domingo, 11 de julho de 2010

"- não participar de jogos de azar: Eles indiscutivelmente aumentam a ira, a inveja, a ansiedade e a cobiça."

"O Louco Futebol" por Sriman Krsna Dharma Prabhu

"O falecido Bill Shankly, ex-futebolista e dirigente, quando perguntado se achava que o futebol era uma questão de vida ou morte, de forma famosa disse: "É mais importante do que isso."

A julgar pela grande cobertura da mídia da Copa do Mundo, em relação à minuscula programação para assuntos triviais, como o que acontece conosco depois da morte, parece que Bill tinha razão. Em toda parte as bandeiras estão fora, a conversa é sobre o pé de Wayne Rooney (jogador inglês), e uma nação inteira espera em seus sofás para o show começar.

O céu proibe que no momento este texto publicado diminua as esperanças da glória da Inglaterra. Mas são estes eventos desportivos o local ideal para repousar as nossas esperanças? O que realmente estamos esperando? Sucesso, é claro, mas por quê? O que é que numa vitória do desporto nacional nos faz tão eufóricos?

Cada inglês "verdadeiro puro sangue" (ou talvez escoces, gaules e irlandes...), provavelmente vai ler estas palavras com horror. O que ele está a falar? Obviamente, queremos que a nossa equipa ganhe. Como poderíamos cogitar a possibilidade de uma vitória alemã, ou pior ainda, uma francesa? Certamente nem pensar nisso.

Mas vamos apenas pensar um pouco. Aqui temos uma ilustração perfeita de um ensinamento fundamental Védico. Embora sejamos almas eternas que, em última análise não tenhamos nada a ver com qualquer coisa neste mundo em constante mudança, na consciência material nos identificamos com o corpo temporário e a terra em que nasceu. Nós, portanto, imaginamos que somos ingleses, escoceses, gauleses ou o que quer que seja. O sucesso da Inglaterra é, portanto, o meu sucesso, e eu "fico sobre a lua" quando isso acontece.

Mas essa exaltação imaginária é realmente a felicidade? Quanto tempo vai durar? Será que vai resolver os problemas da minha vida, como a velhice, doença e morte? Se o glorioso evento ocorrer, e a nossa equipa levantar a taça, algum desses problemas serão diminuídos? Ele pode proporcionar uma distracção durante algum tempo, mas não é simplesmente enfiar a cabeça na areia na abordagem das questões da vida real?

Srila Prabhupada chamou os desportos frívolos de jogos de azar e é verdade porque nós jogamos com a coisa mais preciosa, o tempo. Não sabemos quanto tempo temos nesta vida humana. É uma oportunidade rara e valiosa para resolver definitivamente todos os problemas através da realização da consciência de Deus pura. Encostado no sofá para assistir ao futebol assenta no pressuposto que vamos ter tempo depois para lidar com nossas dificuldades materiais. Mas quem sabe? Se a nossa equipa ganha, podemos ter um ataque do coração ali mesmo no sofá.

Desfrute deste tipo é descrito no Bhagavad Gita como "engano mental". Se a Inglaterra vence eu experimento alegria, porque eu acho que sou inglês, mas o que é meu sentimento se eu acho que sou alemão? Eu posso levar uma pancada na cabeça e esquecer quem eu sou, que eu sou "Inglês"; tal amnésia às vezes acontece. O que então a vitória da Inglaterra significa para mim? A felicidade material é sempre assim, nascida da mente, relativa e temporária - e além do mais a causa de tanta alegria, muito provavelmente, pode ser a causa da miséria de alguém.

Por outro lado, a felicidade espiritual ou absoluta, a felicidade da alma, espírito, é real e não deixa um sentimento miserável. É o resultado de agradar a Deus, que é comparado a molhar a raiz de uma árvore, a árvore inteira é assim nutrida. Se o galho pequeno da Inglaterra é regado, o resto da árvore não recebe nenhum benefício. Na verdade, mesmo os galhos molhados em si permanecem desnutridos.

Mas o desporto (esporte no Brasil) não pode ser empregado no serviço do Senhor? Os devotos de Krsna nunca desfrutam de algum jogo? E nós não falamos sobre os "passatempos desportivos" de Krsna? Em resposta a esta última, podemos ver onde o nosso desejo de desfrutar do desporto é originário. No mundo espiritual, os devotos estão eternamente desfrutando com o Senhor, de muitas formas, mas sem o desespero de perder. Como Krsna esta satisfeito todos ganham, experimentando todos a maior felicidade possível.

O desporto neste mundo também pode ter sua utilidade espiritual se compreendermos o verdadeiro objectivo da vida. Precisamos manter nosso corpo apto para a vida espiritual, e o desporto é uma boa maneira de se exercitar. Ele também pode ensinar habilidades úteis, como o trabalho em equipa, útil na vida espiritual também. Mas quando ele se torna mais do que a vida ou morte é certamente tempo de repensar nossos valores.

Portanto, vamos manter-nos fixos na missão real da vida, conhecer e agradar a Deus. Então, se o impensável acontecer e nossa equipa for eliminada não vamos sentir como se tivessem destruido a cidade."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari