina samsare
2 krsna baro doyamoy, koribare jihwa jay, swa-prasad-anna dilo bhai sei anna-mrta pao, radha-krsna-guna gao, preme dako caitanya-nitai

"Ó irmãos! Este corpo material é um lugar de ignorância, e os sentidos são uma rede de caminhos que seguem em direcção à morte. De alguma forma, caímos neste oceano de desfrute dos sentidos materiais, e de todos os sentidos a língua é muito voraz e incontrolável; é muito difícil conquistar a língua neste mundo.

Porém, o Senhor Krsna é muito bondoso conosco e deu-nos esta Prasadam tão saborosa, só para que possamos controlar a língua. Agora, tomemos esta Prasadam até ficarmos plenamente satisfeitos e glorifiquemos à Radha Krsna, e com amor peçamos a ajuda do Senhor Caitanya e Nityananda."

maha-prasade govinde
nama-brahmani vaisnave
svalpa-punya-vatam rajan
visvaso naiva jayate
(Mahabharata)

"Ó rei, para aqueles que acumularam muito poucas actividades piedosas, a sua fé na Maha Prasadam, em Sri Govinda, no Santo Nome e nos Vaisnavas não se manifesta."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari